sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Chegou a hora de saber se candidatos querem proibir trânsito nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso


Por Emanuel Neri
Entre o final do ano passado e o início deste ano, a população de São Miguel do Gostoso fez uma interessante campanha para que o trânsito de veículos automotivos na orla urbana fosse proibido (na foto, trânsito próximo à cidade).
Houve adesão praticamente unânime da comunidade. Muita gente se manifestou contra o perigoso tráfego de veículos nas praias. Alguns veículos trafegam em alta velocidade – e muitas vezes com motoristas embriagados. O risco de atropelamentos é altíssimo.
Já houve risco de graves acidentes nas praias de São Miguel do Gotoso. Em praias próximas, como Caiçara, carros chegaram a atropelar e matar banhistas. Há terríveis relatos de desrespeito de motoristas irresponsáveis.
Pois bem, a comunidade se mobilizou, o caso foi levado para a Câmara Municipal, houve orientação para que este tipo de trânsito fosse proibido, mas a Prefeitura não cumpriu sua parte de proibir e fiscalizar o trânsito nas praias.
Agora chegou a hora de saber dos candidatos a prefeito (a) e vereadores (as) quem efetivamente apóia esta medida na próxima gestão municipal, já que a atual não fez praticamente nada para afastar este risco das nossas praias.
Como Fátima Dantas e José Renato encaram este problema?  São a favor da proibição definitiva ou são contra? O eleitor, que escolherá o próximo prefeito (a), tem que saber a posição dos dois em relação a esta grave questão.
O mesmo ocorre com os vereadores, de todos os partidos. Quem é a favor e quem é contra? É importante que se saiba o que cada candidato a vereador(a) pensa sobre isso.
A população teme que haja acidentes nas praias e por isso apóia a proibição ao trânsito na orla. Além disso, automóvel e outros veículos – como motos, carros tracionados etc – foram feitos para andar nas ruas e nas estradas.
Nas praias, estes veículos podem atropelar a qualquer momento uma pessoa, principalmente crianças. Além disso, estre tráfego causa estragos na flora e fauna local, passando por cima de ninhos de tartarugas e destruindo outras espécies.
O eleitor tem todo o direito de cobrar este tema dos futuros administradores de São Miguel do Gostoso. Como tem também o direito de não votar naqueles que não abraçarem efetivamente o fim de uma vez por todas deste enorme risco.
Chegou a hora de saber quem realmente quer afastar este terrível mal das praias de São Miguel do Gostoso.
Este blog está aberto para comentários do eleitorado e da comunidade de São Miguel do Gostoso para se manifestar sobre esta questão.

10 comentários:

  1. PELO QUE ESTOU VENDO E OUVINDO FALAR OS CANIDATOS A PREFEITURA DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO AINDA ESTÃO TRAVANDO UMA BATALHA POLÍTICA E NÃO ESTÃO NEM AÍ COM ISSO, O QUE SEI É QUE O BICHO TA PEGANDO PRA UM LADO E PARA O OUTRO. UM LADO QUER RESOLVER O PROBLEMA DO VICE QUE ESTA NA LISTA DOS FIXAS SUJAS E NEM SABE SE VAI PODER CONCORRER AS ELEIÇÕES DESTE ANO, O OUTRO QUE SE JUSTIFICAR SOBRE O PROBLEMA SOBRE A ENERGIA EOLICA, VAMOS VER NO QUE VAI DAR OS PROXIMOS CAPÍTULOS DESTA QUE NÃO ESTA SE PARECENDO COM CAMPANHA POLITICA, MAIS SIM UMA NOVELA DAS OITO .

    ResponderExcluir
  2. Concordo que estamos assistindo realmente a uma novela, onde um mostra apenas os defeitos do outro para justificar os seus... Para a cidade, nada de boas proposta, o que vemos é um festival de baixarias! Acorda meu povo!!! O que os nossos candidatos tem a oforecer para a cidade, já que certamente um deles vai gozar de todo os direitos que um prefeito tem e ainda por cima levar muito, mas muito mais do que merece! Anulem seu voto, se vcs, só agora estão vendo a cara destes candidatos. Se eles não possuem um histórico de conquistas para a população, Anulem seu voto! Melhor que consentir em eleger pessoas despreparadas e sem nenhum interesse pelo bem social. Pra mim quem quer fazer pelo povo não deve pedir nada em troca! Fazer o bem sem ver a quem! O que nossos vereadores fizeram por nossa cidade? Que leis foram aprovadas e estão sendo aplicadas? Carros e motos continuam transitando pelas praias e muita coisa importante está apenas no papel e não foi aprovada porque o que vale são os interesses de cada um e não o da coletividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, infelizmente é o que está acontecendo !!!!!!!!

      Excluir
    2. meu nome é CVlaudinha Menezes
      quero dizer que não concordo com esse comentario a cima
      pois fafa tem sim progetos bons para São Miguel do Gostoso
      E TEM HISTÓRICO e digo mais ela não faz campanha acusando e nem falando di niguem muito menos baxaria quem fez esse comentario não o conhece tenho certeza.
      e quanto ao tranzito de veiculo na praia no momento ela não pode fazer quase nada mais esse problema já está no seu plano de governo.

      Excluir
  3. Acho que antes de temer por acidentes nas praias, deveriam temer por acidentes nas ruas onde a uma maior quantidade de pessoas trafegando, o motivo principal sao as motos que se popularizou bastante em Sao Miguel do Gostoso, e os "pilotos" urbanos vem causando muito mais riscos a população com excesso de velocidade e ocupando as ambulâncias com "pilotos" que caem e se machucam bastante!!

    ResponderExcluir
  4. Interessante... Lembro-me que alguns anos atrás você, Emanuel, comprou para seu sobrinho um Suzuki/Vitara, branco, para seu sobrinho Gabriel, a fim de que ele fizesse passeios com turistas pelas praias. Então, naquela época estava tudo bem, se podia transitar na praia sem problema. Afinal, os turistas estavam hospedados na sua pousada. Agora, que certamente alguns de seus hóspedes passaram a reclamar do trânsito na praia, você abraçou a campanha pela proibição. Não achas um tanto contraditório? Sou a favor, como sempre fui, de restrições ao tráfego de veículos na orla, não de proibição, e sem hipocrisia. Além disso, como disse Pedro Hugo, é preciso que antes se ordene o trânsito nas ruas do Município, onde muito mais gente está exposta ao perigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri responde: o leitor acima está enganado. O veículo em questão foi comprado para a Pousada dos Ponteiros mas que, eventualmente, poderia ser utilizado em passeios para outras praias. Desde então sempre houve uma preocupaçãono setnido de que o veículo não trafegasse em praias urbanas. Esta é uma linha que sempre foi adotada por mim e pela Pousada dos Ponteiros.

      Excluir
  5. muito bem emanoel o pouco que te conheço sei que o que falaste é verdade jane

    ResponderExcluir
  6. Já que a proibição não está resolvendo o problema, por que a prefeitura não faz uma demarcação com bandeiras onde os veículos possam trafegar (respeitando sempre a prioridade da população é claro). Já que a faixa de areia em São Miguel é muito grande seria possível e viável. Seria como um corredor para o tráfego nos finais de semana com placas de sinalização e implantação de câmeras na orla para monitorar quem chega e quem sai da praia. É só uma ideia para o problema e uma questão a ser debatida...

    Ricardo

    ResponderExcluir
  7. Toda lei é feita para ser cumprida, mas para que saiba-se se está sendo executada ou não é necessário que haja a fiscalização, o que não acontece aqui em Gostoso. Se formos esperar pela consciência das pessoas essa questão nunca será resolvida. Esse problema é mais uma prova de que essa administração nunca pensou no desenvolvimento sustentável do município. Em época de política todos sabem fazer propostas Claudinha Menezes, não se engane pensando que só Fafá tem plano de governo e propostas, mas a proposta no plano de governo não é segurança para ninguém. O que devemos fazer é cobrar publicamente, promover reuniões com a população, ou até mesmo uma audiência pública (como a que foi realizada na câmara municipal) para se debater sobre o assunto, e convocar a presença do prefeito que se eleger para cobrarmos e perguntar quando será feito. E se não for feito devemos insistir nas ações para que eles não fujam do compromisso com a população. E outra temos que frequentar as reuniões na câmara, para saber quais veriadores estão cumprindo o que proporam no tempo da política e analizar se eles estavam mesmo aptos para o cargo, afim de não cometermos o mesmoerro na eleição posterior.

    ResponderExcluir