segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Jovens de São Miguel do Gostoso são treinados pelo Sebrae para serem novos empreendedores da cidade



Por Emanuel Neri
É sempre bom quando alguma entidade toma a frente de iniciativas que trazem benefícios para São Miguel do Gostoso. Está acontecendo na cidade um curso cujo objetivo é transformar jovens nativos em empreendedores.
A iniciativa é do Sebrae-RN com a Amjus, ong local que trabalha com jovens. São 35 jovens que estão sendo submetidos a um longo treinamento – só termina em 2015 – que vão aprender a definir suas próprias vidas.
Todos eles estão recebendo treinamento para serem pessoas mais comprometidas, responsáveis e motivadas. E isso vale tanto para a vida profissional como a social. A vida destes jovens vai mudar com este curso.
Os jovens vão aprender de tudo que é importante para a firmação de seus futuros: auto-estima, valores, atitudes, respeito mútuo, liderança, importância da hierarquia, respeito a normas e regras, além e outros valores.
Estes jovens estão divididos em cinco grupos – cada um conta com sete integrantes. Estes grupos participarão de gincana que vai distribuir sete bicicletas à equipe vencedora. A premiação será no dia 6 de novembro.
Pousadas e outros empreendedores locais contribuíram com as bicicletas que premiarão estes jovens. Doaram bicicletas as pousadas Ponteiros, Curva do Sol, Só Alegria e Mi Secreto, além do Spaço Mix, Passeios Gostoso e MGNet.
Abaixo, artigo de Heldene Santos, coordenador da Amjus, sobre este importante projeto.
"Enquanto muita gente vê nos jovens possibilidades de serem delinquentes e drogados,  a AMJUS ver potenciais de desenvolvimento para o qual o que falta são oportunidades. Nosso primeiro princípio não é atuar para tirar meninos da droga ou da prostituição, mas articular espaços de direitos para que as crianças, os adolescentes, os jovens canalizem suas potencialidades para seu próprio bem. O que vem depois é consequência disso.
Não compartilhamos do discurso de fazer projetos para os jovens coitadinhos, que estão sob risco social, mas sim, de projetos para jovens com potenciais que querem ter a oportunidade de se incluírem e construírem. Buscamos chegar até o SEBRAE com essa proposta.
Ruy (da Pousada Casa de Taipa) foi a pessoa que nos ligou ao Sebrae e que trouxe até nós a gerente do Sebrae, Sandra Marinho, e a gestora de responsabilidade social Tatiana Andrade, para as quais lançamos a tal proposta.
Sabemos que, embora São Miguel do Gostoso, seja tratada hoje como um referencial turístico, nosso turismo não é popularizado e seus benefícios tem chegado diretamente àqueles que já têm dinheiro para empreender. Para a massa de nativos resta muito pouca coisa, inclusive a própria capacitação técnica para isso.
Temporariamente, ocorrem alguns cursos de curta duração. O órgão responsável vem, aplica o curso, entrega o certificado e vai embora, ficando ao cursista apenas o Certificado, além de um critério muito comum que é o de "já está atuando na área", muitas vezes.

A nossa proposta foi diferente desta vez! 
Tínhamos o potencial turístico da cidade, o jovem com potencial, a ONG para coordenar núcleo de cerca de 20 jovens e precisávamos de capacitação. Agora não só um ou mais alguns cursos com certificados e ir embora, porque isso já tínhamos, mas um Programa de Formação Continuada, com fase de preparação, de execução e monitoramento, e de consultoria, até que houvesse, daquele meio, novos empreendedores em São Miguel do Gostoso.
Sabíamos do desafio que teríamos, mas alguém tem que arriscar!
O Sebrae topou na hora!
Assim divulgamos nas escolas e nas redes sociais -os interessados se inscreveram e criamos o Núcleo de Agente Jovem Empreendedor, hoje com 35 jovens, com idade entre 14 e 19 anos.
Logo o Sebrae iniciou com sua parte. Os jovens começaram a ser atendidos pelo Projeto Responsabilidade Social & Negócios do Sebrae, alinhando a partir desse momento a metodologia do Sebrae com a metodologia da AMJUS, de promoção da participação social dos jovens. O primeiro momento do Projeto foi uma fase de preparação. Nos primeiros três meses, o núcleo teve oficinas de Auto-Motivação, Trabalho em Equipe e Iniciação Empreendedora. Depois, houve formação sobre como gerir uma pequena empresa, inclusive com prática de vendas.
Paralelamente às oficinas de formação, também vem sendo realizado a Gincana Empreendedora. Na gincana, com duração de 10 semanas, os jovens recebem desafios, dentro dos temas empreendedorismo, sustentabilidade e história de São Miguel do Gostoso. São  organizados em 5 equipes de 7 membros. Cada desafio tem uma pontuação que é somada e, no final, a equipe que contar com o maior número de pontos será a vencedora. Seus membros ganharão um kit com sete bicicletas de 21 marchas -uma bicicleta para cada membro desta equipe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário