segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Inhotim é um dos maiores centros de arte do mundo. É impossível não ficar deslumbrado com este projeto



Por Emanuel Neri
Misture em um mesmo projeto arte contemporânea de vanguarda, uma deslumbrante arquitetura e um exuberante paisagismo. O resultado, de nivel mais do que excelente, vai dar no Instituto Inhotim, em Minas, que é de deixar qualquer um que o visite de queixo caído.
Inhotim fica no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG). O projeto partiu da iniciativa de Bernardo Paz, um rico empresário que investiu pesado num projeto que já é um dos maiores centros de arte, arquitetura e botânica do mundo. Mais de 200 mil pessoas a visitam por ano.
Para entender melhor Inhotim, você pode dividí-lo em cinco pilares: arte contemporânea, botânica e meio ambiente, cidadania e inclusão social, desenvolvimento sustentável e educação. Tudo isso está interligado em um magnífico projeto.
Promove-se em Inhotim a democratização do conhecimento.
Instalado em uma área de 1.200 hectares, Inhotim é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que conta com patrocínio de empresas privadas e estatais, do governo de Minas e do governo federal.
É impossível ver tudo o que há em Inhotim em apenas um dia. São necessários pelo menos dois dias para conhecer este paraíso. Só para se ter idéia de sua  grandiosidade, encontra-se ali 500 obras, de 97 artistas, de 30 nacionalidades. As obras são belas e instigantes.
Tudo em Inhotim é monumental. Suas galerias (na foto, galeria da artista plástica Adriana Varejão) por si só são uma atração. As obras arquitetônicas, de impressionante beleza, são de autoria dos mais renomados arquitetos do Brasil e alguns do exterior.
Além das obras abrigadas nas galerias, há outras obras espalhadas pelo imenso jardim. Você pode circular entre estas galarias em carrinhos elétricos ou a pé. Mas entre uma e outra galeria você é atraído pela beleza do paisagismo que envolve toda Inhotim.
Mas Inhotim não é só arte, arquitetura e paisagismo. O projeto inclui programa de cidadania e inclusão social em 12 municípios do seu entorno, com atividades ligadas à arte, ao turismo, à música, ao artesanato e ao patrimônio histórico e cultural.
Além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da região, Inhotim também está ligado ao desenvolvimento sustentável, gerando investimento, criação de  empregos e redesenhando o do perfil econômico da região. Mais de mil pessoas trabalham ali.
Inhotim já é o segundo maior empregador da região de Brumadinho, produzindo renda e novas alternativas de inclusão cultural, social e econômica para a população local. No campo da educação, produz programas educativos com escolas da região.
Mais de 50 mil estudantes das redes pública e privada de ensino são atendidas em Inhotim, promovendo conhecimento por meio da arte e da educação ambiental. Há visitas gratuitas e guiadas para estudantes de escolas da região. O ingresso normal custa R$ 30 e R$ 15 (meia).
Além da arte e da arquitetura, impressiona o projeto botânico de Inhotim. São mais de 4.500 espécies nativas e exóticas, incluindo a maior coleção de espécies vivas do Brasil e a maior coleção de palmeiras do mundo, com cerca de 1.500 espécies.
O projeto de Inhotim é tão abrangente que também inclui atividades gastronômicas, com dois excelentes restaurantes, além de cafés e lanchonetes espalhadas por todo o parque.  Tem ainda um teatro para eventos, seminários e apresentações artísticas.
Para ir a Inhotim, você pode se hospedar em Belo Horizonte ou em pousadas que existem na região. Da rodoviária de Belo Horizonte, há ônibus diários para o parque. Inhotim só não abre às segundas-feiras – na terça, a entrada é gratuita.
Inhotim é obrigatório para quem quer fazer um mergulho na arte contemporânea. O imenso museu ao ar livre já é considerado um dos principais destinos de arte do mundo. Com certeza, ele será uma das maiores atrações do Brasil nos próximos anos.
Se você quiser saber mais sobre Inhotim, acesse o site www.inhotim.org.br (abaixo). Seu email  é info@inhotim.org.br e seu telefone é (31)-35719700. Veja, nos links abaixo, mais informações sobre Inhotim.

Um comentário: