terça-feira, 27 de novembro de 2012

Se vier a São Paulo, veja a Bienal, com obras de todo o mundo, e a exposição da provocante Adriana Varejão



Por Emanuel Neri
São Paulo pode ser uma cidade dura, desumana, trânsito para todo lado e até picos de violência, como tem acontecido ultimamente. Mas não há dúvidas de que São Paulo respira artes. Cinema, teatro, exposições, shows – tudo você encontra por toda parte nesta cidade.
Nos dias atuais, São Paulo tem programas imperdíveis para quem gosta de arte. No caso das artes plásticas, a cidade está com sua já tradicional Bienal, que a cada dois anos atrai milhares de brasileiros e estrangeiros para ver esta grande exposição. A Bienal vai até meados de dezembro.
Este ano está sendo realizada a Trigésima Bienal – e o espetacular prédio da Bienal, obra do arquiteto Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera, coração verde de São Paulo, é visitado diariamente por milhares de pessoas.  É programa obrigatório.
A Bienal deste ano, como a de anos anteriores, é bastante ousada em seu conteúdo. Muitas das obras expostas ali são complexas e até de difícil entendimento para os iniciantes em artes. Mas a arte é assim mesmo – sempre instigante e provocativa.
São três andares gigantes, com milhares de obras do Brasil e de várias partes do mundo. A cada passo, você se depara com surpresas. Impressiona a exposição de Artur Bispo do Rosário, sergipano que viveu grande parte de sua vida, louco (???), em manicômios.
Este imenso casaco que você vê aí na foto, e que Bispo do Rosário chamava de "manto", era utilizado para, vestido nele, o artista poder falar com Deus. Grande parte da obra do artista era feita de fios - que ele primeiro desfiava de lençois e roupas, no manicômio - para depois reconstruir peças intrigantes, entre as quais o "manto" para falar com Deus.
Mas talvez o que mais chame a atenção na Bienal-2012 são as fotografias. O holandês Hans Eijkelboom faz um registro instantâneo de pessoas comuns, em vários partes do mundo. Cada um tem uma coisa em comum: camisas de listras, xadrez, botas, casacos de pele, etc.
Outro trabalho fotográfico instigante é o do brasileiro Alair Gomes, um engenheiro do Rio de Janeiro que passou grande parte de sua vida fotografando corpos masculinos. Alair era uma tipo de voyeur (espécie de prazer pelo olhar oculto) da beleza masculina.
Alair morava em um apartamento em Ipanema, no Rio de Janeiro. Por uma fresta entre seu prédio e outro imóvel ao lado, fotografava jovens que se exercitavam em uma área destinada à ginástica, na praia, diante do edifício em que morava.
O olhar de Alair via câmara fotográfica é absolutamente homoerótico.
Suas fotos são reconhecidas mundialmente e despertam grande curiosidade na Bienal. Lamentavelmente Alair foi vítima de uma prática que persegue homossexuais e que, infelizmente, ainda é muito comum no Brasil atual: o crime homofóbico.
O fotógrafo do homoerotismo –algumas de suas fotos foram feitas em casa – foi supostamente morto por um amante, no apartamento em que morava, em 1992.
Ao lado do prédio da Bienal, a exposição da artista plástica Adriana Varejão é também obrigatória para quem está em São Paulo. Adriana é hoje uma das artistas mais caras do país – suas obras chegam a custar cerca de dois milhões de dólares.
Sua exposição, no Museu de Arte Moderna, é a primeira retrospectiva da obra da artista, que tem quadros nos principais museus do mundo. A mostra, chamada de “Histórias às Margens”, com 39 obras, é tão instigante quanto a Bienal.
As obras de Varejão retratam histórias que, em grande parte, estão impregnadas de sangue e vísceras humanas. É uma obra de impacto forte, mas que também há traços estéticos que transmitem certa beleza. Principalmente nos azulejos que ela pinta.
Se você estiver em São Paulo, não deixe de visitar a Trigésima Bienal e a exposição de Adriana Varejão.
Abaixo, links sobre a Bienal, sobre o trabalho fotográfico de Alair Gomes, dados sobre a obra do Bispo do Rosário e reprodução de imagens da exposição de Adriana Varejão.






6 comentários:

  1. Extra! Extra! Extra!

    Candidato A Vereador em São Miguel é preso por ser o mandante de crime, mas detalhes em breve!!!!

    ResponderExcluir
  2. Conte logo que estou curioso!!!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkk fala serio

    ResponderExcluir
  4. PRESO ELE NÃO FOI. MAS MANDANTE DE UM CRIME, QUE DEU RESULTADO CONTRARIO POIS QUEM ACABOU MORRENDO FOI O QUE VEIO PARA MATAR. ISSO TUDO REALMENTE ACONTECEU

    ResponderExcluir
  5. Emanuel Neri comenta: este blog tem recebido inúmeros comentários sobre um crime ocorrido na última segunda-feira (26), em Lagoa do Sal, distrito de Touros, em que uma pessoa morreu. O fato foi uma consequência de um roubo havido em São Miguel do Gostoso. A vítima do furto foi um ex-candidato a vereador. Aparentemente houve uma busca ao suposto ladrão. na sequência, houve um tiroteio e um dos envolvidos morreu. O assassino já foi preso pela polícia e agora a polícia de Touros está investigando os motivos e as consequências do assassinato. Pelo fato de muitos dos comentários sobre este caso serem postados por leitores "anônimos", que não se identificam, este blog se deu ao direito de apurar melhor o ocorrido para posterior divulgação.

    ResponderExcluir
  6. Caro Emanuel, tenho certeza de que é espetacular poder vivenciar o fascínio de um lugar como São Paulo, com sua gastronomia, cursos, shows musicais, teatros, cinemas, etc. combinado de tempos em tempos com o paraíso de Gostoso.

    ResponderExcluir