quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Começa campanha presidencial de 2014; pelo cenário atual, Dilma tem muita chance de ter outro mandato



Por Emanuel Neri
E a campanha presidencial de 2014 já está na rua. A presidenta Dilma Rousseff deve ser mesmo a candidata do PT. A oposição também já está em campanha com vários nomes, mas talvez todos eles somados não superem a popularidade atual de Dilma.
O debate em torno da eleição de 2014 começou há uma semana, durante a festa em que o PT comemorou 10 anos de governo. Foi o ex-presidente Lula – responsável pela eleição de Dilma em 2010 (foto) – quem lançou o nome da atual presidenta à reeleição.
“A resposta que o PT deve dar a eles é dizer que podem se preparar, juntar quem quiser. Se eles têm dúvidas, vamos dar como resposta a reeleição da Dilma em 2014”, disse Lula.
A fala de Lula veio em resposta a um discurso que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável candidato tucano em 2014, fez, no Senado, ao apontar, segundo ele, “13 erros do governo petista”. O 13 citado por Aécio é uma referência ao número do PT.
Além de Aécio, a oposição também prepara as candidaturas da ex-petista Marina Silva, que na eleição de 2010 teve 20 milhões de votos. Outro que quer sair candidato é o governador de pernambucano, Eduardo Campos, ex-afilhado político de Lula.
Foi Lula quem, durante seus oitos anos de governo, investiu pesado em Pernambuco, Estado em que nasceu. Pernambuco é um dos Estados que mais se desenvolvem no Brasil. Graças a este crescimento, é alta a popularidade de Campos em seu Estado.
Mas como a popularidade de Campos se concentra em Pernambuco e, em menor escala, em outros Estados do Nordeste, é difícil ele obter êxito na sua ambição. Campos também enfrenta problemas no PSB – o governador do Ceará não o apoia.
Lula ainda acredita que Campos desista de seu sonho e apoie Dilma. O alvo de Lula é  mesmo o PSDB. “Eles estão inquietos porque estão sem valores, discursos e propostas. Tudo o que eles pensam em fazer, nós já fizemos mais e melhor”, afirma.
O ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso também entrou nesta briga. Chamou Dilma de “ingrata, que cospe no prato que comeu”, porque a presidenta não reconheceu avanços sociais durante seu governo, que antecedeu ao de Lula.
O fato é parece que Lula está mesmo certo ao não ver adversários para Dilma em 2014. Seu governo é aprovado por mais de 75 da população brasileira, segundo as últimas pesquisas. É até mais popular do que Lula, no mesmo período de governo.
Algumas dessas pesquisas perguntaram aos brasileiros quem eles querem que seja candidato em 2014 e 26% citaram espontaneamente Dilma – 19% citaram Lula, que já disse que não é candidato. Os tucanos José Serra e Aécio Neves ficaram com 4% e 3%.
Se este cenário persistir, vai ser mesmo muito difícil a oposição encontrar forças para derrotar Dilma. E o PT, que já comemora 10 anos no governo (oito de Lula e dois de Dilma), fica mais dois anos com Dilma e mais quatro, com sua reeleição.
Serão então 16 anos de governo do PT. Neste caso, a oposição só pode pensar novamente na presidência na eleição de 2018, quando muita gente acredita que Lula ainda terá fôlego de sobra – e idade, hoje tem 67 anos - para voltar ao governo.
Como vocês podem ver, não é nada fácil o futuro da oposição no Brasil.
Vejam, nos links abaixo, informações sobre o início da campanha de 2014, bem como pesquisas sobre a popularidade da presidenta Dilma.

4 comentários:

  1. Vão dizer novamente que vão acabar com a miséria no nosso país, muita demagogia mas a miséria continua e grande.

    ResponderExcluir
  2. A miséria continua porque nosso dinheiro tem sido roubado, não conseguiram acabar com a corrupção, salários e impunidade. A maioridade para os 16 anos. A população está à mingua pedindo socorro e morrendo nos hospitais ou na violencia das ruas. O Brasil é riquissimo, joga dinheiro para o alto é a sexta ou sétima potencia mundial, mas suas escolas e hopitais são de paises africanos. Feliz por viver em um pais tão rico mais triste e desesperançoso com a indole de nossos politicos que conseguem colocar a cabeça no travesseiro sabenso que muitos brasileirinhos e brasileiros morreram naquele dia em um hospital ou de violencia na rua. VERGONHA !!!!!

    ResponderExcluir
  3. E ainda se acham o máximo, deixando a classe mais pobre do nosso país, mal acostumada, com pequenas esmolas como o bolsa família e outros programas, e assim a miséria continua em nosso país, só os cegos não veem.

    ResponderExcluir
  4. Ao amigo que postou no dia 28 de fevereiro digo que não é a miséria que continua e sim o roubo na politica que não para.
    O Brasil pede socorro !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir