sexta-feira, 22 de março de 2013

Datafolha confirma favoristimo de Dilma para 2014, com 58%, e diz que seria eleita já no primeiro turno



Por Emanuel Neri
E a eleição para presidente da República em 2014 começa a esquentar. O Datafolha, instituto de pesquisa do jornal Folha de São Paulo, divulgou hoje (22/3) a primeira pesquisa deste ano para aquela eleição. Dilma Rousseff (veja foto) seria eleita já no primeiro turno.
Segundo o Datafolha, se a eleição fosse hoje, a presidenta Dilma Rousseff (PT) teria 58% de votos, seguida de longe por Marina Silva, que já foi do PT, com 16%. Em seguida vêm Aécio Neves (PSDB), com 10%, e o governador Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, que ainda é da base do governo Dilma, com 6%.
Dilma cresceu quatro pontos entre pesquisa realizada pelo mesmo Datafolha em dezembro passado, quando tinha 54% de intenção de voto. Marina Silva caiu de 18% para 16% e Aécio Neves também caiu, de 12% para 10%. Campos subiu de 4% para 6%.
A pesquisa do Datafolha foi feita em todo o país nos dias 20 e 21 de março. A performance de Dilma já era esperada. O que não se esperava era a queda de Marina Silva e Aécio Neves. Isso significa que o cenário é cada vez mais favorável a Dilma.
Mesmo a subida de Dilma já era esperada. É que esta semana o Ibope divulgou pesquisa em que a aprovação do jeito de governar da presidenta chega 79%. Segundo o Ibope, ela tem aprovação de 63%, com índices de “ótimo” e “bom”, dos brasileiros.
Mas esta pesquisa mediu a performance de Dilma como presidenta, não sua intenção de voto para a eleição de 2014. Ocorre que uma coisa está ligada à outra. Se o governante tem boa aprovação, automaticamente tem boa intenção de voto.
Em ambas as pesquisas, Dilma é bem avaliada em todas as regiões do país. No caso da pesquisa Ibope, ela chega a ter 85% de aprovação no Nordeste à sua forma de governar. Isso é péssimo para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Campos acreditava que, pelo fato de governar um importante estado nordestino, tivesse uma boa performance na região. Com exceção de Pernambuco, seu desempenho é fraco nos outros Estados da região. Dilma dispara no Nordeste.
Ontem o vice-presidente, Michel Temer, afirmou que a provável candidatura de Campos não abala em nada o favoritismo de Dilma no Nordeste (veja abaixo). O governador de Pernambuco tem procurado outros políticos para se fortalecer.
Na semana passada, ele se encontrou em São Paulo com o ex-governador José Serra (PSDB), que está em rota de colisão com Aécio Neves. Serra já perdeu várias eleições, inclusive duas para presidente e a de prefeito de São Paulo, em 2012.
Mas Serra não desiste de sonhar com a Presidência. Ocorre que agora o PSDB já fechou com a candidatura de Aécio Neves, que foi governador de Minas. Por causa disso, Serra ameaça romper com Aécio, trocar de partido e se aliar a Campos.
Ainda não se sabe se isso será bom ou ruim para Campos. Serra tem prestígio em São Paulo, mas perdeu terreno nas últimas eleições ao abraçar propostas conservadoras, como as cruzadas radicais contra o aborto, em 2010, e aos homossexuais, em 2012.
Na campanha contra Dilma, em 2010, Serra utilizou até o ultraconservador pastor Silas Malafaia, para acusar a candidata do PT de defender o aborto. Em 2012, voltou a se aliar a Malafaia, numa campanha homofóbica para a Prefeitura de São Paulo.
Serra acusava Fernando Haddad, candidato do PT a prefeito, que ganhou a eleição, de apoiar, quando era ministro da Educação, a aprovação de um chamado “kit gay” para ser usado na rede de ensino pública do país. Sua pregação não surtiu efeito.
Os dois tiros de Serra saíram pela culatra. Em 2010, descobriu-se que sua mulher, Mônica, fizera um aborto. No ano passado, revelou-se que o mesmo Serra aprovara, quando governador de São Paulo, um kit-gay muito semelhante ao de Haddad.
Agora já se fala até mesmo que Serra poderá ser vice de Campos. Isso pode fortalecer o governador de Pernambuco, mas, de alguma forma, mancha seu histórico de político de esquerda e é até possível que o prejudique eleitoralmente.
Campos preside o Partido Socialista Brasileiro. Seu passado político está muito ligado a Lula, que investiu pesado em Pernambuco, fortalecendo seu governo no Estado. Campos é neto do ex-governador Miguel Arraes, outro político de esquerda.
Veja, abaixo, links para a pesquisa do Datafolha e declaração do vice MIchel Temer sobre o favoritismo de Dilma no Nordeste. Veja também pesquisa Ibobe, que aponta que Dilma tem até 72% de potencial de votos para a eleição de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário