segunda-feira, 22 de abril de 2013

Marco colonial entre São Miguel do Gostoso e Pedra Grande pode ter memorial e virar atração turística



Por Emanuel Neri
Lenine Pinto é um historiador que tem uma tese curiosa. Segundo ele, o Brasil foi descoberto por Cabral, em 1500, no Rio Grande do Norte, mais precisamente no litoral que compreende São Miguel do Gostoso, e não no litoral da Bahia. 
De acordo com a tese de Lenine, o Monte Pascoal visto pela esquadra de Cabral na verdade era o Pico do Cabugi, em Angicos (RN), visto do litoral potiguar. Lenine sustenta sua tese com base em rotas de navegação, correntes marítimas e posição dos ventos. Isso levariam a esquadra ao litoral potiguar.
Na tarde desta segunda-feira (22/4), Lenine fez uma concorrida palestra em São Miguel do Gostoso. O local da palestra, o Salão Múltiplo Uso, estava lotado, com a presença de professores, estudantes, prefeitos e vereadores de três municípios: São Miguel do Gostoso, Touros e Pedra Grande.
A tese de Lenine não é oficial. É uma contestação a dados históricos que dizem que Porto Seguro, na Bahia, foi o primeiro lugar ao qual chegou a esquadra de Cabral. O livro em que Lenine sustenta esta tese chama-se “Reinvenção do Descobrimento”
Seja qual for a conclusão histórica sobre o local exato do descobrimento do país, o fato é que a história do Brasil começa realmente pelo litoral do Rio Grande do Norte. Este ponto de partida é o chamado Marco do Descobrimento, na Praia do Marco.
A Praia do Marco fica a menos de 20km da sede de São Miguel do Gostoso. A praia fica no limite do município de São Miguel do Gostoso com Pedra Grande. Este marco já foi chamado de Marco de Touros, a quem antes pertencia São Miguel do Gostoso.
A história deste marco é oficial e consta de documentos históricos do descobrimento do Brasil. É fato que, um ano depois do descobrimento, ou seja, em 1501, uma expedição portuguesa veio demarcar as novas terras descobertas por Portugal.
Esta expedição era comandada por Gaspar de Lemos. O marco é uma pedra de mais ou menos 2 metros de comprimento, com as armas da coroa portuguesa. Depois deste marco, outros foram deixados em diversas praias ao longo do litoral brasileiro.
Desta forma, foram deixados outros marcos demarcatórios das terras de Portugal em Itamaracá, Pernambuco, Porto Seguro, na Bahia, e São Vicente, em São Paulo.
Este fato é incontestável. Está em São Miguel do Gostoso a praia onde pisaram pela primeira vez os portugueses, depois do descobrimento do Brasil. E este fato foi bastante lembrado no seminário de ontem, com a participação de Lenine Pinto.
A pesquisadora Tânia Teixeira, que tem uma pousada na Praia do Marco, informou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem planos para criar um espaço – espécie de memorial – para abrigar o Marco do Descobrimento (foto acima).
Este marco, que é considerado o monumento mais antigo do descobrimento da América, está hoje no Forte dos Reis Magos, em Natal. Ocorre que o Iphan vai assumir o controle do Forte e pretende devolver o marco ao seu local de origem.
Na Praia do Marco, existe atualmente uma réplica do marco original. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte fez um levantamento histórico e cultural sobre a história do marco.  O Iphan já estuda um espaço que servirá de abrigo para o marco.
Se este memorial for mesmo criado, aí é história pura. Não só São Miguel do Gostoso como todo o Rio Grande do Norte ganhará importante referencial histórico e um grande atrativo para impulsionar seu turismo. Isso dará grande visibilidade à região.
Os prefeitos do três municípios envolvidos nesta questão – São Miguel do Gostoso, Pedra Grande e Touros – prometeram se unir para incentivar a criação deste memorial. Isso deve ser feito em benefício da história e do turismo regional.
Agora é esperar que o Iphan conclua seus estudos para, com a ajuda destes três municípios, fazer mesmo o memorial que abrigará o marco do Descobrimento do Brasil. Aí o RN e o Brasil ganharão um monumento para contar sua própria história.
Veja, abaixo, informações sobre a tese do historiador Lenine Pinto, bem como dados sobre o Iphan, que cuida do patrimônio histórico e artístico do Brasil e poderá adotar o Marco do Descobrimento do Brasil, construindo memorial para poder abriga-lo.
   

5 comentários:

  1. È uma pena que o secretario de educaçao nao tenha convidados os historiadores que residem em Sao Miguel para assistirem a essa palestra de tanta importancia isso prova que ele nao dá nenhum valor aos historiadores locais da proxima vez que Lenine estiver na cidade nao esqueçam de avisar aos 7 historiadores do municipio será um prazer ouvi-lo pois sabemos da importancia desse cidadao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk. Que historiadores municipais tao importantes sao esses? isso é uma piada?

      Excluir
    2. Todos os educadores sao de grande importancia para o municipio é bom lembrar a esse anomimo que professor é pra ser respeitado e nao servir de piada pra gente sem educaçao como voce e quanto ao marco colonial e o possivel fato do Brasil ter sido descoberto na praia do Marco é assunto da educaçao pois faz parte da nossa historia porem querem levar o assunto só pra o turismo mas devo lembrar a senhora Cristiane Alecrim que turismo se faz com historia e na cidade tem vários historiadores que conhece muito bem a historia do nosso municipio e senhor Paulo Roberto que colabore com esse projeto indicando os historiadores que o municipio tem pois só assim a coisa dará certo.

      Excluir
  2. Não tenho procuração para defender o Secretário de Educação. Mas pelo que fui informado, a iniciativa foi da área afeta ao Turismo. ou não? de qualquer forma é válido o lembrete: NO PRÓXIMO EVENTO, CONVIDEM TAMBÉM OS REGISTRADORES LOCAIS DE NOSSA RICA E GOSTOSA HISTÓRIA. Como faço para conhecer pessoalmente os 7 historiadores referidos no comentário anterior? OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  3. Ao primeiro anônimo olha O Secretário de Educação não tem nada a ver com isso, a sua área é Educação e não Turismo, para você que não sabe de nada, poderia sair convidando todas as pessoas para participarem, pois parece que não tens o que fazer e só assim deixarias de se importar com a vida alheia, quanta revolta para querer atrapalhar a vida das pessoas capacitadas, a inveja Deus condena.
    Lucas.

    ResponderExcluir