quarta-feira, 24 de abril de 2013

Morreu "Bombaço" ou "Mombaça", "figuraça" de São Miguel do Gostoso. Sempre bêbado, mas festejado



Por Emanuel Neri
A última vez que vi o José Ceará, mais conhecido por Bombaço – ou Mombaça, como também era chamado – foi no sábado à noite. Ia passando de carro pela avenida dos Arrecifes e ele ia cambaleando, totalmente bêbado, como sempre, de um lado para o  outro da rua.
Era quase meia noite. Diminuí a marcha do carro e passei com todo o cuidado, para não interromper o trajeto de Bombaço. Na volta, ele estava na calçada da Farmácia São Miguel, cantando alto e dançando, como se fosse um show. Estava empolgadíssimo. Um e outro que passavam ali mexiam com ele.
Pois menos de dois dias depois deste último show de Bombaço, ele foi encontrado morto, na praça do Catavento, próximo à entrada da cidade. Seu sepultamento ocorreu na tarde desta terça-feira (24/4), após cerimônia religiosa na igreja local. Muita gente foi à igreja.
O álcool derrotou Bombaço e o levou à morte.
Bombaço era uma “figuraça” de São Miguel do Gostoso. Foi pescador, tinha vários barcos de pesca e até emprestava dinheiro, mas depois se deixou dominar pela bebida. Perdeu tudo. Nos últimos tempos, vivia em uma casa que a comunidade construiu para ele morar.
Filho de Chico Ceará, já morto, um dos poucos negros que viviam em São Miguel do Gostoso, Bombaço tinha várias irmãs – a maioria delas morreu por excesso de bebida alcoólica. Jovem, jogou futebol - dizem que seu apelido vem do chute forte que tinha.
Bombaço passava a maior parte de seu tempo embriagado. Quando a bebida vencia sua resistência física, dormia aonde estivesse: em calçadas, praças e até no meio da rua. Era comum ver pessoas o ajudando a recolhê-lo para um lugar mais preservado.
Apesar de estar sempre embriagado, Bombaço era muito querido em São Miguel do Gostoso. Mesmo embriagado, gostava de entrar na igreja, para assistir as missas. Uma vez um padre tentou retirá-lo na marra. A população não gostou nem um pouco.
Bombaço só ficava bravo quando chegava diante da casa de Paulo Teixeira, exatamente a pessoa que mais o ajudou em vida. Foi Paulo quem arrecadou bens para construir a nova casa de Bombaço. Mas ouviu muitos xingamentos dele.
Mas Bombaço também tinha momentos de lucidez. No filme São Miguel do Gostoso (foto) – que será reprisado na noite do próximo sábado (27), na Praia da Xepa – ele explica, com uma lucidez impressionante, como funciona cada parte de um barco de pesca.
Talvez este seja um dos momentos mais bonitos do filme. Com um pedaço de madeira na mão, Bombaço vai desenhando na areia como funciona cada peça de um barco: vela, quilha, proa, leme... Seus momentos lúcidos eram festejados por todos.
Outro momento de lucidez foi quando se deixou pintar no muro de uma residência da cidade para o projeto “Gostoso em Cores”, feito por artistas da cidade. No muro, ao lado do colégio “Estadinho”, há desenhos de várias figuras importantes da cidade.
Pois Mombaça está entre estas pessoas. O curioso é que, para ser reproduzido no mural, as pessoas tinham que ficar vários minutos imóvel, para que o desenho não ficasse tremido. Bombaço se comportou de forma exemplar. Seu desenho é perfeito.
Quase todo habitante de São Miguel do Gostoso tem uma boa história para contar do Bombaço. Na última eleição para a Prefeitura da cidade, ele apoiou Fátima Dantas, que foi eleita. Mesmo embriagado, estava sempre presente nos comícios da Fátima.
No dia da eleição, Bombaço festejou a vitória de Fátima bebendo até cair. No dia seguinte, foi na casa da sogra da candidata procurar a nova prefeita. Como não a encontrou, jogou no meio da casa um feixe de peixes que trouxera, de presente, para ela.
“Os peixes são da prefeita”, disse, retirando-se em seguida.
Bombaço era assim: espontâneo e generoso. Tão generoso que perdeu tudo o que tinha. Mas São Miguel do Gostoso vai sentir saudades desta “figuraça” que passeava,  sempre bêbado, pela cidade, causando dó em alguns e consideração em outros.

8 comentários:

  1. BOMBAÇA

    SÃO ESSAS PESSOAS QUE MARCAM A VIDA DE UMA CIDADE, SEMPRE VAMOS LEMBRAR DO BOM-BOMBAÇA FIGURA PACATA, SÓ FOI RUIM PARA ELE, DEVIDO AO SEU VICIO.

    A MORTE O LEVOU, MESMO NA SAJETA, NO ESTADO DE MAIOR TEOR ALCÓOLICO ERA INCAPAZ DE FAZER MAU A ALGUEM, CAMBALEANDO PELAS RUAS DE GOSTOSO, IA CANTANDO, GRITANDO SUAS MAGOAIS, TALVEZ FOMOS INCAPAZES DE COMPREENDER O VERDADEIRO MOTIVO QUE O LEVOU A RENUNCIAR UMA VIDA DE PESCADOR PARA VIVER A MARGEM DA SOCIEDADE, FOMOS INCAPAZES DE COMPREENDER SUAS ANGUSTIAS, COM CERTEZA ERA UM HOMEM QUE TEVE DECEPÇOES COM A VIDA.

    VIDA NOVA, BOMBAÇA, UMA SAUDADE E UMA CERTEZA QUE ENCONTRARÁ A PAZ, O AMOR E FRATERNIDADE EM SUA NOVA MORADA. QUE O BOM DEUS O ILUMINE,



    GILSON

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a homenagem a nossa querida figura de São Miguel do Gostoso!

    ResponderExcluir
  3. o nome correto é Bombaço, porque ele chutava muito forte na bola quando jogava futbool..

    ResponderExcluir
  4. Jamais o esquecerei... Bombaço cuidou da gente como se fossemos filhos dele. Lembro-me que levamos ele no barbeiro, lhe oferecemos roupas novas e depois fomos para o forró, a condição era ele não beber, e foi isso que ele fez até nossa partida. "Morou" com o grupo na escola, ficava sempre atento ao portão e sempre nos oferecia um prato de comida quando chegavamos a noite. Passou de uma figura rude para um ser sensível, carinhoso, amigo, companheiro, fiel. No ano de 2008 quando retornei a Gostoso, ele ainda lembrava do nome de todos, guardava com carinho da camiseta que lhe demos.
    Com certeza, quem conheceu este lado do querido Bombaço vai sentir muita saudade.
    Descansa em paz meu querido amigo... um dia nos encontraremos!

    ResponderExcluir
  5. NA condição de ALCOOLISTA e hoje militante na seara da PREVENÇÃO AO ALCOOLISMO E OUTRAS DROGAS, tive a oportunidade de abordar o BOMBAÇO nos seus raros momentos de lucidez, na tentativa de motivá-lo a fazer um tratamento especializado. Não obtive êxito nessa intenção. O ÁLCOOL venceu a ele, a mim e a toda sociedade que com raras exceções de alguns de seus membros nada fez para resgatá-lo desta terrível praga: O ALCOOLISMO, DOENÇA DA ALMA,INCURÁVEL QUE SE MANIFESTA DE FORMA PROGRESSIVA, RECIDIVANTE E DESTRUIDORA DE VIDAS como a do nosso querido e folclórico BOMBAÇO. Cabe uma reflexão: Por ai andam outros potenciais candidatos a morte motivada pelo álcool! o que podemos fazer para resgatá-los???? COM A PALAVRA TODOS NÓS. OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  6. Falar de Bombaço é muito fácil quem não o conhecia aqui em Gostoso e em lugares e cidades vizinhas, homem trabalhador e inteligênte apesar de não ter estudado, bombaço foi um grande pescador muito safro no mar, também exercia muito bem a profissão de carpinteiro se fosse preciso os procurar para fazer algum trabalho, mas por ironia do distino ou alguma decepção acontecida na sua vida, procurou o caminho da bebida, passava muitos dias bebendo dormindo nas ruas, mas assim mesmo o bombaço era muito querido pela nossa população, muitas vezes em grupo de pessoas em nossa cidade estava aquele silêncio, todos muitos calados, mas de repente aparece Bombaço bêbado, aí já se tornava uma diversão, muitas crianças gostavam de apelida-lo e ele não gostava por isso ficava agressivo, quando parava de beber por alguns dias, de repente ele logo mudava sua fisionomia, as pessoas diziam olha como está Bombaço agora, nem parece aquele quando anda bêbado, quando estava sem beber era muito calado, mas respeitoso com todos, hoje com certeza todos nós já sentimos a falta do Bombaço, figura com certeza folclórica da nossa terra do Gostoso, vida nova nessa outa caminhada Bombaço a saudade fica com os que ficaram aqui nesta terra de São Miguel do Gostoso, que Deus ilumine a sua alma para sempre.

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante, hoje qundo um carro de som anunciava " Familiares e Amigos de Bombaça convida todos a........" fiquei muito triste, pois nunca fui amigo dele, e ai refletindo, é apenas refelxão (não desafio) familia que família Amigos que amigos. foi Bombaço sem familia e amigos , e a hipocresia deste munco continua, e dizem que cara bom, que cara legal, mas o cara morreu sem ninguem, jogado, no sol de meio dia e deixa para lá, mais um bebado ainda bem, que pena que ainda dizem ainda bem.

    ResponderExcluir
  8. Bombaço, Marcou são migueldo gostoso

    ResponderExcluir