quarta-feira, 10 de abril de 2013

Seminário em João Câmara (RN) prepara região para melhor aproveitamento econômico da energia eólica



Por Emanuel Neri
A energia eólica é hoje um importante fator de desenvolvimento para algumas regiões do Nordeste. Só em São Miguel do Gostoso, por exemplo, há pelo menos cinco  empresas instalando parques eólicos, gerando empregos e atraindo investimentos próximos a R$ 3 bilhões.
Por este motivo, o Rio Grande do Norte precisa estar preparado para discutir um plano de desenvolvimento econômico para a energia eólica. O governo do Estado tem feito alguns seminários e elaborado algum planejamento com este objetivo. Mas é preciso se prepapar mais para esta fase de desenvolvimento.
Por este motivo, no próximo dia 26 de abril, na cidade de João Câmara, é a região do Mato Grande – onde está inserida São Miguel do Gostoso – e outros municípios próximos que vão discutir qual o melhor caminho para um melhor aproveitamento da energia eólica.
Este seminário tem grande importância para os prefeitos da região e representantes de empresas eólicas que estão se instalando por aqui. Quem vai organizar este debate é a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), junto com órgãos estaduais e federais.
Também organizarão este seminário o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de João Câmara e o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte também deve participar.
O seminário, que será realizado entre 14 e 18hs, vai discutir um plano de desenvolvimento sócio-econômico para a região - que engloba todos os municípios produtores de energia eólica do RN, além de produtores de petróleo em mar.
O Rio Grande do Norte conta com base de produção de petróleo em Guamaré, município ao norte de São Miguel do Gostoso, além de uma refinaria de petróleo, a Clara Camarão. A Petrobrás também vai participar do seminário de João Câmara.
O IFRN-João Câmara tem focado sua grade curricular na formação de técnicos para trabalharem na energia eólica. A deputada Fátima Bezerra já informou que outra escola semelhante, e com a mesma grade curricular, vai ser instalada em Touros.
Todas as empresas de energia eólica estão sendo convidadas para este seminário. Teresa Rodrigues, diretora do Instituto Social da Energia de Portugal (EDP), já confirmou presença. A EDP vai instalar quatro parques em Parazinho e Jandaíra.
Embora os projetos da EDP estejam localizados nestes dois municípios, a empresa já iniciou levantamento de projetos sociais em cidades que ficam no entorno de Parazinho e Jandaíra. São Miguel do Gostoso pode se beneficiar destes projetos.
Além de receber investimentos diretos e empregos com a implantação de parques eólicos, São Miguel do Gostoso também se beneficia desta atividade econômica pelo fato de contar com uma ótima infra-estrutura de hotelaria e de restaurantes.
Muitos dos engenheiros e técnicos que trabalham em empresas de energia eólica da região escolhem São Miguel do Gostoso para morar e montar na cidade suas bases de apoio. Isso beneficia diretamente a economia local, gerando empregos e renda.
As empresas de energia eólica instaladas em São Miguel do Gostoso também beneficiam a cidade com projetos sociais. A CPFL, por exemplo, acaba de publicar edital para a inscrição de projetos culturais e sociais financiados pela empresa.
Outras empresas, como a Serveng, tem colaborado com a Prefeitura de São Miguel do Gostoso em várias iniciativas, como obras de infra-estrutura e eventos festivos.  A Serveng vai financiar também os equipamentos do novo posto de saúde da cidade.
Além de todos estes benefícios gerados pela presença da energia eólica na região, nada mais positivo do que a iniciativa da deputada Fátima Bezerra em organizar este seminário de João Câmara e preparar a região para esta nova fase da economia do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário