terça-feira, 23 de julho de 2013

Jovens aproveitam visita do papa e saem às ruas para protestar contra conservadorismo da Igreja Católica



Por Emanuel Neri
A chegada do papa Francisco ao Rio – é sua primeira viagem ao exterior – mostrou o quanto o Brasil mudou nos últimos tempos. Apesar da multidão que saudava o Papa, houve manifestações feministas e até “beijaço gay” em protesto ao conservadorismo dà Igreja Católica.
Nas últimas visitas de papas ao Brasil, milhões de pessoas compareciam aos eventos religiosos para assistir missas e receber a benção papal. Hoje (22/7) foi diferente. Protestos (foto) começaram tão logo Francisco chegou ao Rio, para participar da Jornada Mundial da Juventude. As manifestações devem prosseguir durante toda esta semana da visita.
Mais de mil pessoas fizeram um “beijaço gay” em frente da matriz Nossa Senhora da Glória, no Rio, por onde o Papa ia passar. E notem que, em 100 dias de papado, Francisco tem demonstrado ser muito menos conservador do que os dois últimos papas que o antecederam.
O papa Francisco, argentino da ordem franciscana (São Francisco), é tido, mesmo entre a esquerda católica, como um líder progressista. Seus hábitos são mais simples do que os dos seus antecessores e ele já defendeu posições que surpreenderam os católicos. É visto como o papa da ruptura - aquele que pode sintonizar sua igreja com tempos mais modernos.
Mas a ira dos manifestantes é contra posições assumidas historicamente pela Igreja Católica com temas de comportamento, em especial contra a homossexualidade. Em outro local do Rio, feministas exibiam os seios para pedir mais liberdade sexual para as mulheres.
Tanto os gays como as feministas alegam ter motivos de sobra para protestar contra a Igreja Católica. Os manifestantes lembravam que Bento 16, antecessor de Francisco, disse em discurso que famílias formadas por homossexuais eram uma “ameaça ao mundo”.
Os protestos contra a Igreja Católica não vão parar aí. No próximo dia 27, quando o Papa participa de atos da Jornada da Juventude, em Copacabana, no Rio, haverá a Marcha das Vadias – mulheres que costumam tirar a roupa para defender seus direitos.
Jovens também aproveitam a vista do Papa ao Brasil para protestar em defesa do Estado laico – aquele em que religiões não podem interferir nas questões de Estado e de governo. O alvo, neste caso, são principalmente opiniões da Igreja em relação ao aborto.
É claro que manifestações deste tipo provocaram enorme reação dos católicos –do Brasil e de outras partes do mundo - que estão no Rio para acompanhar a visita do papa. Uma senhora gritava, indignada, ao ver duas mulheres se beijando na porta de uma igreja.
É também fato que manifestações deste tipo vão gerar uma enxurrada de discussões – contra e a favor dos atos. Muitos vão encarar os protestos como manifestação democrática e de liberdade de expressão. Outros vão vê-los como atos obscenos e de desrespeito à Igreja.
É assim mesmo que gira o mundo moderno. Quem discorda da interferência da Igreja Católica na questão da diversidade sexual e na opção que cada um tem de usar seu corpo como bem entende, aproveita a visita do papa ao Brasil e sai às ruas para protestar.
Os católicos, como também os adeptos de outras religiões, têm liberdade para defender seus dogmas, mas não têm direito de querer impor seu comportamento ao restante da população. O Estado laico é uma das maiores conquistas da civilização e da democracia.
A visita do papa Francisco ao Brasil também marcou divergências em coberturas da mídia televisiva. Enquanto a Rede Globo derramava elogios ao papa, a TV Record, mantida por grupo evangélico, deu cobertura mais discreta e ressaltou pontos críticos da visita.
Já a TV Canção Nova, ligada ao movimento católico carismático, aproveitou a cobertura para pedir aos fiéis doação em dinheiro e ouro. Anunciava a venda de fotos do papa por R$ 20,00 e prometia “indulgência” para quem assistisse sua transmissão.
No início da noite, lamentavelmente, grupos de agitadores se infiltraram nas manifestações e houve atos de depredação, que foram reprimidos pela polícia. O Brasil não pode permitir que manifestações livres terminem em atos de violência.
Abaixo, links sobre protestos contra posições conservadoras da Igreja Católica e o comportamento da mídia no primeiro dia de visita do papa. Veja o primeiro discurso de Francisco, no qual ele disse que os jovens não tem medo de arriscar a vida.

15 comentários:

  1. Absurda essa manifestação! A igreja católica tem suas posições e não é tirando a roupa ou fazendo "beijaço" que vão conseguir mudanças, comportamento desse tipo só confirma a correção das opiniões do Vaticano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mesmo pq esses manifestante ñ estão só atingindo o Papa, mas tbm atingem a todos os catolicos. Eu sou catolica, ñ sou contra relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, contudo acredito q se vc quer respeito tbm tem q respeitar, se vc quer q o seu ponto de vista seja valido precisa deixar q outros pontos de vista sejam expostos. Sou a favor de manifestações, mas desse tipo não. Agindo dessa maneira muitos só vão conseguir o repudio de outras pessoas.

      Excluir
  2. Isso é uma falta de respeito, uma imoralidade, falta de vergonha na cara desses manifestantes, Vossa Santidade vem ao nosso país para jornada mundial da juventude, como ele diz a juventude é o futuro do mundo, quem quiser fazer suas imoralidades que façam as escondidas, mas não em praças públicas, faltando com respeito a um momento importante e significativo a nós Brasileiros, errar é humano mas temos que ser mais fraternos e civilizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorry, a verdadeira imoralidade está sendo combatida pelo próprio papa ao considerar crime o abuso sexual de menores praticados pelos santos padres católicos mundo afora.

      Excluir
  3. Faltou as forças armadas darem uma surra nesses depravados sem vergonhas e mal caráter, quem quiser tirar suas roupas e darem beijos a vontade que fiquem pelos cabarés e boates do nosso país, e não num momento tão especial como na vinda do Papa ao nosso país.
    Se a igreja católica é contra isso, porque todas as outras também são contra, afinal Deus deixou o homem para viver ao lado de sua mulher, os dois formando uma só carne.

    ResponderExcluir
  4. Absurdo a pessoa mostrar uns peitos vei feio desse

    ResponderExcluir
  5. VIVA O PAPA FRANCISCO... PALMAS E GRITOS... VIVAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  6. A visita do Papa Francisco ao Brasil foi muito bonita, foi tudo muito proveitoso e maravilhoso, demostrando que a nossa religião Católica é disparadamente a maior de todos os tempos, até porque foi a única que Deus deixou, enquanto as outras foram inventadas pelos homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Foi muito bonita. É uma pena que ele não teve poderes suficientes para exorcisar todos os demônios do Brasil.... Você realmente é muito desinformado... Devia estudar mais um pouco história e saber que Deus não deixou a religião católica, assim como, também não deixou rotulada nenhuma religião. Ele enviou seu filho Jesus para que fosse pregado o cristianismo. A religião, seja ela qual for, essa sim foi inventada pelo homem. Diferente do Cristianismo. Estuda mais... Valeu! Mito.

      Excluir
  7. Certo inventadas pelos contra, por isso hoje temos muitas inventadas pelos homens com a finalidade só de ganharem dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Você realmente é muito desinformado... Devia estudar mais um pouco história e saber que Deus não deixou a religião católica, assim como, também não deixou rotulada nenhuma religião. Ele enviou seu filho Jesus para que fosse pregado o cristianismo. A religião, seja ela qual for, essa sim foi inventada pelo homem. Diferente do Cristianismo. Estuda mais... Valeu! Mito.

    ResponderExcluir
  9. O Sr. Emanuel, já fez visita papal?

    ResponderExcluir
  10. Desinformado é você, Jesus deixou bem claro quando disse Pedro sobre te edificarei a minha igreja, e quem foi Pedro? procure saber se você não sabe.

    ResponderExcluir
  11. ISSO É UM HORROR, REALMENTE CADA UM FAZ OQUE QUER DO SEU CORPO É SO MANTER-SE DISTANTE DA IGREJA O SER HUMANO É LIVRE PARA VIVER DA MANEIRA Q ACHA CORRETO. SE QUER VIVER SE EXPONDO DESSA MANEIRA QUEM É A IGREJA PARA INTERFERIR DEIXA! ISSO RELAMNETE É O CUMULO!TEM GENTE QUE NAO CONSEGUER DEFENDER SEUS IDEIAIS COM DIGNIDADE E POR NAO TE-LA ACABA COMETENDO ESSES ABSURDOS!

    ResponderExcluir
  12. EMANOEL FALE UM POUCO SOBRE A SECRETARIA DE SAUDE E SUAS QUARDAS DE HORRAS.EU ACHO QUE VOCE SABE QUEM PODEM SER ELAS SAO LOIRA, MORENA, MORENA LOIRA, MORENA. L.D.

    ResponderExcluir