terça-feira, 9 de julho de 2013

Cartões de bancos são clonados para acesso a contas. Polícia pede colaboração para descobrir criminosos



Por Emanuel Neri
Uma das consequências do crescimento das cidades é a questão da segurança. São Miguel do Gostoso não foge a esta regra. Têm ocorrido casos de furtos a residências e pousadas e até casos mais graves, como assaltos a postos dos Correios e lotérica.
Nos últimos tempos, mais uma modalidade criminosa tem ocorrido na cidade. Trata-se da colocação, em caixas eletrônicos de bancos, de dispositivos que clonam cartões para acesso a contas bancárias. Trata-se daquele tipo de dispositivo que  popularmente é conhecido como “chupa-cabra”.
Este método consiste na colocação de uma câmera na parte superior do terminal de autoatendimento para filmar a numeração e senha de cartões. Na parte do teclado, camufla-se um leitor de cartão – tudo isso facilita a fraude de contas bancárias.
Na última sexta-feira (5/7) à noite, o posto bancário do Bradesco na cidade sofreu este tipo de crime. Mas a gerente do posto percebeu a fraude no dia seguinte e acionou imediatamente a polícia. O dispositivo criminoso foi imediatamente retirado.
A polícia acredita que a estratégia também envolveu o posto do Banco do Brasil na cidade. Neste caso, os criminosos entupiram com papel o espaço do caixa destinado à colocação do cartão. Isso impede que se faça qualquer operação naquele terminal.
Isso revela ousadia dos criminosos e sofisticação de seus métodos para praticarem crimes.
Segundo a polícia, a estratégia tinha como objetivo forçar pessoas a procurarem o posto do Bradesco para fazerem suas operações. É que este tipo de fraude ocorre mais com cartões de crédito, que podem ser acessados em caixas de qualquer banco.
Quando se trata de operação com conta corrente, é obrigatório que o cliente ponha a senha de segurança – cada operação é um número diferente, que é pedido aleatoriamente. Então o risco de fraude é menor com cartões de conta corrente.
A polícia pede que a população fique mais atenta a este tipo de fraude. Para isso, é importante verificar sempre se há sinais de câmera na parte superior de terminal ou de leitor de cartão na parte do teclado. Se perceber algo errado, não acione a conta.
Para o Bradesco, é fácil verificar se o terminal de autoatendimento foi violado pelo “chupa-cabra”. O cliente pode mexer na parte superior do terminal – se perceber que está móvel, é provável que haja ali uma câmera. O mesmo ocorre com o teclado.
A população tem que aprender a conviver com estas questões. Também é importante colaborar com a polícia, procurando o posto policial – ou acionar pelos celulares 91907020 ou 81548383 – sempre que perceber algo estranho no posto bancário.
Para combater a criminalidade com eficiência, é importante a colaboração da população. Informe à polícia sobre suspeitos de praticarem roubos ou de locais onde há venda de drogas.  Com isso, a polícia terá mais condições de desvendar os crimes.
Algumas ocorrências criminais estão tendo dificuldade de serem investigadas por causa da falta de colaboração. Muitas vezes isso ocorre por medo. Há algumas semanas, houve um assalto a uma lotérica – ate agora não reconheceram os criminosos.
A polícia acredita que há fortes suspeitas sobre os ladrões que invadiram a casa lotérica, roubando celulares de pessoas e dinheiro do caixa do estabelecimento. Mas quem estava presente na lotérica diz não ter condição de reconhecer os suspeitos.
Isso dificulta qualquer tipo de investigação. É importante que qualquer vítima de roubo ou assalto colabore com a polícia, dando nome e reconhecendo os suspeitos. Sem isso, a polícia não pode debelar a série de crimes que tem ocorrido na cidade.

14 comentários:

  1. Tem que se investir em câmaras pelos pontos estratégicos da cidade para filmar e colocar esses marginais na cadeia e que eles apareçam no Fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Sim o anónimo acima está coberto de razão, comeras à entrada, saída e pontos estratégicos estudados pela policia. Em relação ao Bradesco na ultima reunião que houve no poli desportivo a gerente do Bradesco foi confrontada com o o factor da clonagem dos cartões. Pedimos explicações sobre, porque razão a porta do banco ficava aberta a noite. Não entendo porque não há comeras instaladas à entrada do banco, fora do banco. Ai dava para ver quem entrava e saia e não é preciso ser muito inteligente. Com o horário da clonagem ou da máquina encravada dava para descobrir quem eram os miseráveis. Não sou de partido nenhum, mas se os bancos não tomam iniciativa tem de passar pela perfeitura, pois a cidade perde turismo. Iluminação na cidade, a Ponta de Santo Cristo está às escuras como o trajeto da Av. dos arrecifes, desde a entrada até à praia do cardeiro. Porque não ha dinheiro, então prestem contas à população. Devíamos exigir contas, porque não está a estrada principal finalizada? porque temos uma buraqueira danada e lama por todo o lado? Não se entende.

    ResponderExcluir
  3. A Prefeitura Precisa Agir O Mais Rapido Possivel... Investir Em Cameras E Na Seguranca Pois O Caso Esta Serio... A Cidade Vai Perder A Coisa Mais Importante: O Turismo. E O Banco Da silvia, O BRADESCO, Fica 24 Horas Aberto E Para De Funcionar As 00:00. PRA QUE FICAR ABERTO?

    ResponderExcluir
  4. NESTE DIA 16 DE JULHO. EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO TEM FARRA DE RICO///MAIS TODOS OS DIAS TEM// A SALTO//ROUBO// FALTA DE MÉDICO//RUAS ESBURACADAS// PAREDÃO LIGADO// CAUSADAS QUEBRADAS/// CONSTRUÇÕES IRREGULARES/// TURISMO ABANDONADO/// DESMATAMENTO EM BEIRA DE LAGOA EM ÁRIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL/// SOLUÇÃO PARA TODOS ESTES PROBLEMAS E SÓ CONTRATAR A BANDA FARRA DE RICO// O BRIGADO MEU DEUS POR NOS DAR ESTA OPORTUNIDADE DE ASSISTIR FARRA DE RICO. EU AMO ESTA BANDA OBRIGADO FAFÁ. SÓ A SIM RESOLVEMOS NOSSOS PROBLEMAS ++++ ===

    ResponderExcluir
  5. Pois é, se colocassem Câmeras dentro dos Bancos se saberia quem são os infratores, mas como não querem saber mesmo não pões!! A população tem que ajudar a policia em relação as drogas e tal????? kkkkkk - todo mundo sabe quem é que tem e traz drogas pesadas para Gostoso e também sabe quais os estabelecimentos que em suas festas é só o que há rolando! Todos sabem e a policia também... Mas como não é um zé ruela, ninguém vai lá!!!!

    São Miguel do Gostoso esta se tornando um lugar MISERÁVEL.
    Antes eramos muito pobres sem desenvolvimento mais era muito melhor do que esta agora: Roubos, drogas, homicídios,Sujeira, Assaltos, Descaso, prostituição, "Donos da Cidade", que venham mais desgraças, estamos de portas abertas!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca os nomes e os endereços aqui, dos ladrões e traficantes, que se a polícia não resolver, eu resolvo. Estou no aguardo, sabe tudo.

      Justiceiro

      Excluir
  6. Contudo, tenho quase certeza de q vc e boa parte da população estará lá na praia se divertindo como se os problemas ñ existissem. Pois bem deixemos de ser hipócritas, de falar mal e mesmo assim ficar usufruindo desse tipo de evento. Já dizia alguém muito inteligente q para agradar o povo e fazê-lo esquecer os problemas deem festa.

    ResponderExcluir
  7. quem coloco papel no banco do brasil foi esses alternativos para levar o pessoal pra touros tenha certeza disso isso é de costume

    ResponderExcluir
  8. ESTA PERTO DE TUDO MELHORA
    DIA 16 FARRA DE RICO VAI TOCAR
    A CIDADE VAI -SE ANIMAR E NA QUARTA
    QUANDO A CORDA.TEM A OBRA DO POSTO PARA TERMINAR
    A CIDADE TODA SUJA PARA LIMPAR.E OS GARIS A RECLAMAR
    E O DO DO VAI FALAR FAFÁ O QUE E QUI AR..ELA VAI FALAR..
    LUIZ VAMOS HORÁ PARA VER SE DA PARA MELHORA. POR QUE DO
    JEITO QUE TAR- MIGUEL TEXEIRA VAI VOLTAR. E FIM DE PAPO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente doido pra que miguel teixeira volte.. pra volta a ganha seu dinherinho sem precisa trabalhar. Choraa choraaa. Volta miguel a gente quer recebe pra fica coçando!

      Excluir
  9. São Miguel do Gostoso é nada mais nada menos que um reflexo de como está nosso Brasil. Estamos em um barco sem rumo, perdeu-se o controle. Se o barco está sem rumo quem pode salvá-lo? A tripulação é claro. E a tripulação desse barco é o povo brasileiro que precisa acordar. Vamos denunciar, vamos ter moral, vamos dizer não a tudo que está acontecendo. Vamos arregaçar as mangas e mudar este triste destino de Gostoso e do Brasil.
    Silas

    ResponderExcluir
  10. existe alguem que está danificando o caixa eletronico provavelmente essa pessoa tem algum favorecimento quando quebra o caixa só será possivel descobrir se houver uma camera bem localizada para descobrir quem é esse safado que só está prejudicando a populaçao local a policia tem que fazer uma jeito de flagrar esse individuo e tem que ser logo pois o povo já nao aguenta mais

    ResponderExcluir
  11. O banco do Bradesco é ou não e obrigado por lei em colocar câmera para proteção de seus correntistas. Alguém sabe o que diz a lei?
    E o banco do Brasil?

    ResponderExcluir
  12. cade a câmara? pra filmar a cara dos ladrões? olhe, !!!

    ResponderExcluir