domingo, 8 de setembro de 2013

Lagoa do Cardeiro vai ganhar Área de Preservação Ambiental; construções irregulares serão proibidas



Por Emanuel Neri
Para quem é aliado do meio ambiente, vêm aí ótimas notícias. Uma delas é que a lagoa do Cardeiro (foto) – santuário ecológico e principal cartão postal de São Miguel do Gostoso – vai se transformar brevemente em Área de Preservação Ambiental Permanente.
A decisão da criação desta área na lagoa do Cardeiro é uma ação conjunta da  Superintendência do Patrimônio da União-RN e do Idema. Com isso, todo o entorno da lagoa ficará livre de construções irregulares que existem ali atualmente.
Outras iniciativas fazem parte desta decisão do Patrimônio da União e do Idema. Uma delas é o embargo definitivo de uma casa, de propriedade de David Lamb, que está sendo construída às margens da lagoa. Esta construção é considerada irregular.
A partir de agora, nenhuma construção – incluindo cercados de residências e pousadas – serão mais permitidas no entorno da lagoa do Cardeiro. É provável que a construção de um posto de combustível próximo à lagoa também sofra restrições.
Na reunião do Comitê Gestor da Orla de São Miguel do Gostoso, realizada no final de julho, os participantes deste encontro se manifestaram contrários à construção daquele posto. Caberá ao Idema dizer se o posto está em situação regular ou não.
A preservação da lagoa e veto a obras irregulares naquela área foram debatidas durante o Comitê Gestor da Orla em São Miguel do Gostoso. Depois da reunião, o Patrimônio da União enviou ofício ao Idema solicitando a adoção destas medidas.
Outra decisão deste Comitê da Orla é a proibição do trânsito de veículos nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso. A prefeitura assumiu compromisso com Idema e Patrimônio da União de bloquear este trânsito na orla a partir do dia 15 de setembro.
Segundo o Patrimônio da União, a proibição deste trânsito não se limitará às praias urbanas de São Miguel do Gostoso -se estenderá também até às falésias da praia do Tourinhos. Idema e Patrimônio da União adotarão medidas para que isso ocorra efetivamente.
Audiência com Polícia
No próximo dia 26 de setembro, haverá audiência do Patrimônio da União e do Idema com comandos da Polícia Militar, Detran e Polícia de Trânsito do Rio Grande do Norte. Representantes do Comitê Orla de São Miguel do Gostoso também vão estar presentes.
Esta audiência tem como objetivo definir medidas para que a proibição do trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso contem com apoio policial. No dia 1 de outubro, haverá vistoria de trilhas por onde veículos poderão circular até a praia do Tourinhos.
A proibição do trânsito de veículos nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso é uma antiga reivindicação dos moradores da cidade. A Câmara Municipal aprovou projeto com este objetivo. Mas a prefeitura até agora sequer sancionou o projeto.
O trânsito de veículos nas praias urbanas da cidade representa altíssimo risco de acidentes. O prefeito anterior, Miguel Teixeira, prometeu bloquear este trânsito, mas nada fez. Espera-se que a prefeita Fátima Dantas adote agora esta medida.
No último Carnaval, a prefeitura bloqueou os acessos de veículos à orla e pôs escoteiros para orientar motoristas que chegavam às praias vindos de Natal. Mas depois disso, a prefeitura fechou novamente os olhos para esta importante questão.
Agora, além da pressão do Comitê Orla e da orientação do Patrimônio da União e do Idema, também cabe à população cobrar da prefeita Fátima Dantas que adote imediatamente esta medida. Espera-se que isso ocorra mesmo dia 15 de setembro.
Abaixo, links dos sites do Idema e da Superintendência do Patrimônio da União nos quais você poderá cobrar proibição de obras irregulares, pedir informações sobre a construção do posto de combustível e se manifestar sobre a proibição do trânsito na praia.    http://www.idema.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/idema/principal/enviados/index.asp

7 comentários:

  1. Disque-denúncia já para São Miguel do Gostoso,dessa forma muitos crimes vão acabar!!!!

    Jônia

    ResponderExcluir
  2. Emanuel, foi o comitê da orla que recomendou a transformação da área da lagoa do cardeiro de ponta do santo cristo que fosse Unidade de Preservação Ambiental. O patrimônio da união nem se posicionou quanto a isso. O patrimõnio da união se posicionou em relação a derrubada da casa de David Lamb, inclusive mostrou o processo e que inclusive tem a existência de documento falso que vai ser apurado. E quando a audiência do dia 26, é uma "Audiência Pública sobre Segurança Pública" convocada e realizada pela Câmara. Qual tal participar das reuniões?

    ResponderExcluir
  3. Um disque denuncia urgente para Gostoso para denunciar crimes de roubo, drogas e os ambientais é claro. Vamos fazer um abaixo assinado para esta linha de denuncia na Prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. Eu apóio a idéia do disque denuncia já para a nossa cidade,muita gente sabe coisas que não têm coragem de falar e apontar as falhas ou algum crime.


    Mauricéia

    ResponderExcluir
  5. Boa noit, este comentário não tem nada a ver com a matéria, mas está tão vazio e facil de visualizar. Então parabens pela iniciativa da Secr de saúde de mudar para o aual prédio da saúde, vou ser breve, ma spor favor não deixe que as marcas ruins não volte; passando hoje a tarde em frente ao centro de saúde NOVO, fique muito triste o carro do médico lá dentro qual é meu, ali não é garagem de nimguem nem de médico coloque seu carrão aonde voce quzer mas nã l´s é um aviso, não leve por ofenssa

    ResponderExcluir
  6. Esse disque denuncia que o povo qué é uma ideia boa. E aí Emanuel?

    ResponderExcluir
  7. cade a estrada prefeita.

    ResponderExcluir