terça-feira, 15 de outubro de 2013

Bolsa Família recebe prêmio internacional que é considerado o Prêmio Nobel da seguridade social



Por Emanuel Neri
Embora muita gente no Brasil ainda critique o Bolsa Família - ação social do governo que atende a mais de 11 milhões de famílias que estão abaixo da chamada linha de pobreza -, o programa não para de ser aplicado em outros países e receber importantes prêmios internacionais.
O mais recente prêmio internacional do Bolsa Família foi recebido nesta terça-feira (15/10) da Associação Internacional de Seguridade Social. Entidade fundada na Suiça em 1927, ela é integrada por 157 países e 330 ONGs de grande relevância em todo o mundo.
Este prêmio, que é concedido a cada três anos, reconheceu o Bolsa Família como “experiência excepcional e pioneira na redução da pobreza”. Estudos indicam que o programa distribui renda e contribui para aumentar a economia formal no país. Se o programa acabasse, a pobreza pularia imediatamente de 3,6% para 4,9%.
O reconhecimento desta entidade suíça é comparado a uma espécie de Prêmio Nobel da seguridade social. Criado na primeira gestão do governo Lula, em 2003, o Bolsa Família está completando 10 anos. Seu principal foco é o combate à fome e à pobreza.
Comparado a outras despesas do governo, o gasto com o Bolsa Família é baixo, representando apenas 0,5 do PIB do país. Só para se ter uma ideia, os Estados Unidos gastam 2% do seu PIB com programas sociais – na Europa, estes gastos são maiores.
O Bolsa Família traz vários benefício para a população pobre do país (foto). A Organização Internacional do Trabalho, da ONU, diz que o programa já reduziu em quase 10% o trabalho infantil no Brasil. Com o benefício, a criança é obrigada a frequentar a escola.
No Bolsa Família, perde o benefício quem não mantém os filhos na escola. Com isso, a criança troca o trabalho pelos estudos. O dinheiro recebido cobre as despesas da família, sem necessidade de crianças trabalharem para reforçarem o orçamento familiar.
O programa exige que apenas as mães – que têm mais compromisso com os filhos – recebam o benefício. Faz ainda uma série de exigências para acompanhamento de programas de saúde e treina seus beneficiados para entrarem no mercado de trabalho.
O Pronatec é um dos programas do governo que prepara tecnicamente integrantes do Bolsa Família. Mais de 3,5 milhões de pessoas no Brasil já receberam cursos do Pronatec. Elas aprendem uma profissão, conseguem empregos e deixam o Bolsa Família.
São Miguel do Gostoso está cheio de exemplos de pessoas que saíram do Bolsa Família depois de fazerem cursos do Pronatec. Um desses casos aconteceu com Maria Janaína, que há duas semanas recebeu homenagem da presidenta Dilma Rousseff.
Maria Janaina, que hoje tem um restaurante na praia da Xepa, foi empregada doméstica, babá e recebia o Bolsa Família. Fez curso de auxiliar de cozinha e, depois, de empreendedorismo individual, para administrar seu próprio negócio.
A exemplo de Maria Janaína, há milhares de casos em todo o Brasil de pessoas que aprenderam um profissão, entraram no mercado do trabalho e deixaram o Bolsa Família. Isso prova que o programa não vicia os beneficiados, como dizem seus críticos.
Veja, abaixo, links para mais notícias sobre o prêmio recebido pelo Bolsa Família:

6 comentários:

  1. O bom seria que tivesse emprego a nossa população, e não viver com tantas dificuldades esperando só com essas ajudas do governo, e que no fundo a miséria continua em toda parte do nosso país.

    ResponderExcluir
  2. E como se ñ bastasse ainda existem pessoas na nossa cidade q ñ precisam do beneficio, porém o recebe. Acredito q deveria haver mais rigidez no q diz respeito aos beneficiados pelo programa.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, essa questão de quem precisa ou não é muito solto, denuncie faça sua parte, hoje eu não preciso, mas amanhã eu preciso, é muito relativo, e esta acusação infundada é muito sem embasamento. Enfim quem sabe quem precisa ou não é a minha barriga que ronca de fome não a sua ok. REFLITA

    ResponderExcluir
  4. Por estes e outros motivos que a agricultura dos pequenos e médios produtores esta se acabando pois o povo recebendo uma ruma de bolsa do governo federal não quer mais dar uma dia de serviço. Depois ficamos reclamando do preço dos alimento. viva a dilmagogia

    ResponderExcluir
  5. diretora do colegio zuza torres mantem o mesmo funcionando no dia 24/10/2013, sem agua usando a agua comprada pelos professores, dando a os alunos. que absordo gente.

    ResponderExcluir
  6. A prefeita Fátima se reuniu aqui em nossa cidade para comemorar o seu aniversário junto a outras prefeitas de outras cidades do nosso Estado, o que é que o poder não faz, muito estranho em outras cidades quando chega a data de aniversários dos prefeitos, pelos menos colocam uma banda em praças públicas para festejar junto com a galera, aqui tudo é muito diferente, o que se ver é muita choradeira e status de gente grande, pois convida pessoas que não se conhece e esquece dos mais próximos, mas é assim mesmo tudo se torna passageiro e vamos adiante.

    ResponderExcluir