quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Crime ecológico. Buganvília e "brasileirinho" gigantes são derrubados, em rua de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Tem gente que tem uma profunda insensibilidade pela preservação do meio ambiente. Se dependesse destas pessoas, não haveria árvores e florestas, pois qualquer presença do verde as incomoda. Por elas, tudo isso tem que ser destruído.
Na manhã desta quinta-feira (10/10), estes assassinos do verde praticaram mais um crime ecológico em São Miguel do Gostoso. Duas árvores gigantes – uma buganvília e um “brasileirinho”, que enfeitavam o centro da cidade – foram derrubados (foto), sem a menor piedade - e sem nenhum tipo de explicação.
Estas duas árvores, com flores vermelhas e folhas coloridas, que compunham há anos o cenário de São Miguel do Gostoso, ornamentavam a parte frontal do Colégio Estadual, o chamado “Estadinho”, na avenida dos Arrecifes. Foram derrubadas a machadadas, em poucos minutos.
Este colégio é vizinho da casa da prefeita, Fátima Dantas. É possível culpar a prefeita por este crime ecológico? A resposta é não. A prefeita, assim como várias pessoas que lamentaram a destruição, ficou perplexa com a derrubada das árvores.
“Cheguei de Natal e fiquei assustada quando vi estas árvores derrubadas”, disse a prefeita. “Vou apurar quem, na prefeitura, foi responsável por isso”, afirmou. É incrível como alguém mete o machado em árvores sem consultar seus superiores.
Quem foi responsável por este crime? Seria oportuno que a prefeita punisse duramente quem praticou este desatino ecológico. Se isso não for feito, fica a impressão de que qualquer pessoa, na prefeitura, manda derrubar árvores – e fica por isso mesmo.
Em qualquer cidade em que leis ambientais são respeitadas, um crime ecológico deste tipo seria duramente punido – não só pela prefeitura como pelo judiciário. Destruir a natureza é crime. Leis brasileiras punem severamente este tipo de crime.
É lamentável que fatos como estes continuem a ocorrer em São Miguel do Gostoso. Não faz muito tempo, uma outra buganvília gigante, que ficava na praça dos Anjos, no bairro do Maceió, foi destruída impiedosamente. Não sobraram nem as raízes.
Outro corte impiedoso de árvore ocorreu no entorno da lagoa do Cardeiro.
O fato aconteceu quando a prefeitura mandou retirar o lixo que estava nas proximidades da lagoa. Uma árvore centenária que vivia ali foi derrubada.
Segundo os trabalhadores que trabalhavam ali, a derrubada ocorreu porque a árvore estava atrapalhando o serviço de remoção do lixo. Uma explicação grave e irresponsável. O que leva alguém a ter este tipo de desprezo e ódio com a natureza?
Buganvílias são árvores que deixam São Miguel do Gostoso mais colorido. Elas estão por todos os cantos. Mas, vez por outra, uma delas derrubadas. O mesmo ocorre com os “brasileirinhos” – árvores com folhas verdes e amarelas, típicas da região.
Chegou a hora de a prefeitura adotar providências contra quem derruba estas árvores. Se a árvore apresenta alguma doença ou risco de cair, deve-se fazer um estudo mais aprofundado para saber se há mesmo necessidade de derrubá-las.
A fúria do machado também atinge coqueiros e cajueiros – principais marcas da natureza de São Miguel do Gostoso. É muito comum ver estas árvores derrubadas para que, em seu lugar, sejam construídas casas. A prefeitura não tem feito nada.
E é importantíssimo que a prefeitura saia a campo para proteger a natureza de São Miguel do Gostoso. Já há leis municipais que obrigam que, se houver necessidade de se derrubar um coqueiro, pelo menos dois sejam plantados no mesmo lugar.
Mas nada disso é cumprido. Sem uma ação mais dura da prefeitura, São Miguel do Gostoso começa a perder a natureza exuberante que sempre marcou o cenário da cidade. Com o forte crescimento urbano, o verde cada vez fica mais escasso.
A buganvília e o “brasileirinho” derrubados, a golpe de machado, em frente ao colégio “Estadinho”, coloriam e davam sombra à cidade. Passaram anos para crescerem. Mas foram derrubadas, em pouco minutos, em mais um crime ecológico.
São Miguel do Gostoso espera que haja um mínimo de controle, por parte da prefeitura local, para pôr fim a este terrível tipo de crime ecológico.  

18 comentários:

  1. Que falta em geral, e respeito para tudo que não e "seu", e especialmente a natureza em Gostoso. Gostaria saber qual imbecil matutou que fiz isso!

    ResponderExcluir
  2. bom dia é lamentável este corte, esta paisagem ja era marca registrada desta cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostoso tem varias marcas registradas isso que ocorreu nao é o fim do mundo as pessoas fazem muitas confusao por causa de bobagens .

      Excluir
    2. O autor do comentário acima comete uma insensatez. Como que protestar contra derrubada de árvores é "bobagem"? Este cidadão aí demonstra o grau de ignorância total em relação ao meio ambiente. É uma pessoa rude, primitiva, incapaz de ter sensibilidade para saber da importância na preservação de uma árvore ou de uma floresta. Lamentável que ainda tenha gente neste mundo com esta visão mesquinha. Ainda bem que, nos dias atuais, este tipo de gente é cada vez mais minoria.

      Excluir
    3. concordo com vc, contudo ressalto q vc deveria antes de fazer qualquer publicação no seu blog procurar investigar os fatos e escrever o que de fato esta acontecendo. Afinal vc é jornalista, ou só quer polemizar?

      Excluir
  3. sou aluna do estadinho e essas arvores incomodavam pois tinha espinho e por muitas vezes agente era furado na cabeça e tambem ela quebrou a grade do murro da escola e a outra quebrava a calçada as vezes as pessoa até caía nos buracos e tinha muita carocha agente que é aluno sempre quiz que ela fosse trocada por outra pra parar de se furar e enganchar os cabelos

    ResponderExcluir
  4. Quanta contradição. Em junho você fez duas postagens defendendo a "limpeza" que a prefeitura fez no entorno da lagoa do cardeiro, inclusive dizendo que "do que foi feito no entorno da lagoa, não existe absolutamente nada que possa ser caracterizado como dano à natureza", que "tudo foi feito rigorosamente dentro de padrões de respeito à natureza" e que "a Prefeitura diz que uma única árvore, um juazeiro, foi derrubada por causa da presença de cupim". Então, como é que agora você vem dizer houve corte impiedoso e a derrubada ocorreu porque o serviço de remoção do lixo estava sendo atrapalhado? Qual a verdade? Chega de sensacionalismo!

    ResponderExcluir
  5. CONCORDO ANDRÉ , AS VEZES NÃO CONSIGO ENTENDER ESSE BLOGUEIRO .

    ResponderExcluir
  6. O diretor da Escola é o responsável por essa barbaridade.... O mesmo alega que a planta estava destruindo o muro e calçada e até a rua... Que dane-se o concreto, a natureza é mais importante... Pessoa sem noção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as arvores serao substituídas por outras antes do corte o diretor da escola fez uma reuniao com os funcionários e alunos e foi acertado que elas seriam substituídas por estarem provocando transtornos aos que ali frequentam por isso quem nao sabe dos problemas que elas causavam é melhor ficar quieto porque tudo foi feito atraves de documentos e a IDEMA já sabe do ocorrido.portanto nao há motivos pra tanta discussao.

      Excluir
  7. Pra entender o blogueiro é preciso ter cérebro e alguma sensibilidade diante da natureza privilegiada de Gostoso. Nem todo mundo tem, e além de tudo é desgostoso e maldoso!!

    ResponderExcluir
  8. Risos... Quanta graça me faz um defensor da natureza. Crime ecológico... Ai, que graça... Quando do entorno da Lagoa do Cardeiro, era necessário defender os assassinos do verde... Sei, sei... Tô ligado, blogueiro! E o povo também.

    ResponderExcluir
  9. Que festinha mixuruca, essa de onten.

    esperava mais...

    ResponderExcluir
  10. esses cortes desordenados e justamente a falta de despreparo de fafa pois ela deveria saber q corta as arvores e crime, fafa a pessoa q estar lhe orientando estar acabando com vc e sua gestão, não lamente se daqui a algum tempo a população lhe ignorar pois vc esta contribuindo para q isso aconteça, ouça a sua população não a quem e de fora.

    ResponderExcluir
  11. e inadmissivel aceitar um corte de uma árvore no centro da cidade pois ela tem um papel importante no meio ambiente quem foi esse maluco q mandou cortar? sera q ele não sabe que tem de preservar a natureza, e a prefeita não toma nenhuma providençia vai deixar por isso mesmo, desculpas fafá mais vc estar deixando a deseijar faça alguma coisa não se deixe levar pelo seu marido ou por suas acessoras quem vai se prejudicar e vc, tudo de bom amiga...

    ResponderExcluir
  12. Esse pessoal da prefeitura não sabe o que é podar as arvores? Só sabem cortar? Quanta ignorancia!

    ResponderExcluir
  13. E olha que os cortes dessa árvores foram vizinho a casa da Prefeita, acho que se tivesse caído em cima da casa dela ela tinha deixado do mesmo jeito, só para não mostrar a cara e se esconder do povo.

    ResponderExcluir
  14. bom eu nao concordo com oq fez a essa pobre planta tao linda estudei muito no estadinho e quando eu vi a pobre sendo contada chorei de tanta tristeza~~~~o qui essa linda arvore fez a essas pessoas brutas ::

    ResponderExcluir