sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Mostra de Cinema de Gostoso tem filmes excelentes, alguns premiados e um inédito indicado para o Oscar



Por Emanuel Neri
Está decretado. De 22 a 27 de novembro, quem for de São Miguel do Gostoso – e cidades potiguares e de outros Estados – tem um compromisso com a 1ª Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso. A programação deste  importante festival de cinema é de primeiríssima qualidade.
Imaginem o que é São Miguel do Gostoso ter à sua disposição uma mostra com mais de 50 filmes – entre longas e curtas metragens-, alguns já premiados em festivais nacionais e internacionais. Um dos filmes é indicado para concorrer ao Oscar de animação.
A Mostra está divida em três categorias – cada uma delas em locais diferentes. A principal delas, a Mostra Competitiva, passará todas as noites, a partir do dia 22, em um enorme telão, ao ar livre, na Praia do Maceió. O público escolherá os melhores filmes.
Outra mostra, a Panorâmica, passará na sede do Iasnin – Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri, na avenida dos Arrecifes, 1691, centro da cidade. No Espaço Tear, também na avenida dos Arrecifes, no bairro do Maceió, passará a mostra infantil.
Há filmes para todos os gostos (veja programação, abaixo). O filme que abre a mostra, às 19h30 do dia 22, na Praia do Maceió, será um curta feito por jovens de São Miguel do Gostoso que participam do curso de técnica de cinema – que faz parte da mostra.
Este filme chama-se “O Contador de Causos” – são histórias sobre o surgimento de São Miguel do Gostoso. Estes jovens são da cidade e de distritos do município – alguns deles moram em assentamentos de trabalhadores sem terra. O filme dura 15 minutos.
Mas o principal filme da abertura da mostra será o premiadíssimo “De Menor”, da cineasta Caru Alves de Souza, de São Paulo, que virá a São Miguel do Gostoso para acompanhar a mostra. Caru dará palestra, no decorrer da mostra, para falar sobre o seu filme.
“De Menor” ganhou o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, junto com outro filme, “O Lobo Atrás da Porta”, que também será apresentado na mostra – passará às 15h do domingo, dia 23, no Iasnin. Este filme é para maiores de 14 anos – por isso não  passará na praia.
Estes dois filmes também foram premiados no Festival de San Sebastian, na Espanha.
Mas há muitos outros filmes excelentes na programação da Mostra de Cinema de Gostoso. Um deles, chamado “Com Vandalismo”, feito em Fortaleza, trata das manifestações de protesto que ocorreram em junho passado, em todo o Brasil.
Outro filme muito interessante chama-se “Domésticas”, de Gabriel Mascaro. O diretor do filme entregou câmeras a sete adolescentes para, durante uma semana, filmar empregadas domésticas em suas casas. O resultado do filme tem forte impacto.
Há um filme, “Mar Negro”, que passará às 23h do sábado, dia 23, na Praia do Maceió. Este filme é do gênero terror – por isso passará mais tarde. Trata-se de um filme forte, com cenas assustadoras – por isso é recomendado para ser visto apenas por adultos.
Mas um dos filmes mais delicados da mostra chama-se “Este Amor que nos Consome”, sobre um grupo de bailarinos que dançam em um casarão no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Apesar de delicado, este filme terá grande impacto na apresentação.
Uma atenção especial para a mostra infantil, que já começa no dia 22, a partir das 8h, no Espaço Tear. “Encantadores de História”, “Que Sapatinhos Lindos”, “João, o Galo Desregulado” são três dos cinco filmes para a criançada que passarão neste horário.
O filme indicado para o Oscar, na categoria animação, chama-se “Uma História de Amor e Fúria”. Será exibido às 20h30 do domingo, dia 24 de novembro, na Praia do Maceió. Seu diretor é Luiz Bolognesi – o filme ainda não foi exibido comercialmente no Brasil.
Veja, nos links abaixo, toda a programação, dia por dia, da 1ª Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso – alguns destes filmes têm trailers com seu resumo (clique e veja). Você também poderá ver o site da mostra, com todas as informações sobre o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário