sábado, 8 de fevereiro de 2014

Notícias falsas sobre assaltos são espalhadas em São Miguel do Gostoso e deixam a população em pânico

É claro que as pessoas têm que se preocupar com a segurança pública. Mas partir para o alarmismo e, pior que isso, sair difundindo notícias falsas sobre assaltos que não aconteceram, isso é gravíssimo. Pois São Miguel do Gostoso (foto) foi vítima de uma onda de notícias falsas deste tipo na última sexta-feira (7/2).
Um conhecido morador da cidade noticiou em sua página do Facebook, no final da tarde da sexta, que dois estabelecimentos comerciais tinham sido assaltados  e que a cidade estava sofrendo um "arrastão" por parte de assaltantes.
A notícia se espalhou rapidamente e foi suficiente para São Miguel do Gostoso entrar em pânico. Alguns moradores fecharam suas portas temendo "arrastão".
Era tudo falso. Não houve "arrastão" nem tampouco estabelecimentos comerciais foram assaltados. A notícia no Facebook falava de assaltos a um conhecido supermercado e ao posto de combustível. Segundo a polícia, era tudo mentira.
A polícia reclama deste tipo de notícias que, além de falsas, trazem pânico para a população. É bom lembrar que responsáveis por divulgação de notícias como esta podem ser indiciados pela polícia e responder na Justiça pelas consequências de suas informações falsas.
Para a polícia, a única ocorrência que ocorreu na cidade, na tarde da sexta-feira, foi o caso de um sumiço de dinheiro envolvendo um motorista de um caminhão que abastece estabelecimentos comerciais locais. A polícia encarou a ocorrência como uma "história mal contada", que precisa ser melhor apurada.
Mais segurança
Mas, independentemente de notícias falsas, o fato é que São Miguel do Gostoso precisa se preparar melhor para ter um melhor esquema de segurança pública. Na última sexta, em reunião na Câmara Municipal, especialistas em segurança indicaram o que pode ser feito para que a cidade tenha mais segurança.
Todos sabem que a obrigação de governos estaduais manter a segurança pública. Mas é fato que, no Rio Grande do Norte, a segurança pública foi sucateada. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deixou a segurança do RN entregue às baratas. É muito precário o aparato de segurança pública no Estado.
São Miguel do Gostoso não foge a esta regra. Há aqui um pequeno destacamento da Polícia Militar sob o comando do tenente Frank Wolczack, que tem feito grande esforço para manter a segurança na cidade. Prefeitura e iniciativa privada ajudam a manter este esquema policial na cidade.
Mas pelo jeito vai ser preciso fazer muito mais. São Miguel do Gostoso está crescendo e precisa reforçar sua segurança. Há necessidade de um posto policial na avenida principal da cidade, bem como de câmeras de vídeo instaladas em pontos estratégicos para que ocorrências criminais sejam filmadas. 
O ideal também seria a existência de uma Guarda Civil Municipal para dar mais segurança ao cidadão. Mas isso esbarra nas dificuldades financeiras da prefeitura.
Quem vai então meter a mão no bolso para pagar esta conta?
Como o governo estadual fechou as portas para investimentos em segurança, caberá mais uma vez aos empresários, prefeitura e outros setores da sociedade ajudarem nesta tarefa.
Este é o desafio que a cidade tem pela frente. Manter a segurança da cidade é prioridade para todos. É chegada a hora de prefeitura, Câmara Municipal, ONGs e iniciativa privada começarem a pensar mais seriamente no que precisa ser feito para que São Miguel do Gostoso consiga viver em paz.
 

3 comentários:

  1. Antes de tomarem a iniciativa de pedir "socorro financeiro" aos empresários, devem ter presente que:1- A policia perde muito tempo viajando atè Natal para o abastecimento de seus carros. Portanto, està presente na cidade, por tempo limitado. 2- Em dezembro 2013, houve reuniao em Natal sobre Segurança Publica, na qual, falaram da criaçao do Gabinete de Gestão Integrada. Cade o PRONASCI/MJ? 3- Continuamos sabendo que a polícia civil não conversa com a militar, que não conversa com a federal, que por sua vez não conversa com as guardas municipais nem rodoviárias. Entao? Quem deve criar um planejamento conjunto, de integração de todas as polícias, além de ter conceitos modernos de prevenção e segurança cidadã? O Estado ou Cidadão? Os empresários não devem substituir o Estado ou o Municipio nesta questão.

    ResponderExcluir
  2. temos que mostrar a população que foi dito pela secretária da prefeita em uma seção na camara municipal que o municipio não tinha nem uma pendência como agora esse blog divulga uma nota falando que o municipio estar com dificuldades financeiras é dificil de entender!

    ResponderExcluir
  3. Pendência é uma coisa, situação financeira é outra coisa

    ResponderExcluir