quinta-feira, 12 de junho de 2014

Copa das Copas começa hoje no Brasil - veja porque o maior evento do futebol mundial é sucesso garantido



Por Emanuel Neri
Chegou o grande dia esperado pelos brasileiros – pelo menos aqueles que torcem pelo Brasil. Às 17h desta quinta-feira (12/6) será aberta, com o jogo Brasil X Croácia, no Estádio do Itaquerão, em São Paulo, a Copa do Mundo de Futebol. É a chamada “Copa das Copas”, que promete ser a maior de todas as Copas já realizadas em toda a história.
Tudo nesta Copa impressiona. Praticamente todos os jogos estão com lotação de estádios esgotada– sucesso absoluto de público. São 32 seleções, com a presença de todos os sete países (Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, França, Uruguai e Espanha) que já foram campeões mundiais. Será um mês de competição.
Esta Copa será um sucesso em todos os sentidos. Três bilhões de pessoas acompanharão a Copa, em todo o mundo. São 600 mil turistas estrangeiros que virão ao Brasil, que deixarão no país R$ 6,7 bilhões (gastos individuais de R$ 5,5 mil). Só da Argentina virão 200 mil torcedores e 125 mil dos Estados Unidos.
Mas esta é também a Copa que mais foi atacada. Embora dependa da Copa para vender mais jornais e aumentar a audiência de TVs e rádios, a mídia brasileira foi impiedosa com o evento. Juntaram-se à mídia políticos de oposição que estimularam o “derrotismo” como forma de bombardear o governo federal.
Também se juntou a esta onda negativa movimentos contrários ao evento, alguns com manifestações bastante radicais, e paralisações de segmentos de trabalhadores – metrô de São Paulo, ônibus no Rio, policiais em Salvador, Recife e Natal, por exemplo. Mas nada disso parece que vai apagar o brilho da Copa.
Houve enorme campanha – na mídia e nas redes sociais - para comparar gastos de estádios para a Copa com dinheiro destinado à educação e saúde. Pura malícia. Não houve um só centavo retirado do orçamento destes setores para ser gasto em estádios – ou em qualquer outra obra relacionada com a Copa.
Financiamento dos estádios
O dinheiro para a construção dos estádios, em sua maior parte, vem do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de governos estaduais e da iniciativa privada. Grande parte dos 12 estádios das sedes brasileiras da Copa foi bancada por um instrumento legal chamado PPP (Parceria Público Privada).
Como o próprio nome diz, a PPP é uma parceria feita entre empresas privadas e  órgãos do governo – e aí entra investimentos vias bancos públicos, como o BNDES, além de governos estaduais. O Itaquerão, estádio do Corinthians, tem como maior fonte de financiamento parceria entre a construtora Odebrechet e o BNDES.
No caso da Arena das Dunas, que também conta com apoio do governo estadual, a parceria se deu entre a OAS e o BNDES. E dinheiro do BNDES é financiamento, que tem total garantia de pagamento das empresas que fizeram os empréstimos. Qualquer empresa brasileira que queira investir pode recorrer ao BNDES.  
Com dinheiro do PAC (Plano de Aceleramento do Crescimento), o governo federal investiu em obras de aeroportos e obras de mobilidade – é bom dizer que nem todas foram entregues a tempo. Mas estes benefícios vão beneficiar os brasileiros. A Copa vai passar e estas obras vão ficar no país para servir à população do país. E isso vai durar para sempre.
Veja o caso dos aeroportos. O Brasil precisa dos aeroportos para atender à enorme demanda de novos brasileiros que usam o avião como meio de transporte. Em 2003, 33 milhões de brasileiros usaram aviões, enquanto em 2013 este número chegou a 113 milhões. A previsão é que chegue a 200 milhões em 2020.
O Brasil que torce pelo Brasil já está festejando a Copa. Nas ruas, percebe-se esta animação. Os sinais estão nos carros, motos, casas e na população, que se veste há vários dias de verde e amarelo para comemorar a Copa. Até São Miguel do Gostoso (foto) se vestiu com as cores do Brasil para festejar a Copa brasileira.
Assim é a Copa do Brasil. Agora é torcer para que o Brasil seja campeão – aliás, hexacampeão, pois já ganhamos cinco outros títulos. O brasileiro está, sim, superando aquilo que o escritor Nelson Rodrigues chamava de complexo de “vira-lata”. O Brasil está com a auto estima lá em cima e vai mostrar isso na Copa.
Vai ter Copa, sim, e vai ser um sucesso. Viva a Copa, viva o Brasil. E que venha o hexacampeonato.

Um comentário:

  1. Valeu pessoal,,vamos pra festa ,dificuldades ,desvio de dinheiro,pessimismo,derrotismo,nada vai ofuscar a festa de quem gosta de esportes no mundo todo.
    Tambem tivemos pessoas maravilhosas que trabalharam muito pra que esse evento se realizasse.
    A esse povao do bem ,muito obrigado mesmo,por proporcionar tanta alegria em um momento tao dificil no cenario mundial.
    Milhoes vao pular. rir, dançar, se emocionar com a beleza e a grandeza da Copa do Mundo,A confraternizaçao entre os povos e o que acho mais bonito.
    Todos queremos e buscamos a paz,por isso vamos curtir cada momento desses proximos dias pois sao unicos e inesqueciveis para os esportistas do mundo.Vamos BRASIL.... Izaac Marcolino

    ResponderExcluir