sexta-feira, 6 de junho de 2014

Voltália vai discutir com população de São Miguel do Gostoso a instalação e impactos de parques eólicos



Por Emanuel Neri
Esta notícia interesssa a todas aquelas pessoas que discordam de aspectos da instalação de parques eólicos em São Miguel do Gostoso. No dia 11 de junho, próxima quarta-feira, a Voltália, responsável por quatro destes parques, fará reunião, na sala multiuso, para discutir com a população local tudo o que diz respeito ao seu projeto no município.
Trata-se de uma ótima oportunidade para se tirar todas as dúvidas – e também para questionar o que se discorda da instalação dos parques eólicos. Em uma ótima iniciativa, a Voltália vai fazer uma espécie de apresentação institucional e abrir discussão com a população para todo e qualquer tipo de questionamento.
É importante que empresas como a Voltália tomem esta iniciativa. Chama-se isso de  projeto de responsabilidade social empresarial, ou seja, da transparência que as empresas devem ter em relação à comunidade em que vão atuar.Faz parte do processo democrático empresa X sociedade. Pontos para a Voltália.
A implantação destes parques em São Miguel do Gostoso sofre questionamentos de parte da comunidade. Uma minoria simplesmente gostaria de ver estas empresas de energia eólica longe da cidade. Outros querem ampliar para até quatro quilômetros a distância entre os parques e a área urbana.
A Câmara Municipal aprovou lei recentemente em que estabelece a distância de dois quilômetros, a partir da linha da praia, para que as empresas eólicas comecem a instalar seus parques. Esta lei modificou legislação anterior, aprovada na gestão passada, que estabelecia este mesmo limite em mil metros.
De início, a Voltália manifestou entendimento de que a nova lei só poderia valer para novos parques. Aqueles parques, como os seus, que já tinham sido submetidos a leilões do governo federal e que, portanto, já estavam habilitados para o início de suas atividades, tinham direito de seguir a lei anterior.
Mas a Prefeitura de São Miguel do Gostoso, a quem cabe, junto com o Idema, o órgão ambiental do RN, dá a autorização final para a instalação dos parques eólicos, entende que a lei atual dos dois quilômetros deve ser cumprida. Mas abriu frente de diálogo com a Voltália para que passe a valer a nova lei.
A Voltália, empresa de origem francesa, instalará quatro parques eólicos em São Miguel do Gostoso. Dois deles – o do Reduto e o das Carnaúbas – serão instalados depois do limite dos dois quilômetros. No da fazenda São João havia pelo menos dois erogeradores que seriam instalados antes do limite da nova faixa.
Parques do Santo Cristo
Mas há sinais de que a Voltália concordará em transferir estes aerogeradores da fazenda São João para a área dos dois quilômetros. Há um outro problema, talvez mais sério, com o parque que será instalado em um terreno que já fica no município de Touros, mas próximo do Santo Cristo, em São Miguel do Gostoso.
É que Touros, ao contrário de São Miguel do Gostoso, não se preocupou em estabelecer limites para a instalação dos parques eólicos. Com isso, os imensos aerogeradores poderão ficar muito próximo das casas do bairro de São Miguel do Gostoso. A prefeitura pediu para que a Voltália também afastasse este parque.
É fato que a energia eólica (foto) é uma “energia limpa”, sem poluentes, e que o Brasil precisa deste recurso natural para o seu desenvolvimento. As empresas de energia eólica também geram emprego e contribuem com o desenvolvimento das cidades em que se instalam, como é o caso de São Miguel do Gostoso.
Pois agora chegou a hora da participação de todos nesta espécie de “prestação de contas” da Voltália. População, prefeitura e Câmara Municipal têm obrigação de estar presentes. Pode sair dali um consenso entre todos – talvez não dos mais radicais – para que a Voltália conviva em harmonia com comunidade e município.
Veja, nos links abaixo, outros posts deste blog sobre energia eólica em São Miguel do Gostoso e todo o processo de discussão e aprovação da nova lei que estabelece a distância de dois quilômetros da praia para a instalação de parques eólicos.

16 comentários:

  1. Existe discordância sobre esse assunto a Administração passada diz que não aprovou lei nenhuma que viesse impedir a construção dos parques eólicos no limite de mil metros, uma lei Municipal só entra em vigor se for assinada pelo Prefeito, claro que passou pela Câmara, agora fica a pergunta será que o ex-Prefeito assinou ou não?, acho que a população merece mais respeito e transparência desses fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oLHA, MEU amigo ou amiga, basta olhar no diario oficial d femurn, ou ir até a instituição que é a prefeitura e solicitar através de ofício simples mesmo, a veracidade desta lei, eu conheço sei que existe, mas vc cmo cidadão e eu tambem podemos verificar, pois si vc ficar jogando ..... no ventilador não acontecerá nad, faça seu papel e procure. obg

      Excluir
  2. Valeu é isso mesmo, o certo é que a Câmara de Vereadores do nosso Município está mais perdida que cego em uma guerra, se a administração passada diz que não assinou Lei nenhuma, porque que esse blog afirma que ela deixou essa lei assinada?, será que sim ou não?, o certo é que a cada dia perdemos mais a confiança dos nossos políticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho,q a prefeita fafá deveria se preocupar tambem com a iluminaçaó de nossa cidade,pq a entrada de gostoso faz vergonha,a noite eh,muito escuro .cader a passarela q a prefeita ia fazer,com iluminaçao,da entrada de gostoso ate,o supermercado de seu vavá...

      Excluir
  3. ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA DO BAIRRO DO SANTO CRISTO - SMG TOUROS

    COM REFERENCIA A ESSA FAIXA DE PRESERVAÇAO ENTRE O MAR E INICIO DAS CONSTRUÇOES DAS TORRES DE AEROVENTO, ENTRE OS MUNICIPIOS DE SAO MIGUEL DE GOSTOSO E TOUROS, MESMO QUE ESSE ULTIMO NAO TENHA UMA LEI MUNICIPAL REGULAMENTANDO ESSAS FAIXAS, PENSO QUE A POPULACAO DO SANTO CRISTO, QUE PERTENCE AO MUN. DE SMG, DEVA RECORRER DA DISTANCIA MINIMA ENTRE A FAIXA DE PRAIA E A INSTALAÇAO DESSES EMPREENDIMENTOS, RECORRENDO AO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA "ËIV" PREVISTO NA LEI FEDERAL, "ESTATUTO DAS CIDADES", QUE PREVER ESTUDO PARA AVALIAR OS IMPACTOS CAUSADOS PELO EMPREENDIMENTO NA POPULAÇAO.

    NESSE CASO, A LEI FEDERAL TEM PRIORIDADE EM RELAÇAO A LEI MUNICIPAL, E CASO ALGUM DESSES MORADORES, QUE HABITAM NAS CONFLUENCIAS DOS DOIS MUNICIPIOS, O MINISTERIO PÚBLICO ENTRA EM AÇAO CASO SEJA PROVOCADO. QUEM SE SENTIR PREJUDICADO, OU SEJA, A POPULAÇAO QUE SE ENCONTRA NA AREA DE INFLUENCIA DIRETA DO PERIMETRO URBANO DE SMG E DEVE ENTRAR COM UMA AÇAO NOS ORGÁOS COMPETENTES.

    A EMPRESA DEVERÁ REALIZAR ESSE ESTUDO ,EIV, E O MUNISTERIO PUBLICO CONVOCA AUDIENCIAS PUBLICAS PARA OUVIR AS DUAR PARTES, E ASSIM, VIABILIZAR O PROJETO. EMPRESAS MODERNAS NÃO QUEREM VIVER EM CONFLITOS COM A POPULAÇAO LOCAL. TODAVIA É PRECISO DIFERENCIAR O QUE É AREA URBANA DE ÁREA RURAL.

    GILSON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gilson compareça na audiencia, pois precisamos de argumentos e argumentadores para defender discutir e chegarmos a um conssensso, uma coisa eu digo, esta audiencia devia ter sido feita antes da aprovação desta lei, ok camar de vereadore então nota 01 para o nosso legislativo, pois assuntos deste porte tem que ser socializado, discutido e levado em audiencia antes de aprovarem e depois apresentar a .....feio. abraços e vamos para a audiencia

      Excluir
  4. Com 1 ou 2 km, ...

    Elas terão 100 metros, ...

    vc que mora em gostoso, ... vá até a praia e olhe para o tourinho.

    vá até o final da praia do varrame, proxima praia depois de tourinho e olhe atentamente os aerogeradores ( nao fique tonto nem babando com a beleza e a imponencia da torre )

    Pronto, esta é a distancia que teremos aqui na ponta do Sto cristo!

    retipo com 1 ou 2 km, nos vamos ver estas torres encima das nossas cabeças, pois afinal elas possuem 100m de altura !!! todo o dia, toda hora, quando estivermos na praia ou em casa.

    Ah! vale mais uma pergunta:
    E a cidade hein ? Vai crescer para onde ?

    é CLARO que vai crescer para trás, ... ou seja em algum tempo estaremos embaixo das torres, assim como é em outros lugares do mundo.

    entendido ?

    Deveriamos ter pensado nisto a mais tempo, e criado um BOLSAO de proteção a cidade, ... onde os aero geradores estariam a 5km da praia, ... o vento a 100m é o mesmo. Só assim a cidade teria um crescimento protegido.

    ei, e o plano diretor ? o que contempla ? Ah, ainda não temos o PD publicado, ... então ele não é valido ! Que pena.

    Vamos para audiencia ! 5km da orla, é distancia justa e exata para proteger a cidade !

    ResponderExcluir
  5. Só digo uma coisa, Touros tem inveja de Gostoso.

    ResponderExcluir
  6. Touros infelizmente ficou para atrás. Eles vêm à Gostoso para comer em restaurantes, degustar vinho e tudo mais porque lá não há nada à noite e muitos empresários de lá estão se mudando para cá pelo nível de vida e opções de lazer. Se tem inveja não sei. Acho que seria muito bom para nós se Touros se desenvolvesse porque teríamos uma opção à mais na região. Aliás você sai de Natal em direção ao Norte até a divisa do Ceará e não encontra nenhum lugar com a infraestrutura de Gostoso em relação à restaurantes, bares e mesmo padarias de qualidade. Gostoso virou um pólo do litoral Norte. O pessoal das eólicas estão não sei a quantos km daqui mas querem morar em nossa cidade para terem uma opção de sair para comer e se divertir. Temos que aproveitar essa oportunidade e trazermos mais comércio para Gostoso. Falou-se muito da Rua das Ostras sendo um atrativo para o comércio e lazer, espero que os investidores vejam o potencial da cidade e venham para cá. Boa Sorte para todos.
    Euclídes

    ResponderExcluir
  7. Rua das Ostras ou não precisamos de mais comércio em Gostoso. Papelaria, armarinho, loja de 1,99, loja de roupa e muito mais.

    ResponderExcluir
  8. Seria importante que o comércio da rua das ostras crescesse muito mais, pois é uma rua larga onde existe mão e contra mão, e com certeza ficaria mais bonita e mais movimentada para todos nós.

    ResponderExcluir
  9. Os maridos com certeza ficariam mais tranquilos com mais comércio em Gostoso. Mulher quando volta das compras volta pianinho. Sei lá porque se fala tanto ness Rua das Ostras mas se virar um shopping a céu aberto quem vai ganhar será os homens. Viva a Rua das Ostras !!!!!!!!
    Denilsom

    ResponderExcluir
  10. Eita , essa rua das Ostras vai deixar muito homem de cabeça quente. Porque num colocar nessa rua oficina de carro e loja de autopeças? Eu já fico doido quando minha mulher diz que vai a Natal

    ResponderExcluir
  11. Não fique doido não homem, vá com ela também, só assim você esfria a cabeça, coisa boa é viajar.

    ResponderExcluir
  12. Comercio????
    O que esta faltando aqui em Sao Miguel do Gostoso é Consciencia minha gente!

    ResponderExcluir