domingo, 27 de julho de 2014

Trânsito congestiona ruas de São Miguel do Gostoso, mas Prefeitura e polícia prometem disciplinar tráfego

Basta olhar as ruas de São Miguel do Gostoso para ver que, em termos de trânsito, está tudo errado. Carros e motos estacionam em locais proibidos, outros param no meio da rua para que seus condutores conversem com outros motoristas, enquanto muitos veículos estacionam sobre as calçadas, danificando o piso e impedindo que as pessoas trafeguem por ali.
Até agora a Prefeitura ainda não conseguiu pôr ordem no trânsito da cidade. A avenida dos Arrecifes, principalmente no trecho entre o supermercado Vital e a avenida dos Dourados, é o trecho mais problemático. Por ali, dependendo da hora e do dia da semana, é praticamente impossível trafegar. Carros ficam estacionados dos dois lados, afunilando todo o trânsito.
A situação se agrava nos finais de semana e na segunda-feira, que é o dia da feira da cidade. Na sexta e no sábado à noite, é praticamente impossível passar por aquele trecho. Carros e motos estacionam dos dois lados da avenida dos Arrecifes - alguns deles param em cima das calçadas. A situação se complica se houver culto, na rua, na Igreja Assembléia de Deus.
A Prefeitura tem tomado algumas iniciativas para disciplinar o trânsito da cidade. Colocou placas proibindo o estacionamento no trecho mais complicado da avenida dos Arrecifes. Mas ninguém tem respeitado a determinação. Para que os motoristas respeitem a proibição, tem que haver punição aos motoristas infratores. Sem isso, ninguém respeita a proibição.
A Prefeitura acertou com o comando da Secretaria de Segurança Pública que a Polícia Rodoviária virá alguns dias a São Miguel do Gostoso para disciplinar o trânsito. Houve algumas visitas deste policiamento à cidade, mas os efeitos ainda são poucos. Falta uma ação mais organizada para que os motoristas respeitem a orientação e não estacionem em áreas proibidas.
Tráfego de ambulâncias
O problema do trânsito em São Miguel do Gostoso tem vários agravantes. O principal posto de saúde da cidade fica na avenida dos Arrecifes e está localizado exatamente na área mais movimentada daquela via. Se houver uma situação de emergência, com ambulâncias tendo que transportar doentes, a situação pode se complicar com os veículos presos no trânsito.
Há muitos outros problemas com o trânsito de São Miguel do Gostoso que precisam ser resolvidos imediatamente. Muitos carros estacionam sobre as calçadas. E isso é um abuso sem tamanho. Carros sobre as calçadas significam pisos quebrados e diminuição dos espaços para os pedestres. Todos perdem com esta falta de respeito.
Veículos têm que ser estacionados em garagens ou em locais apropriados, inclusive nas ruas onde o estacionamento é permitido, mas jamais sobre calçadas. Se as calçadas se quebram com o estacionamento, a Prefeitura ou o proprietário dos imóveis terão que gastar dinheiro para refazê-los. Este tipo de abuso de trânsito tem que ser proibido e punido já pela Prefeitura.
Outro agravante do trânsito da cidade é o tráfego em praias urbanas. O fluxo diminuiu depois que a Prefeitura fechou acessos às praias e pôs placas de proibição (foto)  nas ruas. Mas ainda se vê carros e motos trafegando pelas praias. A Polícia Rodoviária também promete aumentar a fiscalização nas praias,  apreendendo carros e punindo motoristas que insistam em trafegar por ali.
Também é problema o trânsito de motos em alta velocidade, muitas delas conduzidas por motoristas  sem habilitação e por menores. É grande o número de motos que têm seus canos de escape alterados para provocar mais barulho, o que é proibido pelas leis de trânsito. A polícia tem feito algumas apreensões destas motos, mas o problemas persiste. O cerco precisa ser ampliado.
Como toda cidade que cresce, São Miguel do Gostoso precisa tomar medidas para disciplinar seu trânsito. Se isso não ocorrer, a cidade pode virar uma terra de ninguém, onde impera a desordem e a selvageria. É claro que a população ordeira da cidade não quer isso. Por isso, Prefeitura e Polícia têm que dar as mãos para por ordem e impor disciplina, com urgência, no trânsito da cidade. 


25 comentários:

  1. Tem que multar esse carros todos e rebocar que o povo entende logo o recado. É um absurdo e falta de vergonha com o próximo. Concordo com você quando diz a palavra selvageria. Vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Podemos duplicar a rua ou fazer um ponte? KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Uma ponte é uma boa..

    ResponderExcluir
  4. Caro Senhor, sugiro a imediata retirada da foto, vez que estás publicando um patrimônio privado inclusive com a exposição da placa. Peço q seja feito de imediato p evitar uma demanda judicial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejam só a pretensão do cidadão aí de cima. Em qualquer lugar do mundo, estacionar em cima de calçadas - lugar destinado aos pedestres - é passível de punição grave. Na maioria das cidades, o carro é guinchado e o motorista é multado. E ainda vai pagar uma segunda multa, que não é barata, para retirar seu veículo do local em que ele foi colocado pelo guincho. Em São Miguel do Gostoso, o proprietário do carro em questão é flagrado estacionado irregularmente sobre uma calçada e ainda quer exigir do autor deste blog a retirada da foto sob "para evitar demanda judicial". Quanta pretensão - e desconhecimento das leis. Pelo jeito, o cidadão aí desconhece totalmente a legislação de trânsito. O correto seria ele pedir desculpas ao poder público e aos moradores por ter estacionado seu carrão em local destinado ao tráfego de pedestres. Mas não. Prefere, cheio de razão, fazer ameaças ao autor deste blog, sem reconhecer que estava errado ao deixar seu carrão estacionado sobre uma calçada. Quem devia acionar a Justiça era o proprietário desta calçada - que parece ser a Prefeitura - porque, seguramente, o imóvel - no caso, a calçada - sofreu danos com o estacionamento do veículo. Importante dizer que aquela calçada não é a garagem particular do proprietário deste veículo. Nem sequer guia rebaixada há no local, o que poderia, em tese (sempre autorizado pela Prefeitura), autorizar o estacionamento. Por que o proprietário do veículo não estaciona seu veículo na rua, próximo ao meio-fio? Por que se julgar dono da calçada e enfiar, durante várias noites (este veículo sempre é visto ali, estacionado) seu carrão em lugar impróprio, impedindo a passagem de pedestres por aquela via? Um lembrete: se algum pedestre tiver que trocar a calçada pela rua, devido o estacionamento deste carro na calçada, e se por acaso for atropelado (ou cair em algum desnível da rua), aí sim esta vítima tem direito de acionar a Justiça para que seja reparada pelo dano que o proprietário do veículo causou a ela. Mais:já é tempo de a Prefeitura de São Miguel do Gostoso tomar providências contra este tipo de abuso de pessoas que se acham donos das calçadas e estacionam seus veículos, muitos deles pesados (como o flagrado na foto), em áreas públicas destinadas ao tráfego de pedestres. E a cidade está cheia de casos como este.

      Excluir
    2. Se eu fosse Luiz, já teria entrado logo com essa ação!

      Excluir
  5. Não vejo a nossa cidade com essa problemática com o transito não, nas grandes cidade aí sim o transito está péssimo, agora aqui está muito bom, quem não quiser conviver com o transito é só ir morar bem afastado das cidades, tem gente que reclama de tudo.

    ResponderExcluir
  6. Vamos aos fatos :
    1. Os carros e caminhões da Dois A, que foi contratada pela Voltália, são os que mais desrespeitam. Os veículos ficam estacionados defronte ao Restaurante do Raimundo Cambuto e também da Padaria Pão Gostoso, enquanto os seus ocupantes tomam o café da manhã ou almoçam tranquilamente. Será que a Prefeitura pode comunicar a Voltália, para que esta tome as providências junto à Dois A ?
    2. A própria Prefeitura não respeita, pois quando fez a obra da Escola Zuza Torres, a metralha era despejada na Rua. Outra obra que está rolando é no local onde funcionava o Caixa do Banco do Brasil. Fizeram um tapume tomando toda a calçada, é material da obra no meio da Rua,ou seja, um grande desrespeito à população de Gostoso.
    3. Um bugre vermelho e um Fiat Uno ficam estacionados defronte ao Bradesco, no lado em que têm placas proibindo o estacionamento. Custava aos donos destes veículos estacionarem no lado contrário ?
    4. As barracas da Feira Livre de Gostoso começam a ser armadas no sábado e somente na 3ª Feira da semana seguinte é que elas são totalmente retiradas da Rua. Não está faltando uma logística melhor para armá-las na madrugada da segunda-feira e desarmá-las até às 6 horas da mesma segunda-feira ? Isto já acontece com as feiras livre de grandes cidades, a Rua fica interditada a partir da meia noite, mas no início da tarde ela já está entregue à População.
    O que falta para a Prefeitura de Gostoso administrar melhor a nossa cidade ? Será que é competência dos que fazem esta administração ?
    Sugestões :
    1. Conversar com o responsável pela Dois A e tentar resolver o problema do fluxo dos veículos que ficam estacionados na Av. dos Arrecifes. Caso não seja solucionado o problema, conversar com a Voltália, afinal de contas eles foram muito solícitos na última Audiência Pública;
    2. Prefeitura estudar a logística da Feira Livre e definir as novas regras para torná-la mais operacional, além de áreas de estacionamento para caminhões, mudança das barracas, de tal forma que sejam mais fáceis de serem armadas e guardadas. Para conhecimento, as barracas de uma feira em São Paulo são acondicionadas em um caminhão 1113 ou no máximo 2, ou seja, o espaço físico para guardá-las é mínimo.
    3. Fazer uma reunião com os donos dos depósitos de material de contrução (acredito que sejam no máximo 6), e, definir que os materiais entregues nas obras não poderão e não deverão ser despejados em via pública, ou seja, o dono da obra deverá ter espaço físico em seu imóvel, para acondicionar tais materias. A Prefeitura terá que dar o exemplo em suas obras ( Posto de Saúde da Av. dos Arrecifes ).
    4. Conversar com os donos do buggy vermelho e do Fiat Uno para não estacionarem os mesmos no local que hoje é proibido.

    Acredito que estas sugestões, se forem levadas em consideração e implementadas, iremos reduzir muito os nossos problemas, fazendo com que São Miguel do Gostoso seja uma cidade mais humana e organizada.

    ResponderExcluir
  7. poderia ter manchado a placa do carro...

    Pedro

    ResponderExcluir
  8. aculpada,e a nossa prefeita,pq ela comerçou uma obra,aõ lado do posto de saúde,esta parada a meses,atrapalhando o nosso transito,

    ResponderExcluir
  9. esse carro e da irmã da prefeita!!!! Esse pode sim estacionar ai.

    ResponderExcluir
  10. Emanoel já que vc e intimo da prefeita, de sugestões de melhoria para desafogar o transito nas ruas de Gostoso. grata Marta Scoot

    ResponderExcluir
  11. Com esse arrastão de ontem em Gostoso precisamos saber onde está a polícia. Rua da Tartaruga aonde ? que número de casa ? Como chegar lá para pedir socorro ? Porque o pelotão ficou tão longe de todos ? Os telefones. Precisamos nos unir para acabar com a impunidade de arrastões, carros na calçada impedindo até ambulancias de passar. Tudo isso é crime e quem comete um crime é criminoso. Quantos criminosos temos nesta pequena cidade chamada não sei até quando de " Gostoso "

    ResponderExcluir
  12. e precisam ver a bagunça que acontece no final do do expediente com os caminhões de carga passando pela rua principal,eles deveriam ser absolutamente proibidos de passar nesta via(é possível passar pelas ruas de trás),e cuidar dos carros da Dois A para deixarem seus carros somente de um lado da rua ,é tão simples e numa cidade pequena como a nossa é aparentemente fácil de resolver.O que será dos turistas quando chegarem na cidade e tentarem dar aquela caminhada gostosa pela cidade apreciando a vida pacata?????

    Nicéia Cavalcante

    ResponderExcluir
  13. Existe pessoas que só sabem é fazer criticas, quanta babaquice, gente caiam na real, para melhorar o transito da nossa cidade na cabeça de certas pessoas só a construção de um viaduto cortando a nossa cidade de norte a sul e de leste a oeste, só assim resolveria o problema.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado um trexo da matéria feita por emanoel nere me chamou atenção quando ele diz que a prefeita entrou em acordo com os policiais de trânsito para colocar ordem na cidade .porque eu disse que era engraçado pois alguns dias atrás veio algum comandante da policia falar na rádio que a prefeita nem francisca Pinheiro tinha nada haver com isso , mais seu. Emanuel nere diz ao contrário. Publique meu nome é vanilza

    ResponderExcluir
  15. Mas foi arrastão ou assalto o que aconteceu anteontem?.Arrastão é quando um bando de gente vai roubando todo mundo em volta,até onde eu sei ,isso ainda não aconteceu aqui
    E ainda tem gente que não conhece a Rua da Tartaruga,pelo amor de Deus!.Vamos conhecer melhor a nossa cidade para poder opinar.Segue pela Rua Arabaiana no Maceió ate encostar na fazenda do Adolfo,ali é só perguntar se não enxergar o nome da polícia no muro,vamos acabar com esses ladrões bandidos e safados.

    Não entendi nada o que a Vanilza escreveu,pode explicar melhor fia de Deus!

    Nicéia Cavalcante

    ResponderExcluir
  16. Todas as pessoas deveriam conhecer melhor a cidade em que moram .
    O bairro do maceio e um dos mais bonitos daqui,tem uma praia belissima ,bons restauranteas ,pousadas maravilhosas e um povo acolhedor.
    O time de futebol de maior torcida da cidade e daqui,os cinco primeiros colocados na corrida de bicicletas da festa da cidade este ano sao daqui..
    Nada mais justo do que o batalhao ser instalado aqui.
    Maceio e Gostoso

    ResponderExcluir
  17. Esse carro só pode ser do cunhado da Prefeita, o povo tem dinheiro pra tudo menos para fazer uma garagem, nós da nossa cidade devemos da bons exemplos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o sr. joaõ wilson faz do mesmo jeito, ja cansei de vér o carro dele em cima de calçada...isso e uma vergonhaa..

      Excluir
  18. as placas de estacionamento proibido foram colocadas mas se não houver um profissional de transito no local as pessoas não irão respeitar quanto as obras de Gostoso estou muito preocupada com a creche que não está funcionando existe muitas crianças que estão fora da sala de aula por causa de uma obra que está parada as muitos dias provavelmente por falta de pagamento aos trabalhadores isso é muito triste para a nossa comunidade acho um descaso a educação dessas crianças e a prefeita sequer dá explicaçao sobre os dias sem aula na creche muitas mães estão levando os filhos pra o trabalho porque não tem com quem deixar peço a senhora Isabel de Matos que tenha misericórdia dessas crianças que estão fora da sala a mais de um mês e não sabem quando vão voltar gostaria de deixar aqui a minha indignação por esses descaso na minha cidade e tambem dizer que educação é coisa séria e nossas crianças não merecem esse desrespeito

    ResponderExcluir
  19. creche está com reforma paralisada a vários dias e secretária de educação não está nem preocupada com nossas crianças o ideal seria alugar um prédio para que as crianças não fiquem prejudicadas mas falta interesse da prefeitura isso é uma vergonha até nossas crianças estão sendo maltratadas pela gestão senhora prefeita dê uma satisfação as mães que precisam da creche para colocar seus filhos respeite o povo que lhe elegeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenha calma amigo...miguel texeira vai voltar,pra melhor nossa cidade...se deus quiser....

      Excluir
  20. o transito na avenidas dos arrecifes pode ser resolvida se só permitir estacionamento só de um lado e tirar os alternativos que vão a Touros para a frente da padaria pão gostoso ali tem espaço é só colocar um policial pra controlar esse problema

    ResponderExcluir
  21. nossa cidade precisa de política e políticos novos so assim teremos algo novo nessa cidade, concorda caro Emanoel Neri. com relação ao transito, precisa de choque de ordem alguém que tenha pulso para saber resolver situações complicadas em q a politicagem não interfira alguém serio, caso vai continuar a mesma mer....que estar.

    ResponderExcluir