quarta-feira, 17 de setembro de 2014

São Paulo adota bikes como meio de transporte urbano e estilo de vida. Terá 400 km de ciclovias



Por Emanuel Neri
No Brasil, o carro sempre foi símbolo de status e de poder. Ter um carro é como se o cidadão conseguisse chegar a uma nova classe social, atingindo um padrão de vida que não tinha antes. Isso gera um uso intenso do automóvel no país e leva as ruas das cidades a ficaram intransitáveis, com congestionamentos monstruosos.
Pois agora a maior cidade do país, São Paulo, começa a quebrar este tabu. Primeiro é o rodízio de veículos na cidade - já existente há algum tempo em horários de pico (das 7 às 10h e das 17 às 20h) e de acordo com o final da placa dos veículos – que pode ser estendido agora para todo o dia, das 7 às 20h.
Depois, São Paulo priorizou as faixas exclusivas de ônibus.  A cidade já tem 440 km destas faixas – 356 km construídas na gestão do atual prefeito, Fernando Haddad (PT). Isso fez com que os ônibus passassem a andar 68,7% mais rápidos do que antes. Anda-se mais rápido de ônibus na cidade do que de carro.
Mas a grande novidade que a mobilidade urbana de São Paulo experimenta agora é o uso mais intenso da bicicleta. De uma hora para outra, surgiram ciclovias (foto) por todos os cantos da cidade. Até o final de 2014, São Paulo terá 200 km destas faixas exclusivas para bicicletas – em 2015, serão 400 km.
Quatrocentos quilômetros de ciclovias em uma única cidade é muita coisa. Para se ter ideia do seu tamanho, é como se um ciclista fosse de São Paulo até a cidade do Rio de Janeiro por ciclovias. Além das ciclovias, São Paulo tem uma quantidade enorme de ciclofaixas, que só funcionam aos domingos.
O número de veículos na cidade de São Paulo, que tem 12 milhões de habitantes, é assustador: mais de seis milhões. Isso significa que há um carro para cada grupo de duas pessoas da cidade, incluindo crianças e idosos. As ciclovias podem fazer com que muita gente troque seus carros por bicicletas.
Além de ser um meio de transporte não poluente, a bicicleta contribui para que se tenha uma vida mais saudável (veja abaixo benefícios do uso da bicicleta). Por causa disso, a onda da bicicleta parece que começa a pegar em todo o Brasil. Em São Paulo, metrôs e trens já disponibilizam bicicletários para seus usuários.
Na periferia de São Paulo, trabalhadores vêm de bicicleta até estações de trens e metrô, deixam suas bikes nos bicicletários, e se deslocam a partir dali para seus locais de trabalho. Em bairros onde há mais ciclovias, trabalhadores vêm de bicicleta até o trabalho. Um meio transporte mais barato e muito mais saudável.
É claro que a onda das ciclovias deixou um rastro de protesto em São Paulo. O senador Aloisio Nunes (PSDB) chamou a instalação de ciclovias em seu bairro, Hegienópolis, um dos mais caros da cidade, de “delírio autoritário” do prefeito Haddad. Empresária ficou furiosa ao ver ciclovia passou diante de sua loja.
“Onde vou colocar minhas clientes milionárias que andam de carro importado?”, perguntou. As reações são as mais absurdas possíveis. Uma professora universitária definiu o vermelho das ciclovias como “uma descarada propaganda do PT”. Acionada, a Justiça  não achou que o vermelho seja propaganda do PT.
É fato que estes protestos têm gerado reações contrárias de usuários de bikes e de pessoas que defendem as ciclovias como meio para desafogar o caótico trânsito de São Paulo. Já há até mesmo uma petição circulando na internet,já com milhares de assinaturas, apoiando a implantação de ciclovias na cidade.
O que São Paulo tenta fazer agora já é realidade em muitas cidades do mundo. Em Amsterdã, na Holanda, grande parte da população se desloca de bicicleta para o trabalho. Na capital da Dinamarca, Copenhague, um terço da população usa bikes, o que também ocorre em cidades como Berlim, na Alemanha.
É importante que, a exemplo de São Paulo, outras cidades brasileiras - sejam grandes, médias ou pequenas – sigam este mesmo caminho da bike. Também é de grande importância que se aperte o cerco contra motoristas que não respeitam o ciclista. Em São Paulo, há registro de uma morte de ciclista por semana.
Abaixo, links com a reação dos paulistanos, contra e a favor, à transformação que São Paulo começa a fazer em seu estilo de vida e em sua malha urbana, implantando ciclovias por toda a cidade e incentivando o uso intenso de bicicletas. Veja também benefícios que o uso de bikes traz para a saúde.

7 comentários:

  1. Ótima Idéia! que tal acabar com todos os carros PUBLICOS do governo e transforma-los em bicicletas?

    ResponderExcluir
  2. o sr nao tem vergonha na cara de fazer propagando do babaca do nosso prefeito tao descaradamente?
    as duas coisas foram uma imbecilidade sem tamanho. as faixas de onibus, que aumentaram a velocidade do onibus em 10%, diminuiram a dos carros em 75% porque o transporte publico eh um lixo e ao inves de primeiro investir nos onibus pra depois naturalmente as pessoas preferiem deixar o carro em casa, fez na marra essa porcaria prejudicando a todos.
    a ciclovia entao eh pior ainda. uma estupidez. todas totalmente vazias, mais uma vez prejudicando o transito querendo forcar uma situaçao que nao existe. ninguem prefere ir de bike pra lugar nenhum a nao ser em alguns momentos de laser...
    obviamente como todo petista lazarento quer influenciar os mais ignorantes falando uma cretinice dessas pra ver se alguem acredita e acha uma boa soluçao...
    babaca...

    ResponderExcluir
  3. e como todo bom petista babaca e sem argumentos reais vai deletar meu comentario ao inves de publicar e deixar que comentarios antagonicos deixem o leitor julgar qual acha mais correto... haha

    ResponderExcluir
  4. mais um assalto em Gostoso em plena luz do dia por volta das 11 horas da manha uma casa foi invadida por 3 assaltantes que colocaram uma arma na cabeça da funcionária da casa e trancaram ela em um quarto enquanto faziam um arrastão a pessoas que passavam no local prestaram socorro a vítima que estava em estado de choque a policia foi chamada e veio imediatamente mas não consegui prender os bandidos vários assaltos estão acontecendo na cidade e a população está cobrando uma atitude emergencial da policia militar é preciso agir com mais sabedoria pra prender esses bandidos é necessário que façam blitz diariamente pra inibir a ação desses bandidos a policia tem que fazer um trabalho preventivo todos os dias pois a população está com medo e pede ao senhor delegado que tome uma atitude com urgencia .tivemos roubos em escolas 5 no Olimpia e 1 no Ana Ribeiro tivemos um empresário do kat surf que perdeu mais de 15 mil reais de material e um casal que teve seus pertences levado por bandidos e mercadinho tambem assaltado tudo isso aconteceu em menos de 15 dias eu considero um dado alarmante e peço como cidadão gostosense providencia tanto da policia como da senhora Prefeita desse municipio nós temos direito a ter segurança ´sáude e educação por isso gostaria que o senhor dono desse blog publicasse meu apelo para que eu fosse atendido e se tiver alguma sugestão por favor publique nesse meu de comunicação porque eu acho que a policia ainda está sem saber como fazer para que esses assaltos acabem em Sao miguel do Gostoso

    ResponderExcluir
  5. Andar de bike é bom para quem já é aposentado e quem está sem fazer nada mas pra ir trabalhar não é uma boa idéia principalmente aqui em Gostoso que temos um calçamento mal feito cheio de pontas como é que a prefeita fica andando de bike e incentivando a populaçao se não dá condição pra o povo pedalar ?acho tudo isso uma piada se querem acabar com a poluiçao tem que dár condiçao pra isso porque ninguem quer cair de bike por causa dos buracos só os babaõs é que acompanham a prefeita de bike

    ResponderExcluir
  6. a igreja está recebendo a visita de politicos locais que coisa feia só vão a igreja no periodo de campanha acho que o povo já observou e vai dá um bom troco nas urnas se é cat´olico vá o ano inteiro a missa agora ir só no periodo de eleiçao é babaquice e o povo não é besta pra acreditar que sejam bonzinhos e tem respeito por Deus essas pessoas nunca deram o dízimo nem perguntaram ao padre a necessidade da igreja só´vão pra apertar a mão do povo e pedir voto isso é muito sem respeito ao santo da igreja e a povo de Deus

    ResponderExcluir
  7. Onde está o efetivo policial que a prefeita prometeu estalar aqui em Gostoso?ficou dito que teria 25 homens da policia fazendo a guarda da cidade inclusive com cavalaria e carros traçados eu não vi nada disso o que tenho visto é falta de segurança pra o povo da cidade por isso que´hoje não vou a nenhuma reunião porque já participei de muitas e toda promessa feita nessas que fui ainda não vi resultado vejo que aqui se tem muita conversa e pouca resolução isso se chama falta de compromisso eu estou muito decepcionado com essa gestão que promete e não cumpre espero que mude e faça a coisa certa .

    ResponderExcluir