sábado, 25 de outubro de 2014

Eleição de Robinson para governo do RN faz de Fátima Bezerra uma das maiores líderes políticas do Estado



Por Emanuel Neri
A maior surpresa das eleições deste ano – talvez até em todo o Brasil – será a eleição de Robinson Faria (PSD) para o governo do Rio Grande do Norte. Robinson está derrotando o todo-poderoso Henrique Eduardo Alves (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados e terceiro na linha sucessória do pais.
Segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25/10), Robinson tem 54% dos votos válidos (excluídos nulos e brancos) contra 46% de Henrique. Há alguns meses, ninguém imaginava que Robinson – atual vice da governadora Rosalba Ciarlini, com quem é rompido – fosse capaz de se eleger governador.
Mas teve um fator que foi determinante para a provável eleição de Robinson, sua aliança com a senadora eleita Fátima Bezerra (PT). A ex-deputada petista – a mais votada nas últimas eleições do RN para a Câmara dos Deputados – teve importância fundamental na arrancada de Robinson para a vitória.
Na eleição para o Senado, Fátima teve mais votos do que os dois candidatos para governador no primeiro turno. Foi eleita com 808 mil votos, enquanto Henrique teve 702 mil e Robinson, 624 mil. Foi o prestígio de Fátima em todo o RN e seu impressionante peso eleitoral que puxaram Robinson para cima.
Além de coordenar a campanha de Robinson no segundo turno, Fátima conseguiu, ainda no primeiro turno, importante apoio para seu candidato. O ex-presidente Lula gravou no horário de TV de Robinson. A gravação foi exaustivamente reproduzida no horário de TV do candidato no segundo turno.
Fátima sai desta eleição como uma das maiores lideranças políticas do RN.
Formada em pedagogia e com atuação na rede pública de ensino potiguar, Fátima (na foto, com Robinson) teve destacado trabalho na área de educação do Rio Grande do Norte. Graças a ela, o governo federal construiu 21 unidades federais de ensino profissionalizante em municípios do Estado. Antes havia apenas duas destas escolas – uma em Natal e a outra em Mossoró.
O mais importante é que Fátima recebe os dividendos da maldade que Henrique fez com ela na definição da aliança para a disputa do governo e do Senado pelo RN. Havia um pré-acordo para que Henrique concorresse ao governo e Fátima ao Senado. Mas Henrique puxou de última hora o tapete da deputada petista.
No lugar de Fátima, Henrique preferiu ter a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) em sua aliança. Wilma queria concorrer ao governo, mas o peemedebista a convenceu a disputar o Senado, com o apoio de sua ampla coligação, que reunia 17 partidos – além do PMDB, PSDB, DEM, PDT e outros grupos políticos.
Traída por Henrique, Fátima foi à luta e se aliou a Robinson, que concorria ao governo. Mas até aquele momento ele não tinha a menor chance de ser eleito. A candidatura vitoriosa de Fátima para o Senado deu musculatura eleitoral a Robinson, que cresceu e chegou à eleição do segundo turno como favorito.
Foi Fátima quem deu o verniz de esquerda a Robinson, que ele não tinha. Mais que isso, facilitou a penetração da candidatura do PSD em setores progressistas. Fátima “colou” a campanha de Robinson ao da presidenta Dilma, que deve ter no RN mais de 70% dos votos válidos. Fórmula perfeita para ganhar eleição.
O apoio de Lula a Robinson gerou a insatisfação de Henrique e do PMDB nacional. Mas é fato que Henrique nunca morreu de amores por Dilma, Lula e o PT. No primeiro turno, o peemedebista escondeu Dilma do seu material de campanha. No segundo turno, ensaiou apoio ao presidenciável Aécio Neves (PSDB).
Agora Henrique está pagando por seus atos e ambiguidade política. A “rasteira” que ele deu em Fátima pode ser considerada uma das maiores trapalhadas da história política potiguar. Se fosse mantido o acordo anterior com a petista, ele teria sido eleito com muita facilidade no primeiro turno.
A derrota de Henrique corresponde ao preço do tamanho da sua esperteza. Fez uma aposta política errada e perdeu. A partir do próximo ano, ele fica sem a presidência da Câmara e o cargo de deputado, que detinha há mais de 40 anos.
Abaixo, links com resultados da última pesquisa para o governo do RN, bem como da disputa para presidente, na qual Dilma continua na liderança, embora com uma diferença menor. Veja ainda reportagens de outros jornais sobre a disputa potiguar, além de posts anteriores deste blog.

8 comentários:

  1. Estou muito preocupada com o transito louco de gostoso não entendo como pode tantos motoqueiros fazerem da nossas ruas pista de corrida e não serem punido por isso pergunto o que está havendo ?será que as autoridades fecharam os olhos pra esses garotos?ou é falta de responsabilidade da gestão local eu não aguento tanta infração coisa de louco eles dirigem em alta velocidade com o cano da moto furado o que provoca muito barulho e ninguem faz nada eu peço ao senhor Emanuel neri que tem nos dado esses espaço para fazer nossas reclamações ,elogios que fale com a policia militar local pra tomar uma providencia temos aqui criança de 12 anos dirigindo moto que coisa absurda será que ninguem ver isso?o que precisa acontecer pra que seja tomada uma providençia?será que o acidente com dona Lidia não bastou?pelo amor de Deus não deixe nossa cidade ser sem lei vamos tomar uma atitude independente de partido politico vamos senhores vereadores que são representantes do povo não tenham medo de proibir menores dirigindo porque isso é lei voces só serão veículos para lembrar a esses garotos que não podem fazer de suas motos uma arma eu espero sinceramente que meu apelo seja ouvido pelas autoridades porque senão for eu mas uma vez estarei decepcionada com a falta de respeito com que vive dentro da lei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cade o batalhão que iria estra aqui diariamente? promessa da prefeita de vcs!!!
      Cade????????????

      Excluir
  2. Parabéns a leitora acima, a verdade e que virou bagunça de vez nossa cidade os motoqueiros fazem o que bem que e entende e fica por isso mesmo ninguém faz nada. Até os roubos voltaram o que ta acontecendo?

    ResponderExcluir
  3. A bagunça está na ruas de Gostoso por causa da mal administraçao de Fafa aqui já se sabe que não se respeita leis se ela fosse uma prefeita competente já havia resolvido esse problema de menores dirigindo motos e causando acidentes eu gostaria de saber se acontecesse com algum parente dela ser vítima desses motoqueiros se ela iria agir dessa forma porque eu não sei o que precisa acontecer pra que seja respeitada a lei de transito nessa cidade cadê a policia que não faz nada e onde está a promessa de vir para gostoso 25 homens da policia pra tomar conta da nossa segurança?tudo não passou de uma mentira pra enganar o povo por isso que Fafa não conseguiu nem eleger o candidato a governador eu vejo que a cada dia ela fracassa agora se começar a agir tenho certeza que tudo pode mudar é só exigir da policia mais ação e pegar esses de menores pra se manter a lei na cidade e prender os bandidos que já começaram a roubar nossas residencias vamos agir Fatima Dantas ainda dá tempo de reconquistar o povo de Gostoso

    ResponderExcluir
  4. parabéns a leitora acima, concordo plenamente ainda da tempo prefeita faça valer apena dos que lhe elegeram, reconquiste o povo, faça alguma coisa pela nossa cidade você consegue tenho certeza e ainda acredito em você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredite mais não!!! nem adianta!!
      cade as obras da praia da xepâ? cade o batalhão?? cade a agua no maceio?
      Cade???

      Excluir
  5. O segundo turno em São Miguel do Gostoso, foi um tranquilo dia ensolarado de domingo, ideal para ir a praia e almoçar com a família, viajar ou se dedicar a qualquer atividade prazerosa. E não é que muita gente pensou assim! Na inércia dos partidos as abstenções chegaram a 22,6% (1.657). Os votos brancos e nulos somaram 10,14% (594).

    A prefeita de São Miguel do Gostoso, que já havia tido um baixo desempenho no 1º turno, conseguiu piorar sua situação, amargando mais uma dura derrota, dessa vez com 3.257 votos para Robson Farias (eleito) e 2.002 votos para Henrique Alves, uma diferença de 1.255 votos.

    Uma das possíveis causas desse desastre – além da inércia do PMDB, e a péssima avaliação da gestão – foi à tentativa de muitas lideranças da prefeita de “colar” o voto de Henrique Alves com o Aécio Neves, que já apresentava pouco mais de 30% da intenção de votos no RN.
    Este comentário copiei do blog do assis, e concordo plenamente nas questões acima, primeira uma má administração e segundo ela a prefeita será que não sentiu que os seus assessores, os seus cargos de extrema confiança estão só querendo acabar com ela, é verdade, comncordo plenamente, outra coisa esse negócio de uma prefeita mãe, participar de festinhas tirar fotinhas e depois divulgar pelas suas assessoras, quando a gente si compromete em gerir algo tem que ter respeito e participação, essa logmarca da sua administração é apenas maquiagem, concordo, ainda dá tempo de reverter o quadro e sair de cabeça erguida ou se quiser até a releição, mas por favor olhe para esta cidade. publique por favor......

    ResponderExcluir
  6. Cadê a força de miguel que seus seguidores diziam que iam mudar o resultado no segundo turno para governador, que decepção.

    ResponderExcluir