quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Banda da Ribeira desfila neste sábado pelas ruas de São Miguel do Gostoso abrindo o Carnaval da cidade



Por Emanuel Neri
E o Carnaval de São Miguel do Gostoso começa neste sábado(24/1) com o desfile da tradicionalíssima Banda da Ribeira. Já virou tradição o Carnaval da cidade ser aberto por esta excelente banda de Natal.
A Banda da Ribeira sai às 17h da Praia do Maceió – ao lado do bar Madame Chita. De lá, ela vai até o bairro do Maceió e volta pela avenida dos Arrecifes até o bairro do Cardeiro (altura da Pousada Mar de Estrelas). Volta pela mesma avenida e encerra a festa na Praia da Xepa.
Sempre que a Banda da Ribeira vem a São Miguel do Gostoso atrai muitos turistas (foto), principalmente de Natal. É que esta banda, fundada no bairro da Ribeira, um dos mais antigos de Natal, tem milhares de admiradores. Sempre que ela sai, uma multidão a acompanha pelas ruas da capital.
A vida da Banda da Ribeira a São Miguel do Gostoso conta com o apoio da Prefeitura e da AEGostoso. Pousadas – como Ponteiros, Alegria e Mar de Estrelas - também se mobilizaram para hospedar músicos da banda. Outras pousadas e restaurantes colaboraram com o pagamento do cachê da banda.
A população de São Miguel do Gostoso não pode perder a oportunidade de se divertir com esta excelente banda. Além de sambas, marchas e frevos, a banda também toca jazz e outros estilos musicais. O encerramento da exibição da banda, na Praia da Xepa, é um momento alto da sua apresentação.
A Banda da Ribeira foi criada há mais de dez anos por um grupo de boêmios de Natal, entre eles Leonardo Godoy, que há cerca de 20 anos mora em São Miguel do Gostoso. Godoy, que abriu a primeira pousada da cidade (Pousada do Gostoso), hoje é proprietário do restaurante La Brisa.
São Miguel do Gostoso também se prepara para fazer mais um Carnaval bem ao seu estilo. Muitos blocos e bandas sairão pelas ruas da cidade. Um dos mais animados e bonito é o bloco da Madame Chita, que sai no domingo, às 16h, da Praia do Maceió. Haverá bailes populares, a partir do sábado, na Praia da Xepa.
A Prefeitura pede que todas as bandas e blocos que sairão no Carnaval devem procurar a Secretaria de Turismo para obter licença especial para cada desfile. É que, dependendo da hora de saída de cada bloco e banda, a polícia precisa montar esquema de alteração de trânsito e reforço da segurança da cidade.
Para garantir maior segurança dos foliões, a polícia pede que cada bloco tenha uma enorme corda em torno deles. Isso evitará riscos de acidentes com os integrantes do bloco. Durante o Carnaval e mesmo neste sábado, com a Banda Ribeira, a Prefeitura vai interditar algumas ruas da cidade.
Um dos trechos modificados será a avenida dos Arrecifes. Para quem entra na cidade (direção centro), haverá bloqueio na altura do supermercado Vital. A partir dali o trânsito fluirá pela rua do cemitério velho, pegará a rua do Olímpia Teixeira, trecho da rua dos Dourados e voltará a Arrecifes pela rua ao lado do Iasnin.
No caso da Banda da Ribeira, a Polícia vai evitar que paredões de som a acompanhem. A direção da banda reclama sempre de paredões que se aproximam da banda, atrapalhando a execução de músicas e prejudicando sua apresentação.
A partir deste sábado, os moradores de São Miguel do Gostoso têm oportunidade de acompanhar uma banda animadíssima e de excelente qualidade pelas ruas da cidade. A Banda da Ribeira tem tradição, conta com músicos de qualidade, e sempre é muito elogiada ao se apresentar na abertura do Carnaval local.
Veja, abaixo, post deste blog sobre a apresentação da Banda da Ribeira no Carnaval do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário