segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Agora quadriciclos invadem praias de São Miguel do Gostoso. Tartarugas são vítimas da irresponsabilidade



Por Emanuel Neri
O que já era ruim, agora está muito pior. O trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso, que antes era dominado por carros e motoqueiros enlouquecidos, agora também foi invadido por quadriciclos.
Com isso, há relatos de pessoas e ONGs que encontraram  tartarugas e ninhos desta rara espécie esmagados pelos pneus de veículos na orla da cidade.
Agências de turismo estão alugando quadriciclos para qualquer pessoa. Basta chegar com o dinheiro que o veículo é alugado. Não há a menor preocupação se o condutor é habilitado para dirigir veículos ou se é menor de idade.
Aí é um Deus nos acuda nas praias e nas ruas da cidade.
Neste verão, aumentou consideravelmente o movimento de quadriciclos. E eles trafegam a qualquer hora e em qualquer direção. À noite, é comum ver estes veículos trafegarem em velocidade pelas praias e ruas da cidade.
Muitos dos que dirigem quadriciclos são menores sem habilitação, o que aumenta o risco de acidente. Pior: a exemplo das motos, eles também circulam com cano de escape estourados, aumentado consideravelmente o barulho destes veículos.
O trânsito nas ruas da cidade está cada vez pior. São Miguel do Gostoso está parecendo mesmo uma cidade sem lei.
A Prefeitura tem feito muito pouco para pôr ordem na cidade. Aqui e acolá a polícia toma alguma iniciativa e apreende motos que circulam em alta velocidade. Há placas na rua indicando estacionamento proibido, mas praticamente nenhum motorista respeita.
O pior é a falta de iniciativa da Prefeitura para fechar os acessos de veículos às  praias urbanas. Sem isso, carros, motos e quadriciclos invadem a orla urbana,  desrespeitando adultos e crianças que estão nas praias.
Por enquanto as maiores vítimas do trânsito nas praias são tartarugas marinhas que fazem ninhos ao longo da costa da cidade. São Miguel do Gostoso é uma espécie de santuário de reprodução de tartarugas. Há centenas de ninhos em todas as praias.
Monitorados pela pela ONG Amjus, desde o momento da desova até o nascimento dos filhotes de  tartarugas, nos locais da desova são colocadas uma bandeirola amarela e faixas alertando que ali existem ninhos de tartarugas.
“Atenção – desova de tartarugas” – está escrito nas bandeirolas sobre os ninhos.
Com o aumento do tráfego, cresceu também o numero de relatos de pessoas que e presenciaram tartarugas esmagadas sob os pneus dos veículos. Absurdo, né? Mas este crime ambiental está ocorrendo em São Miguel do Gostoso.
A tartaruga é uma espécie em extinção. Mais rara ainda é a chamada tartaruga de pente – é muito comum ver ninhos desta espécie no litoral de São Miguel do Gostoso. Infelizmente tudo isso está sendo destruído por motoristas irresponsáveis.
Em qualquer lugar do mundo, a escolha de uma praia para a desova de tartarugas seria motivo de orgulho para a sua população. Em São Miguel do Gostoso, motoristas ignorantes e desrespeitosos com a vida animal ajudam a destruir tartarugas.
Segundo a Amjus, órgãos como o Conselho Regional de Biologia reconhecem a orla de São Miguel do Gostoso como santuário ecológico de preservação de preservação de tartarugas.
Qualquer tipo de agressão a estes animais é considerado crime ambiental e punido por legislação federal. Agora imaginem a gravidade de crimes como o atropelamento de tartarugas por motoristas irresponsáveis que não respeitam nem estes animais nem a população da cidade.
O alerta está dado. Carros, motos e quadriciclos esmagam ninhos de tartarugas e atropelam espécies deste tipo na orla de São Miguel do Gostoso. Cabe à Prefeitura, à polícia e aos órgãos ambientais cuidar imediatamente destes abusos.

16 comentários:

  1. Já hoje vi uma publicação na página da Amjus no Facebook anunciando que um ninho de tartaruga foi destroçado. Que onde era um ninho é agora apenas rastro de carros. É uma falta de respeito muito grande com o meio ambiente.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  2. Segundo o artigo 143 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é necessária, para conduzir um quadriciclo, a carteira nacional de habilitação (CNH) categoria "B", que se destina ao "condutor de veículo motorizado.
    O quadriciclo não se enquadra como moto nem tampouco como um triciclo. Assim, a legislação brasileira determina a habilitação de carro de passeio. Além disso, há uma série de regras para quem conduz um quadriciclo. Entre os itens obrigatórios de segurança, o Contran estabelece o uso de equipamento de proteção (capacete, por exemplo), por meio da Resolução nº 203/06, para os usuários de triciclos e quadriciclos motorizados.
    Mesmo usando os quadriciclos em áreas restritas (condomínio, sítios, fazendas e praias abertas), o condutor deve cumprir exigências. Caso contrário, estará sujeito às sanções legais. As placas de identificação são obrigatórias no veículo, conforme artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro leitor acima, em uma audiencia aqui em sao miguel o proprio comandante do detran do RN, falou q quadriciclo não se enquadro nem em transporte publico,nem triciclo, ele foi fabricado para zona rural,para trabalhar nas fazendas.
      É um transporte para trabalhos agriculos, quadriciclo não é para andar nas vias publicas, muito menos nas praias.

      Excluir
  3. Mas não foi proibido o quadriciclo no verão passado aqui???Por que estas pessoas estão alugando estes veículos de novo?Eu vejo hordas deles saindo do local de aluguel todos os dias,até onde irá a nossa paciência com esses invasores???

    Lucineide Moreira

    ResponderExcluir
  4. Esse município não tem uma secretaria de meio ambiente? A ong em questão poderá fazer o trabalho de preservação e de educação mas não pode fazer o papel do poder público. Isso mostra o descaso do poder público com a causa. Que coisa triste para uma cidade tão linda. Espero voltar aqui e isso está melhor.

    ResponderExcluir
  5. O que está acontecendo nas praias de São Miguel do Gostoso é cruel para tartarugas. E esta guerra só vai ser vencida no dia em que a comunidade se conscientizar de que tem que ir para a beira da praia e manifestar seu repúdio aos motoristas que insistem em trafegar seus veículos, irresponsavelmente, na orla da cidade. Cabe a cada cidadão da cidade levantar esta bandeira e sair à cata dos motoristas irresponsáveis que não demonstram a menor preocupação com a vida de tartarugas que escolhem nosso litoral para depositar seus ovos e reproduzir. É grave o que está acontecendo nas praias de São Miguel do Gostoso. Estamos diante de um crime ecológico de consequências gravíssimas para esta espécie marinha. Se a Prefeitura e outros órgãos ambientais, como Idema e Ibama, não têm feito muita coisa para resolver este grave problema, cabe à população, em especial aqueles moradores que têm consciência ecológica, a reagir a este atentado contra a natureza. Se hoje são tartarugas e seus ninhos que são destroçados na praia, pela irresponsabilidade de motoristas e motoqueiros (e agora também quadriciclos), amanhã será a população que corre o risco de ser atropelada por este tipo de gente (motoristas e motoqueiros) inconsequente e ignorante. Chegou a hora de a população reagir e dar um basta a esta situação. Se cada um que estiver na praia abordar motoristas e alertá-lo sobre o crime que eles estão cometendo, talvez a coisa mude. Caso isso não aconteça, São Miguel do Gostoso vai incorporar a triste história de uma praia que contribuiu para dizimar ainda mais rápido uma espécie, como a de tartarugas, que já está em extinção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel, porque você fala isso? sabemos que você nem se importa com a presevação da sua cidadizinha. Deixe de se fazer de santo rapá.

      Excluir
  6. Esperamos a iniciativa da ONG ANJUS para a questão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria esperar a iniciativa do povo. A Ong, que não deve passar de 10 pessoas, já tá fazendo a parte dela.

      Excluir
  7. Andar de moto na rua ainda mais sendo de menor é tão bom, Cê não sabe como!

    ResponderExcluir
  8. A AMJUS é uma associação que trabalha na preservação da espécie de tartarugas marinhas e meio ambiente, mais não é órgão fiscalizador. Então, não devemos pôr toda a responsabilidade em cima da AMJUS. O máximo que ela pode fazer é correr até os órgãos públicos em conjunto com as demais ongs da cidade e principalmente com a prefeitura e levar a problemática em questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Emanuel. A Amjus já tá é pedindo ajuda ao povo para chamar atenção das autoridades.

      Excluir
  9. A população já tem reagido porem é ignorada por esses inconsequentes e se alguem reclamar corre o risco de ser agredido porque eles se acham o dono da praia esse trabalho tem que ser da policia e da prefeitura tem que ser feita uma parceria junto a esses órgãos e as ONG e primeiro passo é fechar as entradas da orla

    ResponderExcluir
  10. A ANJUS pelo que eu sei é uma ONG e não polícia. E basta olhar na pagina dessa ONG que ela faz monitoramento, preserva, já enviou relatório para o Idema, denuncia para o povo... E ONG não é obrigada a fazer na disso. Apenas faz o que o governo deveria saber. Emanuel como pessoa de ONG sabe disso. O município não tem uma secretaria de meio ambiente? Ela que tem que fazer. Agora percebo que cobramos nas ONGs que tem nada que fazer isso e deixa o governo quetinho acomodado. Abram os olhos.

    Paulo

    ResponderExcluir
  11. é notável como os motoqueiros de menor ficam rindo das autoridades já está na hora da policia mostrar quem manda aqui porque isso é uma falta de respeito com as autoridades locais prendam essas motos tirem o direito deles em dirigir façam a lei acontecer não tenham pena façam o que é certo a população agradece

    ResponderExcluir
  12. "MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE" Tema comum no mundo contemporâneo. Sustentabilidade vem de "sustentar, manter. Em outras palavras podemos definir como a exploração dos recursos naturais de forma equilibrada para que esses recursos não venha se acabar e as futuras gerações possam também usufruir. ENTÃO VAMOS LÁ: Onde estar o turismo sustentável que tanto se fala em reuniões, encontros e etc aqui em Gostoso? Nesses veículos que estão acabando com as dunas, com a vegetação e com os ninhos das tartarugas? Que tiram a tranquilidade dos banhistas inclusive das crianças que estão perdendo o prazer de brincar tranquilamente nas areias da praia? Ou com aquela ridícula estrada que estar acabando com a praia do tourinho? Já pararam e observaram como estar ficando o cartão postal de S Miguel do Gostoso(praia do tourinho)? Para que serve mesmo o sec de turismo? Já é hora de tirar a bunda da cadeira e fazer alguma coisa. Tenho certeza que tem muita gente que quer cooperar, inclusive a minha pessoa, ONGs e outros, porém é necessário agir. Vamos levantar a bandeira da nossa querida Ana Rabout. Vamos começar a mostrar alguma iniciativa sr secretario(a). Posso afirmar que turismo sustentável passou muito longe de S M do Gostoso. Lembrem-se vamos agir enquanto é cedo, é hora de nos unirmos, nos mobilizarmos. Estão destruindo o que é de mais valioso em nosso município, que são as belezas naturais e algo tem que ser feito.
    José de Anchieta


    ResponderExcluir