terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Melhora segurança no RN e São Miguel do Gostoso; homem preso por tentativa de estupro e de homicídio



Por Emanuel Neri
Dá para notar que a estrutura de polícia tem melhorado no Rio Grande do Norte.
Quem anda por Natal, percebe que a cidade está mais policiada. Em São Miguel do Gostoso, começam a surgir sinais de que a estrutura de segurança pública tem melhorado (foto). Quem esteve na cidade no último Carnaval, sabe que jamais houve um esquema de segurança tão eficaz.
Houve casos de violência isolados, mas em todos a PM agiu com rapidez e conseguiu evitar que estes fatos tivessem maiores consequências. A PM local também agiu com eficiência no trânsito urbano e das praias. Veículos foram multados nas ruas e nas praias e motos foram apreendidas.
A Polícia Civil também tem demonstrado que está mais atenta para problemas que surgem na cidade e em toda a região, incluindo Touros. No último domingo (22/2), a polícia agiu rapidamente e prendeu rapidamente uma pessoa no distrito de Umburana, em São Miguel do Gostoso.
Ele é acusado da prática de estupro e tentativa de homicídio. Revoltada, a população de Umburana prendeu o suspeito e o ameaçava de linchamento. A PM agiu rapidamente. Primeiro, um sargento da PM de Parazinho prendeu o acusado. Em seguida, o conduziu a São Miguel do Miguel do Gostoso.
Sob a custódia da PM de São Miguel do Gostoso, o acusado foi entregue ao delegado Marcuse Cabral, que responde pela Polícia Civil em Touros e São Miguel do Gostoso. Imediatamente o rapaz foi encaminhado para um presidio especializado em Parnamirim. Pontos para as Polícias Civil e Militar por agirem com eficiência.
O delegado Marcuse Cabral foi indicado para Touros e São Miguel do Gostoso no dia 10 de fevereiro. Em seguida, ele participou de reunião com o Conselho de Segurança em São Miguel do Gostoso. Nesta quarta-feira, Marcuse volta a cidade para mais uma reunião com o Conselho de Segurança.
Mais que isso. A partir de agora, todas as quartas-feiras o delegado Marcuse dará expediente em São Miguel do Gostoso. Vem com sua equipe – agente e escrivão – para iniciar investigação de casos criminais ocorridos na cidade. Também estará à disposição da população para queixas e denúncias.
Além disso, o agente Val Coutinho, da Polícia Civil, que já atua em São Miguel do Gostoso, estará diariamente à disposição da população, para a abertura de boletins de ocorrência.
Mas, para que a polícia – tanto a militar como a civil – possam executar um bom trabalho, é necessária a colaboração da população. Moradores da cidade têm que procurar a polícia para falar de casos de violência que tenham conhecimento. A presença do delegado na cidade é uma boa oportunidade para isso.
A população tem um papel fundamental na segurança da cidade. Para que a polícia possa ser eficiente em suas ações, é necessário que ela esteja municiada por informações – seja por boletins de ocorrência ou outro tipo de informação – sobre todos os pontos e focos de delinquência existentes na cidade.
Outro órgão que deve ser levado em consideração é o Conselho de Segurança. Até recentemente, São Miguel do Gostoso era o único município do Rio Grande do Norte a contar com um órgão deste tipo. Muitas autoridades que vieram à cidade reconheceram a importância do Conselho no combate à criminalidade.
Então é muito importante que a população também procure o Conselho de Segurança para informa-lo de ocorrências. O Conselho atua não só nas questões de segurança, como em outras relativas ao trânsito na praia e na cidade, casas de festas que abusam de som alto e outras questões que envolvem a segurança do cidadão.
O Conselho de Segurança é um órgão consultivo e não tem poder de polícia. Apenas  auxilia a prefeitura e a polícia para fazer com que a cidade seja mais segura. Ao mesmo tempo, colabora com a polícia para que ela seja mais eficaz no combate à violência. O foco do Conselho é a segurança do cidadão local.
No link abaixo, informação anterior deste blog sobre a nova estrutura de segurança pública em São Miguel do Gostoso.

4 comentários:

  1. sobre o assunto da umburana isso é uma injustiça,pois as acusações estão sendo falsa,mais veremos a justiça maior é a de Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que a nossa cidade está sendo vigiada pela policia militar mas a segurança ficaria melhor se fossem presos os traficantes da cidades que estão vendendo muita droga e por isso está acontecendo roubos desejo a policia militar sorte pra encontrar e prender esses bandidos do tráfico

    ResponderExcluir
  3. Melhorias que só os lunáticos no mundo da fantasia viram na segurança pública... Talvez as mesmas melhorias da saúde e educação , melhoria do preço da gasolina, da conta de luz...

    ResponderExcluir
  4. Ao anônimo acima vá reclamar do Governo Federal, saúde e Educação é uma questão Nacional, e na segurança o Governador do estado se comprometeu o máximo na época da campanha.

    ResponderExcluir