terça-feira, 17 de março de 2015

Notícias falsas serviram para espalhar pânico na terça à noite em São Miguel do Gostoso e em todo o RN



Por Emanuel Neri
E de repente o pânico tomou conta de todo o Rio Grande do Norte.
Na noite de segunda-feira (16/3), rebeliões em presídios de Natal, incêndios de alguns ônibus e prisões de indivíduos suspeitos serviram para que as redes sociais espalhassem notícias alarmantes. Havia informações sobre incêndios de shoppings centers e de grandes lojas, invasões de faculdades, fugas de presídios e mortes.
Tudo era notícia falsa. Havia, sim, focos de rebeliões e de criminalidade, mas tudo estava sob o controle da polícia. Mesmo assim, muita gente entrou em pânico. E os  responsáveis por isso são pessoas que usam seus celulares para espalhar – via WhatsApp, Twitter e Facebook – notícias falsas que recebem.
Vejam o exemplo de São Miguel do Gostoso. Há dois grupos de WhatsApp na cidade criados especialmente para colaborar com a segurança pública local. Um é o grupo do Conselho de Segurança e o outro é o Gostoso Seguro. Pois neste segundo grupo foram divulgadas informações alarmantes.
Muita gente ficou preocupada com parentes e amigos que estavam em Natal, foco dos acontecimentos. Uma das preocupações era com grupo de estudantes que vai todas as noites – outros vão durante o dia – estudar em Natal. Mas nada de grave aconteceu com eles, como de resto com a população em geral.
Os acontecimentos desta segunda-feira à noite são um caminho para que as pessoas façam uma reflexão sobre o uso indevido das redes sociais. É importante que todos façam uso responsável da tecnologia de informação e das redes sociais via celular. Hoje todo mundo tem celular e cada um vira uma fonte de notícia.
O problema é de quem recebe estas notícias. No caso de São Miguel do Gostoso, algumas pessoas surgiram para apagar o incêndio. E uma delas foi o delegado de Touros e São Miguel do Gostoso, Marcuse Cabral. Em mensagens enviadas ao Gostoso Seguro, ele dava informações precisas sobre o que estava acontecendo.
O tenente Frank Wolczack também tem contribuído para divulgar nestes grupos informações precisas sobre acontecimentos na segurança de São Miguel do Gostoso. Este é o caminho a ser seguido pelos integrantes dos grupos do Conselho de Segurança e do Gostoso Seguro: ter mais cuidado com notícias falsas.
Outra fonte importante no controle de notícias – e este também foi o caso da segunda à noite – foi a secretária de Comunicação de São Miguel do Gostoso, Christiane Alecrim. No Gostoso Seguro, ela reproduzia informações verdadeiras divulgadas pelo serviço de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública.
Voltando aos focos de rebeliões em Natal. Ainda na noite da segunda-feira, o governador Robinson Faria decretou estado de calamidade pública no sistema prisional e solicitou ao governo federal ajuda para controlar os focos de rebelião. Nesta terça-feira pela manhã desembarcou em Natal o primeiro reforço da Força Nacional (foto), enviado por Brasília.
Na manhã desta terça, focos da rebelião dos presídios se espalharam para o interior, principalmente em Caicó e São Paulo do Potengi. A frota de ônibus urbano também trabalhava reduzida para evitar incêndios. Mas nada estava fugindo do controle do sistema de segurança pública.
Repetindo o que já foi dito lá em cima. As redes sociais têm hoje um papel importantíssimo na difusão da informação. Mas é preciso usá-las com responsabilidade. Notícias falsas criam pânico na população e atrapalham o trabalho da polícia, que sai correndo atrás de fatos que não existem.
Nos links abaixo, notícias de outros veículos de comunicação sobre o que aconteceu na noite de segunda-feira e nesta terça-feira com a segurança pública no RN

6 comentários:

  1. Muitos assuntos são abordados nesse canal de informação, mas temos um que com certeza seria muito importante que o bloguista colocasse também em pauta e desse seu ponto de vista que é o do escândalo da petrobrás.

    ResponderExcluir
  2. Realmente e muitas informações incorretas a começar por esta matéria. Realmente parte dos cidadãos que usa o whatspp e outros meios de comunicação se aproveita da situação para aumentar o pânico em momentos como este. Porem que de fato ouve pânico ouve sim. Ônibus incendiados, presídios sendo incendiado assalto sim em uma universidade porque estudo lá e vi de perto, pânico sim porque ninguém sabia qual próximo ônibus ou local que seria incendiado. E não venha com essa que a policia tinha controle da situação. Se tivesse porque ônibus foram incendiados? Porque assalto a universidade? Porque o descontrole nos presídios? E por fim (PORQUE A PRESENÇA DA FORÇA NACIONAL?) se a policia tava no controle. A população não e burra ta vendo de perto o que ta acontecendo.

    ResponderExcluir
  3. Sr Emanuel ,

    não seria na noite de segunda feira e o dia de hoje terça feira?.Acho que o Sr.está 1 dia adiantado.

    Josilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josilda, sua informação está correta. Os fatos relatados por este blog ocorreram na noite de segunda-feira (16/3) e não na terça-feira, como foi publicado. A correção já foi feita.

      Excluir
  4. Engradaçado que ate hoje 18/03 os presidios estão sem controle, e vcs vem dizer que não houve nada....

    ResponderExcluir
  5. Kkkkkkkkkkkkk. Tão querendo incobrir a realidade.kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir