terça-feira, 5 de maio de 2015

Ajude a livrar São Miguel do Gostoso do mosquito da dengue. Apoie campanha local de combate à doença



Por Emanuel Neri
Combater a dengue é tarefa de todos. A luta contra esta terrível doença, que pode levar à morte, é responsabilidade dos governos – incluindo federal, estadual e municipal -, mas é também um dever da sociedade, representada por moradores das cidades e a população em geral.
O Brasil, em especial o Estado de São Paulo, vive uma epidemia de dengue. Até o último dia 18 de abril, 745 mil casos da doença haviam sido registrados em todo o país. Só em São Paulo, o Estado mais rico da Federação, mais de 400 mil pessoas já adoeceram com dengue –o que representa mais da metade de todos os registros da doença no Brasil.
As mortes provocadas por dengue também são expressivas. Em todo o país foram registradas 229 mortes entre janeiro e abril de 2015. Deste total, 169 ocorreram em São Paulo. O maior número de vítimas fatais da dengue é de pessoas idosas.
No Nordeste, há quase 100 mil casos de ocorrências de dengue – perde apenas para o Sudeste, que tem quase 500 mil casos. No Rio Grande do Norte, foram notificados 11 mil casos, mas até abril 1.162 casos haviam sido confirmados – outros nove mil casos ainda estavam sendo investigados.
Dito isso, vamos falar da dengue em São Miguel do Gostoso. Até a semana passada, 60 casos haviam sido confirmados no município – outros 198 haviam sido notificados, mas muitos continuam sendo investigados e outros foram descartados. Há um tipo de virose, com sintomas semelhantes à dengue, que ocorre na cidade.
Apesar das reclamações de moradores da cidade, muitos delas registradas neste blog, a Secretaria Municipal da Saúde tem se mobilizado para combater a dengue. No último dia 22 de abril, a cidade foi convocada para discutir estratégias para enfrentar o problema, em uma reunião no Centro de Múltiplo Uso.
O fato é que pouquíssimas pessoas atenderam ao chamamento da Prefeitura e da Secretaria da Saúde para discutir este seríssimo problema da dengue. Só para se ter uma ideia, apenas uma pousada, das mais de 50 que existem na cidade, compareceu – nenhum restaurante ou bar estava presente.
Da comunidade local, havia apenas três pessoas presentes. Das associações de turismo, apenas a AEGostoso enviou representante. Nenhuma ONG compareceu. Nenhum vereador presente. Um péssimo sinal para quem quer discutir seriamente um problema que afeta toda a comunidade.
Apesar disso, a Secretaria de Saúde tem um plano de combate à dengue que será executado a partir da próxima semana. Segundo a secretária Teresa Neri, será intensificada a vistoria em pousadas, restaurantes, bares e residências. Os locais em que não forem encontrados focs de dengue ganhará um selo especial.
“Aqui não tem foco de dengue” – é o selo que será afixado em estabelecimentos comerciais e residenciais que estiverem livres do mosquito da dengue. Haverá campanhas em rádio, carros de som, panfletos e faixas espalhadas pela cidade.
A dengue é um problema gravíssimo de saúde pública. O mosquito da doença se reproduz em água parada, principalmente em latas, garrafas e pneus velhos. Cabe à população e empresários cuidar de suas casas e estabelecimentos para evitar a reprodução do mosquito. Sem isso, fica difícil o combate a esta doença.
Vejam um exemplo do tipo de descuido com o mosquito da dengue. Em um conhecido bar da cidade, a Vigilância Sanitária local encontro mais de mil garrafas jogadas ao relento, a maioria delas com água acumulada – um fortíssimo risco de foco da dengue. O bar foi notificado e está providenciando a limpeza.
São Miguel do Gostoso precisa se juntar ao esforço da Prefeitura e da Secretaria da Saúde no combate à dengue. Sem uma mobilização de toda a comunidade local, dificilmente esta guerra vai ser vencida. Sem isso, o risco da dengue é muito grande para a população e para os turistas que visitam a cidade.
Para mais informações sobre epidemia de dengue no Brasil, veja os links abaixo:

15 comentários:

  1. estou muito preocupada com o avanço da dengue mas entendo o porque das pessoas não irem as reunioes que existem aqui o problemas é que se discute o problema e fica tudo no papel ou seja;muita conversa e pouca resoluçao esse é o principal motivo que muitas pessoas não vão a esse tipo de evento mas sou a favor da conscientização da população e sei que sozinha a secretaria de saúde não poderá resolver porque o combate é de responsabilidade de cada morador e cada pessoa ter cuidado em não deixar agua parada a limpeza nos quintais é de grande importancia mas sei que aqui só funciona se houver mutirões e muita manifestação por parte das secretarias de saúde ,,educação e ONGS cabe as autoridades começarem a fazer movimentação ao combate colocando os agentes nas ruas e fazerem um trabalho intenso ao combate.temos muitos casos tem várias pessoas doentes vejo isso na escola muitos professores e alunos faltando porque estão doentes com dengue alguns não vão ao posto ficam em casa de repouso e outros vão a natal porque tem plano de saúde mas estou de acordo em se começar uma rigorosa campanha pra não se ter uma epidemia aqui em gostoso como já tivemos em anos anteriores lembro que a cidade do reduto foi uma epidemia grande mas com muito trabalho de Teresa que na época era tambem secretária de saúde deu certo e conseguimos resolver agora temos que fazer outra vez essa campanha principalmente nos dias de hoje que temos vários meios de comunicação inclusive seu blog estou convencida que teremos bons resultados se todos se unirem a essa causa porem tem que haver trabalho intenso por parte de todos e agentes visitando as residencias vamos anunciar em carros de som e pedir a população que seja aliada a essa luta porque dengue MATA

    ResponderExcluir
  2. alem de tudo isso tambem existe muita casa fechada e terrenos baldios é preciso convocar esse proprietários para que tomem providencias urgentes estou confiante no trabalho de Teresa porem já devia ter sido iniciado desde de dezembro quando começa a proliferação do mosquito mas deve-se agir rápido porque dengue mata

    ResponderExcluir
  3. Essa campanha já devia ter começado a muito tempo acho que estão esperando algum rico morrer pra tomarem providencia porque se for um pobre a coisa vai ficar pior do que tá eu tive dengue porque fui picado na escola bom é fazer limpeza tambem nas escola e creches que tá cheio de mato e lixo no terreno do lado das escolas eu particularmente limpo meu quintal todo dia mas os vizinhos não fazem a mesma coisa tem gente que ainda está no tempo de colocar lixo no quintal é so olhar proximo aos quintais das casas do bairro maceió e rua dos dourados uma sujeira só seria bom que a secretaria fizesse uma premiação a rua que tiver mais bem cuidada ganhar algum presente isso seria avaliado parte da frente das casas e quintais só assim o povo se mobilizava e começava a limpeza geral. fica a dica

    ResponderExcluir
  4. O melhor remédio pra qualquer doença é a prevenção e percebo que Teresa demorou muito pra começar a fazer essa campanha de combate a dengue todos sabem que essa luta contra a dengue tem que ser diária e durante todo o ano mas sempre esperam chegar ao limite pra fazerem alguma coisa pra evitar uma epidemia ,mas, reconheço que a comunidade tem que se unir e trabalhar junto independente partido politico,classe social ,raça etnia a luta contra a dengue é um compromisso que devemos assumir e colaborar com a secretaria de saúde pra poder acabar com essa doença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade então as autoridade tem que previr também esses irresponsáveis que andam em motos em auta velocidade nas ruas e com canos arrobados.
      que dizer que não sabe quem é o filho de saú, filho de tonhio de totola e filho a oficina só fecho 1 dia no outro abriu de novo. vamos prevenir para não perdermos nem crianças nem idosos que não pode nem atravessa rua nem dormir com tranquilidade e silêncio ; dourados camurupim pista de corrida de moto.

      Excluir
  5. muitos casos de dengue população com medo e ninguem faz nada

    ResponderExcluir
  6. Vamos em frente mas para isso é preciso que a Secretaria Municipal de saúde tome essa iniciativa e levar a toda a nossa população, é preciso urgentemente.

    ResponderExcluir
  7. Registre-se que nem os responsáveis pelos blogs da cidade compareceram.

    ResponderExcluir
  8. Fugindo um pouco do assunto tivemos mais um caso de assalto a mão armada dessa vez na farmacia da sogra da prefeita e as 18;30 isso mostra a falta de segurança que estamos enfrentando pedimos urgencia em policiamento ostensivo por toda a cidade estamos até hoje esperando uma quantidade maior de policias que foi prometido em várias reuniões que fui vejo que aqui só se promete e o povo continua sem esperança de ter um Gostoso mais seguro e menos perigoso é preciso ter mais baculejos e a cada indivíduo suspeito a policia ter que agir

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Emanuel sempre leio seu blog e fico feliz em ter nessa cidade um espaço onde podemos registrar nossas preocupaçoes e elogios .hoje venho registrar duas preocupaçoes que tenho no momento a primeira é a falta de segurança que continua e a segunda é a falta de apoio ao combate a dengue que estará começando tarde acredito que deve haver motivo pra isso pois não sei a situaçao que se encontra as verbas na secretaria de saúde mas eu como cidadão já com mais de 65 anos e com uma experiençia em outras cidades inclusive sou reformado do exercito brasileiro e atualmente moro aqui gostaria de pedir a senhora secretária de saúde que não dê chance a dengue que use todos os meios de acabar com esse mosquito aqui em Gostoso porque a dengue é uma doença terrível e eu a dois anos atrás quando morava em Penedo perdi um amigo por causa dessa doença e fiquei traumatizado e vejo que aqui é uma cidade pequena com nativos ainda com costumes naturais tais como;nao ter o hábito de jogar o lixo no lugar certo deixando acumular nos quintais e tambem muitos terrenos baldios sujos precisando que seja notificados os donos pra que possam tomar uma providencia tambem observo casas fechadas por estarmos no periodo de baixa estação ach que devemos começar com um movimento bastante eficaz tipo;alertando toda a população pra o mal causado pela dengue e depois exigirmos uma total colaboração da populaçao local temos que fazer a conscientização da pessoas dessa comunidade não devemos esperar o pior tem que haver apoio não só da secretaria mas das igrejas ,escolas pousadeiros ,ongs ,grupos de idosos,donos de bares e restaurantes e de toda equipe de endemias se o número de funcionários não for suficiente façam contrato temporários porque a prevenção sairá mais barato pra os cofres da secretaria de saúde do que uma epidemia de dengue isso eu tenho certeza fora o risco de haver algum caso de óbito que levaria a nossa secretária de saúde a responder até processo por não ter evitado essa doença deveremos ajudar todos unidos pra se ter um Gostoso mais limpo e sem doenças porem desejo que a secretaria de saúde dê o primeiro passo e faça o melhor para todos os cidadões gostosense

    ResponderExcluir
  10. é isso aí emanuel, vai dando o nome de todo mundo que participa de nepotismo...

    ResponderExcluir
  11. Ao anônimo acima, olha o que está acontecendo aqui, está acontecendo em todo o Estado, digo melhor em todo o Brasil, o roubo a cada dia fica mais difícil combater, aliás ladrão não avisa quando vai roubar.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente São Miguel é uma cidade sem lei, as pessoas jogam lixo na rua de qualquer maneira e como se não fossem responsáveis por ele. Sem lei que permita multar os moradores que não agem corretamente, será muito difícil vencer está luta. O baixo nível escolar da população não ajuda entender a dimensão do problema.

    ResponderExcluir
  13. Estou esperando a movimentação que seria hoje no combate a dengue cadê ? disseram que teriam mutirões e carros de som chamando a população pra combater a dengue eu at´agora não estou vendo nenhum movimento

    ResponderExcluir
  14. A prefeitura de Monte Alegre cidade próximo a macaiba no RN entrou firme no combate a dengue está fazendo mutirões com todos os funcionários da prefeitura estão limpando terrenos que são baldios e fazendo limpeza em todas as ruas bem diferente do que foi prometido aqui em Gostoso é pena que voce Emanuel que é um jornalista respeitado que escreveu muitas matérias ao longo da sua vida em jornais de grande referencia tenha escrito em seu blog que a prefeitura tinha uma ação rápida e eficaz pra o combate a dengue vejo isso como um descaso pra seu blog porque voce escreve algo e na realidade acontece ou outra coisa iso só suja sua imagem as pessoas ficam sem acreditar nas suas matérias deixando em dúvida a veracidades dos fatos eu particularmente estou decepcionada com a secretaria de saúde que não está fazendo nada para combater a dengue não vejo nenhum movimento nas ruas e isso é preocupante voce como jornalista e dono de pousada poderia não só publicar em seu blog como tambem intimar os pousadeiros a participarem desse movimento porque sem apoio não haverá resultado pra essa campanha

    ResponderExcluir