quinta-feira, 2 de julho de 2015

Projeto quer evitar derrubada de coqueiros de São Miguel do Gostoso, principal cartão postal da cidade



Por Emanuel Neri
Esta é uma bandeira que deve ser abraçada por todas as pessoas que gostam de São Miguel do Gostoso.
Nos últimos tempos, o coqueiral que margeia as praias urbanas, cenário mais bonito da cidade, começou a ser destruído. Aqui e acolá surgem sinais de que coqueiros são derrubados para dar lugar a projetos imobiliários. Se continuar assim, São Miguel do Gostoso perder seu principal cartão postal.
Para evitar que isso continue acontecendo, Prefeitura e Câmara Municipal devem discutir projeto que imponha regras na derrubada de coqueiros (foto). O projeto que deve ser apreciado pelos vereadores vai determinar que, se houver necessidade de derrubar algum coqueiro, dois devem ser plantados em seu lugar.
O coqueiro não é uma árvore cuja preservação não é garantida por lei. Mas o Idema alega que o município pode criar lei específica para evitar sua derrubada indiscriminada. Neste caso, o coqueiro só pode ser derrubado se estiver muito velho e haja risco de cair. Só assim, ele poderia ser retirado – em seu lugar, seriam plantados dois.
Tanta a prefeita Fátima Dantas como o presidente da Câmara Municipal, Beto de Agostinho, estão comprometidos com esta bandeira. E é provável que o projeto disciplinando a derrubada de coqueiros comece a ser discutido na Câmara a partir da próxima semana. O projeto pode partir do legislativo ou do executivo.
Outros vereadores também devem aderir a este projeto. Afinal, quem que não quer ver sua cidade sempre bela, respeitando sua natureza?
É muito importante que a população de São Miguel do Gostoso abrace esta bandeira.
O cinturão de coqueiros que existe nas praias urbanas é belíssimo, mas pode, aos poucos, ser destruído caso não haja regras para a sua preservação. E se este coqueiral for derrubado – ou que pelo menos parte dele deixe de existir- a cidade perde parte da sua fisionomia estética, primeiro passo de sua descaracterização.
Já começam a surgir sinais de que coqueiros da orla urbana estão sendo derrubados. Recentemente, um terreno que está sendo preparado para um futuro projeto turístico – um condomínio ou uma pousada -, no início da praia do Maceió, derrubou em torno de 50 coqueiros. Em seu lugar nenhum coqueiro foi plantado.
Se você estiver na beira da praia do Maceió e olhar para o coqueiral que antes existia naquele terreno, vai perceber as enormes falhas dos coqueiros que deixaram de existir ali. E todos foram derrubados por tratores. Em uma comparação mais simples, é como se ali tivesse uma boca banguela.
Pois é, São Miguel do Gostoso, sem seus coqueiros, infelizmente, vai ficar parecendo cada vez mais com uma boca banguela.
É triste que isso esteja ocorrendo com São Miguel do Gostoso. Muita gente escolheu a cidade para morar ou para fazer seus empreendimentos, principalmente pousadas, atraído pelo belíssimo cenário formado pelos milhares de coqueiros que há dezenas de anos estão plantados nestas praias.
Embora ainda não tenha um texto final, o projeto deve obrigar proprietários de terrenos que queiram derrubar coqueiros a pedir autorização da prefeitura. Haverá então uma inspeção da prefeitura no local e, se houver mesmo necessidade da derrubada do coqueiro, o proprietário se compromete a plantar dois em seu lugar.
Esta é uma lei que chega para evitar a desfiguração de São Miguel do Gostoso. Sem seus coqueiros – ou pelo menos sem parte deles – a cidade perde seu principal cenário. E todos vão perder com isso. E se isso ocorrer, os estragos serão enormes para o promissor turismo da cidade.

7 comentários:

  1. Vou tirar uns dez pés de coqueiros que tem no meu quintal, pois os mesmos não dão mais cocos, e não serve mais pra nada.

    ResponderExcluir
  2. Cada coqueiro valoriza a terra em R$5.000,00. Só alguém muito burro derruba o coqueiro ao invés de replanta-lo.

    ResponderExcluir
  3. Essas pessoas tem que ter consciência e plantar coqueiros anã se derrubou 50 tem que plantar 50 e de preferencia anã nós não podemos permitir que esse coqueiral desapareça bom seria que houvesse uma campanha para que cada morador da praia plantasse coqueiros em suas propriedades

    ResponderExcluir
  4. ONDE ESTAR O PLANO DIRETOR DESSA CIDADE QUE AS RUAS ESTÃO SE FECHANDO POR CAPRICHO E ALGUMAS PESSOAS.VAMOS GESTÃO PÚBLICA RESOLVA ISSO PELO MENOS; JÁ QUE A OUTRA SECRETARIA COMO A DA SAÚDE ESTAR ABANDONADA POR ESSA MULHER MÁ.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, quem tiver bom senso, não derruba os coqueiros o que tiver consciência, sensível ao meio ambiente etc e etc, este não devasta não, mas uma lei municipal não tem nenhum poder si não tiver respaldo estadual e federal, o IDEMA sabe disso, tanto o legislativo como o executivo não si interessa e não vai si interessar, a lei já existe só não e cumprida, não precisa ninguém disfarçar que vai inventar a roda, a lei existe só não e cumprida fiscalizada. Ok

    ResponderExcluir
  6. Quem mais derrubou coqueiros foi o vizinho da sua pousada...

    ResponderExcluir
  7. O coqueiral é uma das vista mais bonita da praia de Gostoso e nós devemos fazer uma grande campanha pra não deixar que esses coqueiral desaparecer vamos dizer sim ao plantio de pé de coco

    ResponderExcluir