segunda-feira, 3 de agosto de 2015

São Miguel do Gostoso quer corrigir falhas territorias que atribuem a Touros parte da sede do seu município



Por Emanuel Neri
Atenção para esta pauta explosiva que reúne São Miguel do Gostoso, de um lado, e Touros, do outro.
O foco deste atrito é o limite dos dois municípios. Aonde de fato termina o município de São Miguel do Gostoso e começa o município de Touros? Há uma interpretação da lei que desmembrou São Miguel do Gostoso de Touros, há 22 anos, de que o limite dos dois municípios é a rua dos Dourados.
Se é isso mesmo, praticamente a metade da cidade de São Miguel do Gostoso pertenceria a Touros. Isso significa que tudo o que está à esquerda da rua dos Dourados  - incluindo a sede da prefeitura e a Igreja Católica, além de bairros como Praias  da Xepa, Cardeiro e Santo Cristo – fica do lado de Touros.
O tema é polêmico e mexe com o orgulho da população de São Miguel do Gostoso. Embora tenha pertencido a Touros, São Miguel do Gostoso quer ver a integridade territorial de sua cidade – incluindo atrativos turísticos como a Lagoa do Cardeiro (foto)  e a Ponta do Santo Cristo – dentro dos limites de seu município.
Mas Touros acha que esta parte da cidade ainda pertence ao seu território. E até já ensaiou cobrar IPTU – imposto municipal sobre residências e áreas urbanas – para os cofres de seu município. Mais que isso, há uma questão legal que faz com que São Miguel do Gostoso perca bastante dinheiro.
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que distribui verbas federais de acordo com a população de cada município, usa como critério uma divisão do município em que boa parte da população local fica de fora – ou seja, é contabilizada como pertencendo a Touros.
Por causa deste cálculo, cerca de R$ 200 mil deixam de entrar mensalmente nos cofres de São Miguel do Gostoso. O pior é que a Prefeitura local arca com despesas – como, por exemplo, na educação, saúde e limpeza pública – para atender a esta parte da cidade, embora o dinheiro correspondente a esta população vá para Touros.
São Miguel do Gostoso tem se mobilizado para corrigir esta injustiça. Na Assembléia Legislativa, já há um projeto, do deputado Hermano Alves (PMDB), que corrige esta falha e faz com que o município passe a contar não só com parte da população que teoricamente hoje pertence a Touros como o dinheiro correspondente a ela.
Mas o assunto é mesmo político. O ideal seria que Touros colaborasse com esta nova formatação geográfica de São Miguel do Gostoso. Mas o prefeito daquele município, Ney Leite, discorda da iniciativa. Ney já declarou a este blog que a parte de São Miguel do Gostoso que mais cresce pertence a Touros. Pura provocação.
A pergunta a ser feita é a seguinte: mesmo tendo nascido e sendo morador de São Miguel do Gostoso, você se sente feliz em pertencer a Touros - ou seja, ser um cidadão tourense? E mais: você concorda que parte das verbas que, de direito, deveriam vir para São Miguel do Gostoso acabe abastecendo os cofres públicos de Touros?
A Prefeitura e a Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso estão envolvidas nesta batalha. Recentemente a Câmara realizou audiência com responsável do Seara, órgão estadual que cuida dos limites dos municípios e que pertence à Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários.
Para o Seara, o limite do município é a Ponta do Santo Cristo. OU seja, é o que a população de São Miguel do Gostoso defende.
A Prefeitura também fez consulta ao setor que cuida de bases territoriais do RN , ligado ao IBGE. A resposta – inclusive reproduzida em imagem gráfica sobre a área dos  dois municípios – é que o limite de São Miguel do Gostoso é na Ponta do Santo Cristo e não na rua dos Dourados, como alega Touros.
Querem mais dúvidas? As placas do limite dos municípios que está na RN-221, que liga São Miguel do Gostoso à BR-101, vai até além da altura da Ponta do Santo Cristo. Esta placa – que  foi colocada lá por órgãos estaduais – fica exatamente no início do distrito de Monte Alegre, que aí sim pertence a Touros.
Bom, está aí um tema, polêmico e explosivo, para o qual a população de São Miguel do Gostoso precisa abraçar e apoiar. A divisão do jeito que está causa prejuízos ao município e fere o orgulho do gostosense. Todos devem apoiar esta luta para que não haja mais dúvida sobre o limite de São Miguel do Gostoso.

28 comentários:

  1. Vamos a luta povo da nossa cidade de são Miguel do gostoso devemos dá as mãos, independentemente de qual lado político seja, não podemos ver nossa cidade crescer e ver touros desfrutar dos nossos avanços.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos permitir que isso aconteça ainda por muito tempo, tenho certeza que com a união de todos, conseguiremos desmebrar o nosso território, pois estamos sendo muitos prejudicados com as arrecadações de distribuições federais.

    ResponderExcluir
  3. Leitor mostra descaso público na entrada de São Miguel do Gostoso

    http://www.thaisagalvao.com.br/2015/08/03/leitor-mostra-descaso-publico-na-entrada-se-sao-miguel-do-gostoso/

    ResponderExcluir
  4. Que principalmente as nossas autoridades tomem as devidas providências, no restante todos também com certeza darão a sua contribuição, como a nossa cidade de São Miguel do Gostoso foi uma cidade criada por muitas mãos, está na hora de todos se unirem e acabar com essa falha territorial entre os dois Municípios, agora quando digo todos se unirem digo a nós daqui de Gostoso, porque o lado da cidade vizinha não está nem aí com isso, pois moro aqui e tenho orgulho da nossa cidade do Gostoso.

    ResponderExcluir
  5. Interessante ambos os prefeitos que apenas está se importando apenas com o dinheiro a ser recardado com os impostos e recebidos pelas verbas governamentais. Nenhum fala em melhorias as entradas das suas cidades é uma vergonha, para quem visa uma cidade de turismo, não tem um investimento para a população local, quem chega com dinheiro é quem manda na cidade. Até a água e a energia pública que é obrigação das prefeituras oferecerem ja que pagamos pelas as mesmas não temos o direito ter,pois falta investimentos. A população sofre com falta desses dois itens básicos mas necessário para a sobrevivência e segurança da população. Como é que uma pessoa apenas com o salário mínimo vai poder pagar para ter poço de água na sua casa? Ja que a prefeitura não oferece, o jeito é recorrer para esse meio. E iluminação pública, se tem so nos papéis de cobrança pois na realidade está um apagão só, principalmente nas primeiras ruas de São Miguel do gostoso ou de Touros ja que estão em disputa por essas terras. Cada um poderia conquista primeiro os moradores mostrar a importância deles antes de tudo. Pois sem o apoio nada mas vai existir.

    ResponderExcluir
  6. Acho francamente q esse problema é ainda maior pq tb ocorre no limite q é Monte Alegre q é renegada p Touros devido aos eleitores votarem em S.Miguel e uma descriminação de Gostoso p c os de Monte Alegre na saúde e aí como fica?

    ResponderExcluir
  7. Primeiro, devemos resolver uma causa e só assim depois a outra. E em relação aos apagões, a prefeitura não tem muito oque fazer, pois se trata de uma empresa privada de estar fazendo as devidas vistorias (COSERN). Não tiro sua razão, mas, devemos também, irmos atras de nossos direitos antes de reclamarmos. Tem pessoas que são muito acomodadas e não fazem nada além de reclamar! Mas essa luta é nossa e vamos vencer! São Miguel do Gostoso/RN é um e Touros/RN é outro!

    ResponderExcluir
  8. Vamos pedir a Touros de melhorar a area que corresponde porque estamos em ano,pre eleitoral e essa historia de terreno e' mais velha do que O santo de Gostoso. Basta de conversa.

    ResponderExcluir
  9. "O pior é que a Prefeitura local arca com despesas – como, por exemplo, na educação, saúde e limpeza pública – para atender a esta parte da cidade, embora o dinheiro correspondente a esta população vá para Touros." Parece piada!!! Que saúde educacação e limpeza são essas que eu nunca vi????

    ResponderExcluir
  10. Só você anônimo estando cego, porque não votei na atual prefeita, mas na área da saúde melhorou e muito , na limpeza nem se fala antes só ti um trator e o lixo tomava conta das ruas da nossa cidade, e na educação tudo hoje funciona, e mesmo assim a atual administração atende muita gente do município de touros, criticar é fácil, mas a verdade é essa.

    ResponderExcluir
  11. ahahahahah vcs estao cada vez mais engraçados!!!! querem campanha política? eu quero um monte de coisas tbm.... casa, carro, educação para meus filhos, limpeza, saúde pública.... que piada!!!! Gasto cem paus pra ir pra china, mas não gasto mais uma merreca (era esse o nome da moeda de gostoso?) pra ir pra esse fim de mundo... querem campanha política? PAGUEM. Não adianta matar o velho que nem assim eu volto pra essa favela... e outra frangolino, tenho 20 anos pra processar vcs, nem adianta perder a ponta do santo cristo pra touros. E outra ainda melhor: Quanto pior vcs estão de turistas e investimento, mais caro fica a passagem pra ir até aí, e assim pra pior, até esse lugar voltar a ser o poço de esquecimento que sempre foi. Não adianta chamar o super-homem, frangolino, que eu pego vcs sem sair da batcaverna. ELEIÇÒES 2016! QUANDO OS GOSTOSOS VIRARAM TOUROS!!!!! bando de frango e chifrudo.

    ResponderExcluir
  12. Tá bom de respeitar o povo da nossa terra do gostoso, quem não gosta daqui que pegue o beco, franco e chifrudo só pode ser você, por isso está tão insastifeito assim, prá esse tipo de gente pessimista e mal educado todos nós daqui de gostoso torcemos que vá embora prá muito longe e num volte nunca mais, pois esse jamais fará falta aqui em gostoso e por onde andar com sua falta de respeito aos outros com seus chifres os perturbando jamais ficará sossegado em lugar algum.

    ResponderExcluir
  13. Os que dizem que a saúde melhorou é porque não estão na pele do meu querido Mano, que perdeu sua filha por causa de falta de estrutura, por uma simples convulsão, que seria facilmente resolvida em um local com o mínimo de estrutura. Continuem vivendo-as ilusão e vendo os semelhantes morrendo de forma lamentável

    ResponderExcluir
  14. Emanuel sua amiga e atual senadora Fátima Bezerra disse quando aqui esteve para receber o título de cidadã que iria resolver esse problema da divisão do município e até agora não resolveu será que é mais uma promessa falsa do PT?ou vamos esperar sentados ?

    ResponderExcluir
  15. a solução é simples, ja que sao miguel começa na rua dos dourados, e como tem muita gente reclamando de barriga cheia.... se mudem... ou simplesmente va para touros pois o dinheiro da parte que era pra vim pra ca...ta indo pra touros.....do jeito que o brasil ta, aqui ainda ta é bom.... os municipios ao redor aqui da um caos.....

    ResponderExcluir
  16. Eu aero comprar um uma casinha em Miguel gostoso será q consigo?

    ResponderExcluir
  17. Eu consigo comprar uma casinha em são Miguel gostoso?

    ResponderExcluir
  18. Não vejo esforço político nenhum para isso ser resolvido!

    ResponderExcluir
  19. Estamos carente de saúde sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra secretaria estar perfeita. sabe por quer ela tem plano, e não vai pra os prontos atendimentos. e vereadores que não sabem nem o que atenção básica vamos ficar de olho neles também. pra que o salario deles seja um salario minimo igual em MATO GROSSO.

      Excluir
  20. Anônimo acima pare de falar o que não sabe e não tente denegrir a imagem da nossa saúde e da nossa cidade, porque a filha de Mano há chegou na Unidade de Saúde sem vida e a equipe médica não teve mais nada o que fazer, VC fica tentando denegrir, se informe antes de postar seus comentários.

    ResponderExcluir
  21. São muitos que só procuram denegrir s imagem da atual administração, citar inverdades é o costume de certas pessoas que acham que tudo que eles inventarem o povo vai acreditar, tenha vergonha na sua cara seu imbecil mentiroso, a mentira tem pernas curtas, o povo e os familiares da garota sabem muito bem o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  22. Não estou aqui para puxar saco de ninguém, mas não gosto quando certas pessoas se dirigem a este blog para postarem suas mentiras, isso é querer fazer o povo de idiotas, muitas vezes discordo com certos assuntos e opiniões abordados nesse blog aí tudo bem, menos com mentiras de certas pessoas fofoqueiras e sem vergonha.

    ResponderExcluir
  23. o problema grave aqui ainda é essas motos em alta velocidade prova disso é o número de acidentes que tem ocorrido no municipio inclusive com morte quero parabenizar toda a equipe do DETRAN que está vindo aqui fazer blizt acho de fundamental importancia essa fiscalização parabens a prefeitura e a policia de transito que vem fazendo esse trabalho preventivo acho que agora vamos poder viver mais sossegado do barulho das motos

    ResponderExcluir
  24. verdade essas blitz ajudam muito a combater essas infraçoes que temos diariamente aqui principalmente entre os jovens estou de pleno acordo que continue parabens a todos pela iniciativa

    ResponderExcluir
  25. Pelo menos hoje já se faz alguma coisa no combate as atitudes de alguns motoqueiros em nossa cidade, e agora todos os proprietários das cinquentinhas terão que se abilitarem também.

    ResponderExcluir
  26. Essa blitz do DETRAN cobra uso de capacete? Ou São Miguel tem um código de trânsito diferente do resto do Brasil?

    ResponderExcluir
  27. Vila Galé aposta em resort de R$ 100 milhões em Touros. Excelente notícias, inclusive para São Miguel do Gostoso que será beneficiada.

    http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/turismo/vila-gale-aposta-em-novo-resort-no-brasil/?cHash=507a7cdef7580b575c4ed2967fe27bd6

    ResponderExcluir