quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Começa em novembro monitoramento da desova de tartarugas em todo litoral de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Começa neste mês de novembro uma das maiores atrações da natureza de São Miguel do Gostoso.
Trata-se do período de desova das tartarugas marinhas ao longo do litoral do município, que tem 25 km de extensão. Na temporada de desova, que vai de novembro a maio, mais de cem tartarugas depositam seus ovos no litoral de São Miguel do Gostoso – cada ninho gera em média 92 tartaruguinhas novas.
A desova de tartarugas em São Miguel do Gostoso (foto) é monitorada em trabalho de voluntários da Amjus (Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social). A atuação desta Ong local é feita por oito jovens. Os demais são voluntários convocados no período do nascimento das tartaruguinhas.
Depois que a tartaruga deposita seus ovos, sempre nas dunas do litoral de São Miguel do Gostoso, são necessários de 55 a 60 dias para que nasçam os filhotes. Com o acompanhamento dos voluntários, as novas tartarugas são ajudadas a chegarem ao mar. Mas apenas uma mínima quantidade delas consegue sobreviver.
A desova de tartarugas é mais um motivo para que a população local tenha consciência de que não pode trafegar com veículos na orla de São Miguel do Gostoso. Já houve vários casos de ninhos que foram destroçados por veículos que trafegam nas praias, mesmo com as placas de proibição de trânsito nestas áreas.
E este alerta vale para qualquer tipo de veículo. Tanto o veículo tracionado como motos são grandes ofensores para os ninhos de tartarugas. Quando há a desova, o pessoal da Amjus sinaliza os ninhos com fita amarela e preta. Mas mesmo assim motoristas irresponsáveis passam com veículos por cima destes ninhos.
É um belo espetáculo da natureza o nascimento dos filhotes de tartarugas. Geralmente a Amjus divulga o local dos ninhos em que haverá nascimento de filhotes. Com a ajuda da população, principalmente crianças, as tartaruguinhas chegam ao mar. Mas a maioria delas é devorada por peixes ou por aves marinhas.
A Amjus chama este momento em que crianças e adolescentes acompanham o  nascimento dos filhotes de tartarugas de “educação e sensibilização ambiental”. Este momento também está integrado ao calendário turístico da cidade. Turistas que estão em pousadas acabam sendo atraídos para verem este belo momento.
Basicamente dois tipos de tartarugas desovam ou se alimentam nas praias de São Miguel do Gostoso. Um deles é a tartaruga de pente e a outra é a verde. Geralmente a tartaruga escolhe sempre o mesmo lugar para desovar. Muitas delas conseguem depositar seus ovos precisamente no mesmo local dos anos anteriores.
Esta é a terceira temporada de desovas de tartarugas acompanhada pela Amjus em São Miguel do Gostoso. O pessoal da Amjus é treinado pelo projeto Tamar, entidade que cuida de tartarugas no Brasil. Um dos voluntários deste monitoramento é o sargento Anchieta, que mora na cidade. O projeto é coordenado pela bióloga Maria Lucivânia.
A Amjus é dirigida pelo pedagogo Heldene Santos, que também é especialista em meio ambiente e sustentabilidade. Muitos jovens de São Miguel do Gostoso participam desta Ong, que também tem o apoio de artistas de outras partes do país e de ambientalistas ligados ao movimento de preservação da natureza.
É muito importante este trabalho feito pela Amjus no monitoramento da desova de tartarugas em São Miguel do Gostoso. A comunidade local tem a obrigação de apoiar este trabalho, pois a tartaruga é uma espécie em extinção e este tipo e trabalho ajuda na sua preservação. Apoie, portanto, a inciativa da Amjus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário