domingo, 21 de fevereiro de 2016

Foto de tartaruga sobre marca de pneu alerta para o risco do trânsito em praias de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Costuma-se dizer, no jornalismo, que uma boa imagem (foto ou vídeo) vale mais do que mil palavras. Pois foi isso o que aconteceu, no meio desta semana, com foto de autoria de Renny Castro, da Ong Amjus, que retrata um dos gravíssimos problemas nas praias de São Miguel do Gostoso.
A foto em questão (veja ao lado) mostra uma tartaruga, ainda pequena, passando sobre a marca de um pneu de carro que acabara de passar na praia. A tartaruga – e São Miguel do Gostoso é um santuário destes animais, muitos deles em extinção – poderia ter sido atropelada e morta, se passasse por ali um pouco antes.
Tanto quanto a sobrevivência da tartaruga, o que importa nesta foto é o  impacto que ela causou nas pessoas que viram aquela imagem. Por isso mesmo, a foto “viralizou” (circulou largamente pelas redes sócias) e chamou a atenção para um problema que deve ser combatido com urgência.
Não é de hoje que este blog e parte da comunidade de São Miguel do Gostoso se manifesta contra o trânsito na praia, principalmente na orla urbana da cidade. Circular com veículos automotivos na praia é crime da pior espécie. Há leis nacionais e locais que proíbem o trânsito na orla, mas muita gente desrespeita.
Além do risco a espécies como as tartarugas marinhas, o trânsito na praia de São Miguel do Gostoso também apresenta enorme perigo para quem frequenta as praias, em especial crianças. O fato agrava-se pelo fato de que muitos dos motoristas que circulam nas praias são menores ou adultos que embriagados.
Uma cidade que quer ser civilizada – e que quer cuidar bem da sua população e dos turistas que a visitam – não pode deixar se envolver por uma barbárie deste tipo. Ou os moradores se organizam para acabar com est e crime ou as praias da cidade vão virar uma selvageria, tipo “salve-se quem puder”.
O Brasil está cheio de casos de acidentes provocados por veículos, especialmente bugues, nas praias. Não faz muito tempo uma família inteira foi destroçada sob as rodas de um bugue na praia de Genipabu (RN). Aqui mais perto, em Caiçara, uma garota morreu depois de ser atropelada também na praia.
Muitas cidades estão se mobilizando para combater esta terrível praga das praias. Neste semana, o Ministério Público e a polícia prenderam bugues e quadriciclos que ameaçavam banhistas e destruíam ovos de tartarugas na praia do Gunga, em Alagoas (veja abaixo). Quando esta fiscalização vai chegar por aqui?
O Rio Grande do Norte tem uma tímida campanha, chamada “Orla Segura”, que reprime o trânsito nas praias. Já apreendeu inúmeros veículos, mas a praga continua. Além dos bugues e caminhonetes, outro grande problema de São Miguel do Gostoso são os quadriciclos que circulam livremente nas praias.
E o pior é que muitos destes quadriciclos são dirigidos por adolescentes sem o menor controle do veículo. Quem já não viu na cidade uma cena como esta, muitas vezes com risco de acidente? Pergunta: por que as locadoras de quadriciclos da cidade permitem que estes veículos circulem nas praias e sejam dirigido por menores?
Chegou a hora de dar um basta nesta selvageria do trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso. E isso deve ocorrer antes que esta selvageria dizime a flora e a fauna marinha, como tartarugas, caranguejos e siris – que antes eram fartos na nossa orla – e comece a atropelar e a matar pessoas nas praias.
Por isso a foto de Renny Castro serve de alerta para que providências locais  - da Prefeitura, Câmara Municipal, além da mobilização permanente da população - sejam imediatamente tomadas para combater este terrível mal que ameaça o futuro de cidades como São Miguel do Gostoso.
Abaixo, links com reportagens sobre destruição de ovos de tartarugas por bugues e quadriciclos, além de notícias sobre apreensão de veículos nas praias do RN e outros acidentes envolvendo este tipo de veículos, inclusive com mortes.

24 comentários:


  1. O comentário abaixo foi enviado por um leitor do noBalacobaco. Ocorre que ele cita o nome de um estabelecimento comercial que estaria jogando troncos de coqueiro na duna, na praia do Maceió. Por não ter como checar esta ocorrência, este blog optou por excluir o nome deste estabelecimento. Veja, a seguir, o teor deste comentário":
    "Esses absurdo continua. Chego a pensar que nunca vai ser resolvido, pois o transito na praia é constante e ninguem faz nada. As tartarugas pedem socorro e as autoridades estao com suas bundas nas cadeiras e não tomam nenhuma providencia. Já li várias matérias que você Emanuel fez nesse blog e até agora nada se resolve. Na minha opiniao só vai ser resolvido se houver fiscalização diariamente na praia. Caso contrário vai continuar o problema. Outro fato que necessita ser resolvido é a bagunça que o dono de um (estabelecimento comercial)fez em frente ao restaurante dele. Espalhou um monte de tronco de coqueiro por toda orla e ficou a praia com aspecto de sujeira. Tem até um lixo com pedaços de telha, pedra e tijolo. Tudo isso precisa ser retirado pelo proprietário pois isso é poluição ambiental. E também pedir aos agentes de endemias que façam uma visita naquela regiao, pois é visivel varios recipientes com água no local. Tenho visto a luta da gestão atual em manter a praia limpa mas ainda existem pessoas que não colaboram".

    ResponderExcluir
  2. Prenuncio de uma morte anunciada

    Tenho visto neste blog a denúncia constante de carros na praia expondo os banhistas , pessoas adultas e crianças a um acidente fatal. No anão passado li ,nessa mesma coluna um depoimento de um pai que emocionalmente relatava a quase tragédia do atropelamento do seu filho. Morte de animais são constantes principalmente tartarugas , como esse ser vivo não tivesse direito à vida , e sim a vida só para o homem, vemos assim uma natureza desassociada do direito à vida é um homem desumanizado.
    Infelizmente , digo infelizmente vai ser preciso ocorrer um acidente talvez com morte para os responsáveis pelo município , nesse caso falta atitude corajosa do prefeito em fazer cumprir a lei, e a ele compete a executar o que deftermina lei, a câmara de vereadores por não está cumprindo com o seu papel de fiscalização da lei, a polícia militar por não prender os carros e motos e atuar os infratores e os habitantes de São Miguel do Gostoso por serem omissos na exigência do cumprimento da lei, ela ser tb fiscalizadora da segurança das praias , não discutindo com o condutor do veículo , mais registra nos seus celulares e tel através de foto com a identificacao da placa do carro e moto e leva p a polícia para fazer o registro e só assim poderemos evitar evidência de uma tragédia previamente anunciadas.
    Depois que ocorrer o fato com certeza , prefeitura, câmara dos vereadores , polícia militar e população vão se mobilizar para proibir carros e motos a trafegarem pelo mesmo espaço onde estão um criança , um jovem, uma mãe ou pai de família , e aí não vai ter choro nem reza que conseguirá retornar aquele que perdeu uma vida por um ato imprudente e omissão do poder público ,

    ResponderExcluir
  3. infelizmente o problema de SAO MIGUEL DO GOSTOSO/RN é pura politica, a gestão atual vem tentando trabalha mais a oposição não deixa, tanto os eleitores da oposição quanto os vereadores e lideranças, é muito dificil, ou melhor quase impossivel, o que vimos todos os dias ..é se coletar lixo, entulhos e em seguida a coleta, a sujeira o colocada..para denegrir o trabalho que vem sendo realizado...acho um absurto ainda existir pessoas que preferem ver uma cidade se destruir, não progredir..por causa de politca, estamos vendo um pais em grande dificuldade, e SAO MIGUEL DO GOSTOSO/RN vem mantendo, vejo a saude, com toda dificuldade caminhando muito bem...em relação as demais cidades, e posso dizer ao paissss.....todo dia é o que vemos no jornal..hoje mesmo no RN, mostrou joao camara, lotado...e 6 obitos... faltando poucos meses para termina a gestao atual, a educação com seus professores e transporte...para alunos e universitarios, onde muitas prefeituras, ou ja cortaram, ou o universitario tem ajudar a pagar como acontece em touros.... a oposição dos vereadores falou em abri um invetigação de transporte, referente aos anos anteriores, eu pergunto caros vereadores, por que isso agora???? o que vcs fizeram nos anos anteriores, trabalharam em que??? jubenick caro vereador, falou alto no microfone pra cidade toda ouvir, o que vc e os demais fizeram, para deixar passar 3 anos de uma gestão e so agora faltando menos de 10 meses para acabar vai investigar...fiscalizar...kkkkkk amigo isso é uma politicagem...e tenho pena das pessoas que acreditam nisso ainda, seria bom os vereadores colocarem o pé na rua, e ir a luta, ja que trabalham uma vez na semana, ou melhor 4 dias NO MES, GANHAM BEM ..MUITO BEM PRA IR SO 4 DIAS EM 01 MES, e parar de tentar colocar abaixo o que vem sendo feito neste municipio, o brasil infelizmente ainda tem muito disso, e por isso temos cidades como SAO MIGUEL DO GOSTOSO/RN, que não desenvolve como deferia devido a pessoas que sujam...denigre... coloca abaixo o desenvolvimento. sobre a reportagem, acho que é bem claro que os proprios da oposição usam a orla da praia... nos seus carros...quadriciclo.. e 4x4, so em função de derrubar a administração, ....

    ResponderExcluir
  4. Emanuel Neri, Creio que na imagem, o rastro seja de um Quadriciclo HONDA TRX 420 FourTrax 4x4 que a ong de SMG, AMJUS, usa para o monitoramento das tartarugas, com certeza a foto foi tirada, em momento de desova.

    ResponderExcluir
  5. Denuncia; Emanuel Neri estão em uma farra grande aqui na cidade em UM chevrolet Prisma cor branca( placa branca do governo), a prefeitura tá rica liberando carro para todos, um carro que seria para serviço social está sendo usado para serviço próprio. o condutor é pepeca o filho de Zé trevessa(todos da cidade conhecem) o mesmo não é um motorista/funcionário da prefeitura de SMG. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Prefeitura informou que não há "farra" nenhuma com o uso do carro citado pelo anônimo acima. Informou que o carro é do governo do Estado cedido para a Prefeitura. O veículo, segundo a Prefeitura, tinha sido destinado a ações na área da agricultura, mas ficou quebrado muito tempo. Como é responsável pelo carro, a Prefeitura mandou recuperar o carro e o usa agora em atividades ligadas à administração municipal.

      Excluir
  6. mudando de assunto, Emanuel e verdade que o Sargento Leones saiu? e agora quem vai ser o novo comandante de São Miguel?

    ResponderExcluir
  7. verdade soube também que o sargento saiu, mais não sabemos se já assumiu outro, sera que já tem outo? ou estamos sem sargento na cidade?

    ResponderExcluir
  8. ta um silêncio muito grande quanto a saída do sargento nem uma autoridade se manifestou em relação a nada. esperamos que venha melhoras, na realidade não era pra Wolczak ter nem saído. Opção boa pra São Miguel também seria Sargento Ely de Touros.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite !
    Bom aqui estou mas uma vez fazendo uma denúncia......
    Bom sro. Emanuel não sei se você está sabendo que tenha uma DUNA enorme onde era o antigo bar da Carla, pra ser mas preciso fica próximo da residência da sua irmã, na praia do Maceió que hoje não existe por que o dono do terreno, segundo eu soube que é o dr. João, aquele que é presidente da AEgosto, impediu a passagem natural de um córrego que tenha a dezenas de anos, quem sabe até centenas e desmachou a.DUNA na surdina com carro de mão, com essas últimas chuvas, os vizinhos ficaram em alerta, caso chouvesse mas um pouco poderia alagar a casa do marco do mercadinho e outros .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O noBlacobaco apurou que não houve nada de destruição de duna. Há um exagero na interpretação e suposta denúncia do anônimo acima. O que houve foi apenas um nivelamento de um terreno, que não era duna, feito inclusive com o apoio da Prefeitura. E, segundo o noBalacobaco apurou, não há nenhum risco de inundação de casas vizinhas, com diz o anônimo.

      Excluir
  10. Desde a semana passada, o sargento Leonez, responsável pela PM de São Miguel do Gostoso, informou que estava deixando o comando da PM local. Ele comunicou este fato ao responsável por este blog e à prefeita Fátima Dantas. Sua saída estava prevista para a última segunda-feira. Na conversa que manteve, por telefone, com o responsável por este blog, Leonez fez questão de agradecer o apoio que recebeu de parte da comunidade local e da prefeita. Enumerou uma série de medidas adotadas por ele que surtiram efeito. Uma delas foi o combate na cidade ao tráfego de motos em alta velocidade e com canos de escape adulterados. Outra iniciativa sua foi o permanente policiamento feito na orla da cidade, inclusive no período noturno. Leonez também foi responsável pela prisão de assaltantes na cidade, alguns deles já com prisão decretada, mas que estavam foragidos. Ainda não se sabe quem será seu substituto. O Conselho de Segurança deverá se reunir na próxima semana e pedir reunião com o comando da PM para definir o substituto do sargento Leonez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo Sargento/Tenente que vem a atua aqui em SMG, dá á entender que o mesmo é manipulado, a focar somente nas motos dos trabalhadores, não tem condições, é pra sair de um em um! prender a motos dos que levam seu pão de cada dia pra suas casas, isso é uma vergonha, pra uma gestão em geral dos que são afavor a apreensão de moto dos trabalhares, não somente aqui em SMG mais em outros lugares no Brasil inteiro. Enquanto foca nas motos "farras de moto" que nem falam, o traficantes expandindo suas bocas de fumo, que a cidade está cheia, acabando com o lares, e os bandidos estão ae solto, procurando pousadas, famílias, condomínios, cidadãos de bem, para assaltar/matar, com carros de luxo ou bem equipado em duas motocicletas, desperta! Até quando isso vai continuar?

      Excluir
    2. Esta história de "moto de trabalhadores", como diz o anônimo acima, é pura balela. O que o sargento Leonez fez foi por ordem na bagunça das motos de São Miguel do Gostoso. Na verdade, muitos dos motoqueiros que trafegavam loucamente pelas ruas de São Miguel do Gostoso desrespeitavam as regras e leis mais elementares do trânsito brasileiro. Muitos deles andavam com canos de escape de suas motos "estourados", o que causava barulho ensurdecedor para a população local. Outras motos eram dirigidas por pessoas, inclusive adolescentes, que não tinham CNH (Carteira Nacional de Habilitação)para dirigir este tipo de veículo. Outros dirigiam em altíssima velocidade - e, só prá avivar a memória, foram muitos os acidentes provocados em São Miguel do Gostoso por estes motoqueiros (na dúvida, é só procurar nos posts anteriores do noBalacobaco). Pergunto: a PM tem que permitir este tipo de abuso, que põe em risco a vida da população? É claro que não! Se a cidade quer assumir ares civilizados, em respeito aos seus moradores e às pessoas que nos visitam, tem que por ordem nesta terrível bagunça que é o trânsito, em especial de motos, nas ruas de São Miguel do Gostoso. Que o próximo comando da PM do município siga o mesmo caminho de Leonez. A bandidagem tem que ser enfrentada, de forma inteligente e eficaz, mas as regras básicas da civilidade, como é o caso das motos e do trânsito (incluindo nas praias), também tem que ser "regrada" para deixar de cometer abusos na nossa cidade.

      Excluir
    3. Moto de trabalhador sim, não vou parar de levar o pão de cada dia pra minha casa por que você quer, Rsrsrs se prender tiro novamente, pode levar no pátio do detran onder for, tiro e tiro novamente! Agora você, sempre teve condições, e fica indo contra quem não tem, mais mesmo assim ainda dá a entender que um filho de chocadeira, e outra não olhe para a minha gramática, o que fale é a intenção, rsrsrs dona bebe um grande exemplo ela nem sonha que essas postagens existe.

      Excluir
    4. O fato de ser moto de trabalhador não tem problema nenhum. Milhões de trabalhadores em todo o Brasil usam motos para chegar ao trabalho e voltar para casa. Mas o que não pode é fazer confusão com moto de trabalhador e irresponsabilidade no trânsito. Muita gente se escuda - e lamentavelmente isso ainda ocorre em São Miguel do Gostoso - nesta história de dizer que se trata de moto do trabalhador para que a polícia feche os olhos para barbaridades praticadas por estas motos - e estes supostos trabalhadores - no trânsito da cidade. Uma coisa é você ser trabalhador, ter sua Carteira de Habilitação e a documentação da sua moto em dia. Outra coisa, bem diferente, é usar irresponsavelmente esta história de que é trabalhador para que não haja fiscalização policial sobre o piloto da moto e o veículo pilotado por ele. Está clara a diferença entre uma coisa e outra?

      Excluir
    5. Emanuel Neri, Já sei porque essa perseguição toda as motos dos trabalhadores... Para colocá-las em leilão, é isso que o detran faz.

      Excluir
  11. resumindo estamos sem delegado e sem segurança enfim sem educação de qualidade sem saúde sem nada estamos fritos

    ResponderExcluir
  12. Tá doido viu, quer dizer que aqui falta tudo isso imagine em outras cidades, delegado e segurança depende do governo do Estado, educação acho que você diz isso só porque ainda não começaram as aulas só pode, e saúde apesar de tantas cidades viverem um caos na saúde, nós aqui ainda somos privilegiados.

    ResponderExcluir
  13. Ninguém vai comentar os 16 milhões que são Miguel estar pra perder? O qual é pra ser usado no saneamento? Mereceria ate uma matéria do blog,mais acho que se brincar nem postado esse comentário será, imagine falar dos 16 milhos,que estar pra se perder

    ResponderExcluir
  14. Emanuel você diz no texto acima que precisa de inteligencia para a policia prender os bandidos que estão solto e com ordem de prisao em nosso municipio .eu pergunto :quando essa inteligencia vai chegar?será que teremos que trazer uma equipe dos E.U.A para ensinar como pegar bandido ? olha na minha opinião falta vontade e compromisso da policia com a população precisamos de um delegado corajoso com vontade de colocar ordem na cidade de Gostoso

    ResponderExcluir
  15. kkkk, vcs acham que o governo federal vai dar 16 milhões pra saneamento aqui, isso ai é so conversar, muitas outras coisas prometem e nada, agora ficam fazendo propagando..e manchetes colocando a culpa nos municipios, manda o governo federal colocar em conta...pra ver se num saiii..kd as ubs que estoa abandonadas???? sem dinheiro a construtora num faz amigossss... dinheiro federall, na medida que vai liberando vai fazendo..... ai é facil meter o pau na gestão né...rssss.. vamos acorda, 2016 vai ser pior que 2015 a crise é geral, não é so aqui....

    ResponderExcluir
  16. Vai, seu fascista de merda! Fala ligo que vcs só querem carros na mao de quem tem o rabo preso com vcs... Fala logo que essa merda é um campo de concentração

    ResponderExcluir