quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Baleia gigante encalha na praia do Tourinhos. Foi emocionante o esforço da população para salvá-la



Por Emanuel Neri
É o que se pode chamar de luta, incansável e emocionante, pela vida - e para evitar a morte. Lamentavelmente, neste caso, venceu a morte.
Fenômeno que ocasionalmente acontece em algumas praias do mundo, inclusive no Brasil, o encalhe de uma grande baleia – acredita-se que da espécie Jubarte – ocorreu na manhã desta quinta-feira (18/8) próximo à praia do Tourinhos, em São Miguel do Gostoso.
O fato mobilizou a comunidade local que, durante horas, fez todos os esforços para salvar o animal. Inicialmente as pessoas colocaram pedaços de tecidos sobre o corpo da baleia, para evitar sua desidratação. Em seguida, baldes com água eram jogados incansavelmente sobre o animal.
Órgãos de defesa do meio ambiente, como o projeto Cetáceos da Costa Branca, foram mobilizados. Ativistas da Amjus, Ong que cuida de tartarugas em São Miguel do Gostoso, também se mobilizaram. Uma retroescavadeira da Prefeitura abriu um canal para que, cheio de água, a baleia voltasse ao mar.
Tudo foi feito para que a baleia fosse salva. Mais tarde, um barco de médio porte puxou a baleia para que ela voltasse ao mar. Quase tudo em vão. Depois de algumas dezenas de metros dentro do mar, a baleia voltava à beira da praia. Em uma última tentativa, ela ficou parda, exausta, a 50 metros da praia.
Foi uma luta emocionante e incansável, até o final da tarde, para salvar a baleia.
Mas, infelizmente, o destino desta baleia, ao que tudo indica, será mesmo a morte. A baleia encalhada no Tourinhos tinha cerca de dez metros – por isso acredita-se que ainda era filhote. Já houve outros encalhes de baleias em São Miguel do Gostoso – a mais recente, há mais de dez anos, ocorreu na praia do Maceió.
Ainda há muito mistério em torno do encalhe de baleias em praias. Muitas vezes elas chegam em grandes grupos. Há poucos anos, na Nova Zelândia, nada menos que 73 baleias encalharam na praia. A maioria delas morreu. Há algumas versões de cientistas para a ocorrência deste fenômeno.
Considerado o maior animal do mundo - algumas espécies, como a do tipo  azul, chegam a medir até 30 metros e pesar 180 toneladas -, as baleias podem chegar à praia mortas ou ainda vivas. Se chegar viva, segundo o Instituto de Baleia Jubarte, pode ter ficado preso em redes ou atropeladas por grandes embarcações.
Mas o fenômeno também pode ocorrer devido a um problema neurológico e auditivo que fazem com que as baleias tenham problema com seu sistema de orientação. Assim, ficam desorientadas e acabam encalhando. Acredita-se que também variações no campo magnético terrestre desorientem estes animais.
Os cientistas também acreditam que, em alguns casos, presenças de parasitas nos ouvidos das baleias prejudiquem seu sistema de orientação – e por isso elas, desorientadas, encalham nas praias. Há também explicações para o fato do encalhe de baleias em grupos. Baleias costumam se movimentar em grupos.
No caso do encalhe de várias baleias, acredita-se que o líder do grupo esteja desorientado, por problemas fisiológicos, e chegue à praia, sendo seguido por todo o grupo. As mortes ocorrem devido à desidratação ou à dificuldade de respirar. As baleias respiram por pulmões – e o peso do seu corpo dificulta a respiração, em terra.
O fato é que ainda há muitos mistérios – e muitas dúvidas – em torno do encalhe de baleias em praias. É importante que a população saiba como proceder nestes casos (veja links abaixo).
A baleia que encalhou no Tourinhos teve todo o apoio de parte da população de São Miguel do Gostoso para tentar salvá-la. Era emocionante ver pessoas cobrirem o animal com lençóis, toalhas ou outros tipos de peças de tecidos, enquanto outras jogavam água tentando aliviar o sofrimento do animal.
No meio da noite desta quinta, Fernando Castro, secretário de Obras de São Miguel do Gostoso,  um dos batalhadores incansáveis pelo salvamento da baleia, informou, em sua página do Facebook, que o animal havia morrido. De qualquer jeito, valeu o esforço da população local, que deu uma grande demonstração de comprometimento e de solidariedade ambiental para salvar aquele belo animal.
Abaixo, links sobre motivos que levam baleias a encalhar nas praias e cuidados que você tem que tomar ao tentar salvar estes animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário