segunda-feira, 10 de outubro de 2016

São Miguel do Gostoso começa temporada de verão com festas, ótimas pousadas e excelente gastronoia



Por Emanuel Neri
E a temporada de verão de São Miguel do Gostoso está começando. E vem com novidades e com boas expectativas para a visita de muitos turistas à cidade.
Neste mês de outubro, começa o fluxo de turistas que vêm aproveitar os fortes ventos da cidade e que favorecem a prática do kitesurf e windsurf. É a chamada “temporada de vento”, uma das mais longas do mundo, com início em outubro e se prolongando até março.
São seis meses de ventos constantes que fazem de São Miguel do Gostoso o “paraíso” dos velejadores. Neste período, praticantes de kitesurf e windsurf chegam de várias partes do mundo para participar desta prática esportiva de vela. Os estrangeiros ficam até pouco antes do Natal. Em seguida, começam a chegar os brasileiros.
Pousadas, restaurantes e bares já estão prontos para esta temporada. Além do kitesurf e windsurf, São Miguel do Gostoso também atrai grande quantidade de turistas que vêm para descansar e desfrutar as belezas de suas praias. É o chamado turismo de lazer, também bastante movimentado nesta época do ano.
Com todas estas atrações, São Miguel do Gostoso tornou-se o terceiro polo turístico do Rio Grande do Norte, atrás apenas de Natal e Pipa. E o turismo local tem despertado a atenção de grandes eventos, como o réveillon de empresa paulista Mates – com cerca de 1.500 participantes –, que acontecerá este ano na cidade.
Enquanto o réveillon não chega, bares e restaurantes da cidade já estão com suas programações definidas para o início da temporada de verão. E uma das primeiras destas festas será a do clube e guarderia Dr. Wind (foto acima), na praia do Santo Cristo, nesta terça-feia (dia 11/10), a partir das 21h. Boa dica para quem quer “esquentar” o verão.
A festa do Dr. Wind, que contará com a presença o grupo Diogo das Virgens e Banda D’Vibe, vai servir para comemorar os dez anos daquele clube na cidade.  Paolo Migliorini, dono do Dr. Wind, conheceu São Miguel do Gostoso em 2000, mas só em 2006 abriu seu primeiro espaço de kitesurf e windsurf, na praia do Santo Cristo.
Outros bares e restaurantes também estão realizando eventos especiais para festejarem a chegada do verão. No último sábado (dia 8) o Trem das Onze, no início do bairro do Maceió, também realizou sua festa. O Trem das Onze agora está sob a administração de Alessandra Machioro, italiana que mora na cidade há vários anos.
A Pousada dos Ponteiros, na praia do Maceió, também chega com novidades. Abriu seu bar de piscina, o Manga Rosa, em sua ampla área de jardins que fica de frente para o mar. O novo restaurante da Ponteiros, o Pimenta Rosa, também já está funcionando. Bar e restaurante da Ponteiros são abertos a clientes externos, que não estão hospedados na pousada.
E a excelente gastronomia de São Miguel do Gostoso acaba de ganhar mais duas boas opções. Um deles é o Wind Paraparazzi, na entrada da cidade, misto de restaurante e sanduicheria. O outro é o Jangadeiro que fica em São José, a seis quilômetros de São Miguel do Gostoso. O Jangadeiro, com menu-degustação, só aceita clientes com pré-reservas.
Enquanto isso, dois polos gastronômicos estão se consolidando em São Miguel do Gostoso. Um deles fica na entrada da praia da Xepa. É a maior concentração de restaurantes da cidade. Ali estão os restaurantes Gênesis, Pantai, Nifu-Nifá, Palmira, Jardim do Seridó, Janaína e a pizzaria Quintal. Também na Xepa tem o Empório Balica, especializado em vinhos, queijos e produtos de mercearia para cozinha.
O outro polo gastronômico fica no início do bairro do Maceió, com os restaurantes Tuk-Tuk, República, Dom Bacalhau, Buquê Garni, Spaço Mix e Trem das Onze. Mas há muitos outros restaurantes em outros pontos da cidade, como o Hibiscus e Luz Tranquila, na rua das Ostras, e o La Briza, também próximo à rua das Ostras.
Há vários outros restaurantes e bares em outros pontos da cidade. Na praia do Maceió, ficam também o restaurante Malagueta, da Pousada Só Alegria, além do Caranguejo e o Polo Costa das Dunas. No bairro do Cardeiro, tem o tradicional restaurante da Pousada Mar de Estrelas, além do Sheik e Dedé de Tico, ambos já na praia do Cardeiro.
Entre os bairros do Cardeiro e Santo Cristo, tem ainda a Creperia Cardeiro e o Sushi Gostoso. Na praia do Santo Cristo, o turista pode optar ainda pelos bares e restaurantes Jack Sparrow’s e da Pousada Mi Secreto, além do Dr. Wind.
E há muitas outras eventos acontecendo na cidade nesta temporada. O Spaço Mix realiza festas todos os finais de semana. Há ainda os forrós populares, como o do restaurante de Nenê de Lala, muito apreciado por moradores e turistas. Enfim, há muitas outras opções de festas em bares e casas noturnas que acontecem, neste período, na cidade.
Com tantas opções de pousadas, bares e restaurantes, além de festas programadas para este período, São Miguel do Gostoso mostra que está preparado para a chegada do verão. Responsáveis por outras festas e eventos para esta temporada podem enviar suas informações via o setor de “comentários” do blog noBalacobaco.

3 comentários:

  1. O Restaurante Polo Costa das Dunas,na praia do Maceió a comida também é uma delícia.Além da simpatia de Ilza e o papo gostoso do Sr.Aldenor.

    ResponderExcluir
  2. ¿Te gusta cocinas? Nada mejor que aprender de gastronomía en las mejores Escuelas de Gastronomia en Puebla donde tendras la oportunidad de fomarte como un verdadero cheff profecional.

    ResponderExcluir
  3. ¿Te gusta cocinas? Nada mejor que aprender de gastronomía en las mejores Escuelas de Gastronomia en Guadalajara donde tendras la oportunidad de fomarte como un verdadero cheff profecional.

    ResponderExcluir