terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

São Miguel do Gostoso lança "SOS Tourinhos" e fará ato dia 5 de junho para salvar aquele rico patrimônio



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso tem um tesouro que precisa urgentemente ser preservado. Se não preservar, o município corre sério risco de perder um dos principais patrimônios que a natureza lhe presenteou.
Este tesouro se chama Praia de Tourinhos, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Tudo em Tourinhos é muito especial. A longa enseada que forma a praia, o coqueiral, o mar manso, o chamado “suspiro da baleia” e, principalmente, uma falésia milenar formada por dunas petrificadas(foto acima).
Pois tudo isso corre o risco de acabar devido ao turismo selvagem que tomou conta de Tourinhos. Quem mais sofre com esta selvageria é a belíssima falésia que embeleza aquela praia. Diariamente, em especial no verão, dezenas de quadriciclos, motos e bugues sobem de forma irresponsável a falésia, degradando aquele patrimônio milenar.
É para dar um basta nesta morte acelerada de Tourinhos e de sua falésia de dunas petrificadas, cuja formação geológica tem mais de dois mil anos, que a sociedade civil de São Miguel do Gostoso criou o “SOS Tourinhos”, iniciativa que tem como objetivo acabar com a selvageria que está ocorrendo naquela praia e na sua falésia.
Várias iniciativas integram o “SOS Tourinhos”, entre elas ações educacionais que conscientizem a população a preservar aquele paraíso. Mas a principal delas é um ato que ocorrerá naquela praia no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Ongs, Prefeitura, Conselhos Municipais, escolas – todos participarão deste ato.
A degradação de Tourinhos começou com o crescimento do turismo em São Miguel do Gostoso. Até então aquele paraíso era praticamente intocável. Com a chegada do turismo, inicialmente bugues e carros tracionados e, depois, motos e quadriciclos começaram a trafegar loucamente pela beira daquela praia e, mais grave ainda, subir a falésia.
São motoristas irresponsáveis que não têm a menor conscientização ambiental e muito menos qualquer preocupação com a preservação de Tourinhos.
Cada veículo que sobe na falésia arrasta uma quantidade considerável de areia e pedras. O resultado é que a falésia está diminuindo de tamanho. Um marco posto pela Petrobrás sobre a falésia, há mais de 30 anos, é o símbolo maior desta degradação. Em torno de 1,5 metro do marco já é visível acima do nível da terra.
Este é o maior sinal de que areia e pedras que antes formavam a superfície da falésia estão sendo permanentemente arrastadas pelos quadriciclos e veículos que sobrem ali. No ano passado, prefeitura e moradores de São Miguel do Gostoso colocaram manilhas com pedras para que os carros não pudessem subir na falésia.
Pois motoristas irresponsáveis abriram um caminho alternativo ao lado das manilhas, para que seus veículos continuassem subindo a falésia. O estrago por este dano ambiental também pode ser creditado a donos de empresas de quadriciclos, que não tem a menor preocupação com a preservação com aquilo que todos deveriam cuidar.
Outro agravante do Tourinhos é a falta de infra-estrutura em torno das barracas que existem na praia. A higiene ali é precária, não existindo sequer um único banheiro para o uso dos turistas que frequentam o local. O número de barracas há muito extrapolou o limite definido pela Prefeitura, Idema e Ministério Público para o local.
Inicialmente foi definido que existiriam apenas cinco barracas de alimentos na praia do Tourinhos. Hoje existem quase dez. Com este número é impossível por ordem no funcionamento daquelas barracas. Ministério Público e Idema também impõem determinadas exigências que dificultam muito uma solução para aquele problema.
O fato é que, diante de tantos problemas, Tourinhos agora pede socorro para não sucumbir diante de tanta degradação. E o Conselho de Turismo de São Miguel do Gostoso, em reunião nesta terça-feira (7/2), resolveu abraçar a ideia do “SOS Tourinhos” e mobilizar a população para salvar o que ainda é possível naquela praia.
O “SOS Tourinhos” é uma ótima iniciativa que tem como objetivo salvar o maior patrimônio natural de São Miguel do Gostoso. Agora é importante que toda a população abrace esta ideia e participe deste ato do dia 5 de junho. Se Tourinhos não for preservado, todo o turismo local corre o risco de sofrer sérios danos e também acabar.    

22 comentários:

  1. Lembrando a secretária de saúde que estamos na fase da proliferação do mosquito da dengue portanto já está na hora de começar um trabalho de prevenção para não deixar a doença chegar em nosso município

    ResponderExcluir
  2. Com a participação da Chef Sofia Marinho (@acozinhadesofia), participante da última edição do The Taste Brasil, a oficina "Por dentro do Samburá" vai oferecer aos participantes uma experiência gastronômica única.

    Serão 3 edições, em locais distintos.

    Toda organização será do Restaurante Jangadeiro, de São Miguel do Gostoso. Os mini-eventos irão proporcionar experiências deliciosas e o preparo de um menu 3 etapas.

    Se você é um aficionado por gastronomia ou pretende impressionar os amigos, faça sua reserva.

    Além de se deliciar preparando pratos incríveis, harmonizados com vinho e orientado por uma expert no assunto, cada participante ainda concorrerá a um Kit Gourmet, com produtos das empresas apoiadoras.
    Empresas: Di Bufallo , Fazenda Tapuio, Camicado, Flor de Sal Cimsal, Grand Cru e Thermomix Brasil
    Vagas limitadas:

    Watsapp (84) 98120-9837
    Fixo (84) 3693-2152
    www.jangadeiro samburá.com.br

    ResponderExcluir
  3. quero ver se o novo prefeito vai ter coragem de barrar as ocupações com barracas ao londo da praia, ali virou terra de ninguém onde qualquer um que quiser pode montar sua barraca!!! esta ficando horrivel! e ninguém ver, cade os conselhos deste municipio, cade o comitê orla?

    ResponderExcluir
  4. O trânsito de veículos até afeta as falésias, mas o que realmente tem prejudicado a praia de Tourinhos é a estrada feita à beira-mar e a falta de estrutura para funcionamento dos quiosques. A esse respeito, o blog defendeu arduamente a implantação da estrada, não cabendo agora vir posar de defensor da natureza, coisa que nunca foi.
    http://nobalacobaco.blogspot.com.br/2012/03/estrada-que-passar-por-tourinhos.html
    http://nobalacobaco.blogspot.com.br/2013/02/justica-refaz-trajeto-da-estrada-que.html

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a iniciativa.Porém,a barracas irregulares não foi criação dos turistas! Infelizmente as empresas de turismo da região são causadoras de toda essa degradação ambiental! Placas existe de proibição,porém os proprios turistas relatam que as empresas que fazem os passeios e locação do automoveis autorizam o passeio sobre as falesias.

    ResponderExcluir
  6. Vamos falar também da estrada que oferece um grande risco as tartarugas marinhas, quando um dia eu vinhe e tive que informar a ong AMJUS, de algumas que tinham saído do ninho e seguido para a estrada. Vi muitas mortas! Um absurdo aquela estrada... "SOS" Tourinhos, também deve ficar na estrada irregular! EU DIGO FORA AQUELA ESTRADA!

    ResponderExcluir
  7. Fui a São Miguel de Gostoso pela primeira vez em 2012. De lá para cá já perdi as contas de quantas vezes voltei. Daquela primeira visita, o maior impacto foi a chegada a Tourinhos através da estrada de terra que passa por Reduto. Inesquecível a imagem do mar se levantando ao final da pista. Ainda não havia as barracas que hoje impedem os que chegam ali de ter a visão que naquele dia eu tive. Espero que o movimento prospere e colha frutos na defesa desta preciosidade. Se os argumentos ambientais não servirem para convencer, que convençam os econômicos, uma vez que sem as belezas naturais, não existirão visitantes para servirem de clientes aos empresários da cidade.

    ResponderExcluir
  8. Várias prefeituras estão fazendo processo seletivo para educação e saúde mas a de gostoso como sempre insiste em contratar pessoas sem qualificação para assumir cargos nas áreas que são fundamentais para o crescimento do município isso só prejudica o povo desse município por isso acho que essas secretarias devem fazer processo seletivo nessas duas secretarias

    ResponderExcluir
  9. Essas barracas no tourinho são uma verdadeira sujeira para a praia acho que devem ser retiradas com urgência. Atenção senhora secretária de turismo tome uma providência junto com a ONG anjus precisamos salvar o que temos de mais belo em nosso município que é a praia do tourinho já que a ponta do santo Cristo foi invadida pelose gringos e que nós nativos não podemos tomar nem um mergulho naquela região porque corremos o risco de levar uma pranchada nas cabeça e morrer lá mesmo acho que deveria haver um limite para a prática daquele esporte naquela região da praia do santo Cristo observo que antes os nativos visitavam com mais frequência aquela praia mas devido ao perigo das pranchas eles estão se deslocando para a Praia do tourinho por isso a super lotação no tourinhos porque o que era nosso os gringos tomaram conta e ninguém percebeu isso já está na hora de limitar esse abuso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vendeu terra a preço altíssimos fomos nós nativos. Agora vamos aguentar. Muita gente enricou com isso. Então não reclame.

      Excluir
  10. Os alunos do IFRN não podem continuar sendo prejudicados por causa dos alunos da escola privada cabe aos pais desses alunos pagarem transportes para levar seus filhos para joao câmara porque só tem direito a transporte público quem é aluno de escola pública portanto senhor Nivaldo Batista providencie 2 ônibus com urgência para nossos alunos porque isso foi promessa de campanha e vcs não estão cumprindo

    ResponderExcluir
  11. Aproveitando esse espaço gostaria de parabenizar o prefeito de Touros Assis pelo compromisso com os alunos do IFRN que hj tem 3 ônibus que levam eles para joao câmara isso sim é compromisso com a educação bem diferente da realidade de São Miguel do Gostoso onde os alunos precisam passar o dia inteiro em João câmara. Eu pessoalmente conversei com Assis e ele disse que apesar das dificuldades ele Jamais vai abrir mão em ajudar os estudantes tourenses pois eles são o futuro do nosso país parabéns Assis vc é um prefeito que eu admiro

    ResponderExcluir
  12. Na gestão passada a cidade de Touros tinha 1 ônibus para transportar os alunos do IFRN , isso causava grandes transtornos para o alunos. Hj o prefeito Assis merece meu aplauso pois com toda dificuldade ele mantém 3 ônibus diariamente para joao câmara isso sim é um prefeito. 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  13. É preciso proibir mesmo o acesso de veículos ou quadriciclos nas falésias do Tourinho.

    ResponderExcluir
  14. Muito bonito o movimento, mas EU diria simbolico. O que resolvera o problema e fiscalizacao, multa e sinalizacao, inexistentes hoje.

    ResponderExcluir
  15. Agradeço ao PT e principalmente a pessoa de Fátima bezerra por ter trazido para o RN as escolas federais .pena que o prefeito não saibam valorizar os alunos desses institutos federais .aqui em Gostoso não estão respeitando porque deixa esses alunos passarem o dia todo em João câmara o que deixa eles cansados sem condições psicológicas de estudar pelo horas fora de casa

    ResponderExcluir
  16. O que destruiu o tourinho foi aquelas barracas sujas e desorganizada que permitiram que colocassem na praia vejo que precusa-se com urgência melhorar tudo que o ser humano está colocando lá pois a parte da natureza já foi feita

    ResponderExcluir
  17. Os banheiros da praia estão em péssimas condições de uso gostaria de lembrar a secretaria de turismo que é preciso concertar antes do carnaval começar e tambem lembrar que nenhum município vive de fotos e de redes sociais é preciso agir mais e parar de se exibir no face memos

    ResponderExcluir
  18. Senhor prefeito organize a cidade não fique só de promessas que o povo que votou em vc já estão arrependido

    ResponderExcluir
  19. Espero que essa festa de carnaval termine cedo que dure até meia noite

    ResponderExcluir