terça-feira, 14 de março de 2017

Setor turísítico de São Miguel do Gostoso quer saber o que Prefeitura pretende fazer pelo turismo da cidade


Por Emanuel Neri
O que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso pretende fazer para que o turismo da cidade continue crescendo, gerando renda e dando mais empregos para a população local?
É este, em síntese, o teor das perguntas que o empresariado do turismo de São Miguel do Gostoso vai fazer ao prefeito Renato de Doquinha, em reunião  nesta quarta (15/3), às 8h, no Centro de Cultura da cidade. O prefeito será recebido em café da manhã oferecido pelo setor pousadeiro e de restaurantes.
Com a oferta de mais de 1.500 leitos, sendo o terceiro maior polo turístico do Rio Grande do Norte – atrás apenas de Natal e Pipa -, o turismo de São Miguel do Gostoso gera em torno de mil empregos diretos – e outra grande quantidade de indiretos. É seguramente uma das maiores fontes de renda do município.
Mas, para continuar crescendo, o turismo local precisa de mais apoio da Prefeitura. Para início de conversa, Renato tem dado sinais de que quer contribuir para o desenvolvimento do turismo. Tem tomado algumas iniciativas que agradaram o setor turístico. Mas ainda falta muita coisa.
Lembrando. O prefeito mandou fechar, com manilhas chumbadas com cimento, o acesso de veículos – em especial quadriciclos, motos e bugues – à falésia milenar da praia do Tourinhos. A prefeita anterior, Fátima Datas, tinha fechado o acesso, mas os irresponsáveis donos destes veículos abriram nova opção de acesso.
O #SOSTourinhos, campanha de mobilização de São Miguel do Gostoso para salvar o Tourinhos, deu o alerta da devastação daquela praia, considerada uma das dez mais bonitas do Brasil, e o prefeito agiu. Mas precisa regularizar  também as barracas de comida daquela praia, dotando-as de limpeza e de asseio.
Outra boa iniciativa do prefeito foi a elaboração do calendário de eventos da cidade, que atraem turistas para o setor hoteleiro, de alimentação e o comércio. A etapa nacional do campeonato de Beach Tenis, no final de junho, está mantida. O Rally dos Sertões dará sua largada na cidade, no início de abril.
Também há sinais positivos em relação ao Festival Bossa&Jazz, ainda no primeiro semestre, e à Mostra de Cinema de Gostoso, em novembro. Há outros eventos no calendário turístico da cidade que a Prefeitura com o setor empresarial estão organizando. O alvo é atrair mais turistas para a cidade.
É grande a expectativa de donos de pousadas e restaurantes – e de outros serviços voltados ao turismo – em relação ao encontro desta quarta com o prefeito. Será uma das maiores reuniões entre o poder público local e o setor turístico. O noBalacobaco conversou com empresários e ONGs sobre esta reunião.
Veja algumas destas expectativas:
1) A coleta do lixo aparentemente está sendo resolvida. Caminhões passam regularmente pelas ruas coletando o lixo. Mas há problemas. As caçambas colocadas em alguns pontos da cidade ficam vários dias sem ser recolhido. Resultado: o lixo apodrece, causa mau cheiro e contribui para a proliferação de moscas e insetos.  
2) O trânsito nas praias urbanas continua abusivo.  Além de apresentar risco para a população que está na praia, este trafego de veículos é um grande ofensor para ninhos de tartarugas ao longo do nosso litoral. A atual administração tem se descuidado dos bloqueios na cidade que dão acesso de carros às praias. As placas de trânsito proibido nas praias (foto acima) não são respeitadas.
3)O abuso de som alto, principalmente dos chamados paredões de som,  continua prejudicado a cidade. Nenhuma cidade turística pode sonhar com seu desenvolvimento se a Prefeitura local não impor regras mínimas de respeito ao turista e a moradores locais, como limite a música alta a qualquer hora do dia.
4)A segurança da cidade, por maior que seja o empenho da polícia local,  ainda é um problema. Houve casos de roubos a casas de turistas, além de ocorrências isoladas contra turistas, em praias ou alguns outros pontos da cidade. O prefeito precisa conseguir com o governo estadual mais reforço policial para a cidade.
Há muitas outras questões que serão abordadas  com o prefeito, na reunião desta  quarta. E você, leitor, qual é sua opinião sobre o que a Prefeitura deve fazer para que o turismo de São Miguel do Gostoso continue crescendo?
É muito importante que a Prefeitura local continue em sintonia com o desenvolvimento do turismo. Só assim haverá mais turistas na cidade. E a consequência disso será maior geração de renda e empregos para a população. O turismo é fator decisivo para o desenvolvimento de São Miguel do Gostoso.
Abaixo, links deste blog sobre o #SOSTourinhos e outras questões que envolvem a Prefeitura local:

30 comentários:

  1. O problema é ele saber responder, se não usar a porta voz da prefeitura (Jane)kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. to gostando da atuação do prefeito nesses primeiros meses
    tem inúmeras coisas que se pode melhorar uma delas é a questão de banco na cidade já vi e ouvir milhares de turistas reclamando porque não pode sacar dinheiro não adianta se usa cartão mais tem várias coisas que não tem como passar o cartão em fim fui

    ResponderExcluir
  3. Eu como turista que sou na cidade vejo que esse povo que coloca o som alto está espantando os turistas. Eu estava em uma pousada recentemente e acordei às oito e quarenta da manhã com um carro de uma casa em frente que colocou um som altíssimo. Todos turistas é claro acordaram muito chateados com o barulho terrível e grande parte falou que não iria voltar para Gostoso porque não se tem sossego em uma manhã de domingo. Sai direto na televisão aqui que som em carro está proibido por lei federal. Cabe ao senhor prefeito fazer valer a lei para não espantar os turistas. Eu mesma frequentava outra praia com minha família mas por causa do barulho troquei para Gostoso. Espero não ter eu nem muitos turistas trocar Gostoso por outro lugar que faça valer a lei. Lembrando que quem sofreu nesse dia foram também os moradores e muitos que eu vi era gente de idade. De resto tudo maravilhoso. Trânsito de rodas na praia é um horror e põe a vida de quem está lá em risco. Boa sorte para o novo Prefeito. Espero ter ajudado. Sou de Natal e vou quase todo final de semana com minha família e amigos.

    ResponderExcluir
  4. O que eu vejo Jane fazer e postar fotos toda na no face e não faz nada pra melhorar o turismo

    ResponderExcluir
  5. Se a primeira impressao e a que fica, a entrada da cidade nao contribui Para o desenvolvimento do Turismo. Tambem precisa calcar mais ruas da cidade. Uma agencia bancaria ou no minimo um caixa eletronico e primordial.

    ResponderExcluir
  6. Gostoso precisa de um caixa eletrônico, precisa de ruas pavimentadas de organização no trânsito da praia que continua sendo abusivo principalmente os quadriciclo que são dirigidos até por crianças e causam perigo nas ruas por andarem em velocidade .acho que já está na hora de voltar às blitz locais que antes tinha toda semana mas agora depois que foi criada a auto escola essas blitz sumiram as vezes chego a pensar que essas blitz era feitas para pressionar a população a fazer a auto escola .acho que gostoso precisa de muita coisa e o prefeito está perdido sem noção do que é prioridade no nosso município. Deixando muita gente fazer e desfazer coisas que não ajudam o desenvolvimento de Gostoso

    ResponderExcluir
  7. Não é o Rally dos Sertões que vai ter largada em Gostoso, mas sim o Rally RN1500.

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho coragem de comer nada das barraca sujas de Tourinhos. São feias, malamanhada e fazem vergonha a nossa Prefeitura. De resto só paraiso

    ResponderExcluir
  9. Barracas do tourinho sem nenhuma higiene risco de contaminação nos alimentos são visíveis onde está a secretaria de saúde e turismo que fecham os olhos pra isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As autoridades fecham os olhos porque é tudo amigo,parente ou religioso dá mesma igreja que não quer incomodar.E assim a sujeira continua mas graças a Deus aqueles banheiros medonhos foram tirados.
      Prefeito Renato,ainda falta muita coisa mas torço muito pelo seu sucesso e de todos nós!!!

      Claudinor

      Excluir
  10. Irmão de ex Prefeito falando, como se seu irmão que foi Prefeito tenha feito tudo isso.

    ResponderExcluir
  11. Pergunto ao secretário(a) de saúde quando começam a campanha de combate à dengue Zica e chicugunha? O povo quer saber

    ResponderExcluir
  12. Bom dia moro no condomínio shambala e quero deixar aqui meu apelo ao senhor prefeito para que seja feito um capeamento de Piçarra na rua que dar acesso ao condomínio porque estamos enfrentando muitos buracos naquela rua .

    ResponderExcluir
  13. Quais foram os resultados do encontro de ontem?

    ResponderExcluir
  14. O que dá impressão é que ninguém gosta de respeitar a lei em Gostoso. Quer melhorar Prefeito. Faça simplismente valer a lei de que vale para todo município do Brasil. Não é fácil? Ou impossível. Fazendo isso o resto é fácil porque a cidade vai ter ordem

    ResponderExcluir
  15. Cuide da nossa segurança prefeito aqui em gostoso tá cheio de ladrão e a polícia não faz nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O noBalacobaco não concorda com o comentário acima. A opinião é de um leitor do blog, da qual o proprio autor do blog discorda. Não é verdade que a polícia de São Miguel do Gostoso "não faz nada", com diz o leitor. Pelo contrario. Na medida do possível, a polícia tem agido em todos os casos que chegam ao seu conhecimento. Infelizmente, em muitos casos não foi possível pegar suspeitos de roubos e assaltos na cidade. Mas muitos casos tem sido esclarecidos pela polícia. Este blog é sabedor do esforço do sub-tenente Ézio, e de seus policiais, para manter São Miguel do Gostoso mais seguro.

      Excluir
    2. caro emanuel neri quer saber a saúde estar abandonada pelo o gestor municipal equipe maceio nao tem medico.

      Excluir
  16. Aliás o ex Prefeito não fez nada pelo turismo.

    ResponderExcluir
  17. Esclarecendo alguns fatos. Depois do que o blog acima foi escrito, na tarde da última terça-feira, ocorreu um fato lamentável em São Miguel do Gostoso. O tradicional restaurante de Dedé de Tico, conhecido comerciante de São Miguel do Gostoso, foi assaltado por dois criminosos que estavam em uma moto. Embora tenha sido um fato isolado, o ocorrido preocupou muito moradores e proprietários de pousadas e restaurantes da cidade. Este foi um dos assuntos discutidos na reunião do dia seguinte, quarta-feira (15/3), entre o prefeito Renato de Doquinha, e o setor de turismo da cidade, em reunião que já estava previamente marcada. O prefeito prometeu acionar o governo estadual, a quem cabe a responsabilidade pela segurança pública, para que medidas sejam adotadas om o objetivo de que São Miguel do Gostoso seja uma cidade mais segura. Na próxima quarta-feira (dia 21/3) haverá reunião do Conselho de Segurança da cidade, a partir das 8h, na Câmara Municipal. É muito importante que o setor turístico e moradores compareçam a esta reunião. O Conselho de Segurança é o órgão que auxilia Prefeitura e comunidade local na questão da segurança pública. Compareça a esta reunião. Ela será de fundamental importância para que São Miguel do Gostoso seja mais seguro tanto para seus moradores como para turistas que visitam a cidade.

    ResponderExcluir
  18. Emanuel essa cidade é a cidade das reuniões. Quando estão reunidos tudo se promete mas saiu de lá kkkk fica só no papel vejo que aqui se tem muito Bla Bla muita gente querendo aparecer e na realidade fica tudo como está. Estamos sem segurança, sem educação é sem saúde e tudo isso foi prometido em campanha pelo prefeito eleito portanto eu não acredito em melhora nenhuma aqui em gostoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito o comentario acima, ja participei de reuniao e ocorre isso mesmo. Tira-se muitas fotos Para o face, MAs nao se define acoes, responsaveis e prazos, muito memos acompanhamento. E so goto da Jane no face prefeito(a) isso, aquilo. Tudo no futuro, pediu, protocolou, e nada consegui, adquiriu, esta funcionando. O pior Sao o Baba ovo, nossa o prefeito e atuante, obrigado prefeito, continue assim, piada.

      Excluir
  19. Povo Besta com esse slogan: fora temer. Quem lascou o Brasil foi o PT que deixou 12 milhões de desempregados

    ResponderExcluir
  20. Não sei porque a polícia de Gostoso não fecha as bocas fumo porque em toda rua tem uma .acho que a Polícia local deve agir com mais rigor e começar a mostrar serviço porque os bandidos estão assaltando em plena luz do dia

    ResponderExcluir
  21. Tem que colocar câmeras em todas as entradas da cidade que são poucas. É bom ter também um grupo de whatsapp só para pessoas e casos suspeitos. Toda casa e estabelecimento deveria ter um apito. Em caso de algum suspeito ou roubo todos começarem a apitar de uma só vez. No meu interior quase zerou os roubos.

    ResponderExcluir
  22. Prefeito tenha respeito com os alunos do instituto Federal que continuam acordando as 4:30 da manhã para passarem o dia em João câmara mesmo os que estudam a tarde o senhor prometeu colocar um segundo ônibus e já faz 2 meses que esses alunos estão esperando tenha respeito por eles .em sua campanha foi prometido respeito pela educação é até agora não estamos satisfeitos com esse secretário que o senhor nomeou porque ele tem muita conversa e pouca solução. Resolva .por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este blog falou com Nivaldo, secretário de Educação de São Miguel do Gostoso. Sua informação é de que a Prefeitura está realizando licitação para contratar mais um veículo para colocar à disposição dos alunos do turno da tarde do IFRN de João Câmara. Segundo ele, em menos de um mês este novo veículo já estará à disposição dos estudantes.

      Excluir
  23. Já faz um mês que estamos escutando essa conversa já entramos pra o segundo mês indo de manhã para joao câmara. Esse secretário tem muita conversa.contrate uma Van para de manhã que tem pouco aluno e deixe o ônibus para a tarde .mas ficar prometendo ninguém aguenta quanta a licitação ela seria dia 15 mas a falta de experiência erraram os documentos e por isso vamos ter que esperar mais tempo .não dar pra aceitar tanta hipocrisia

    ResponderExcluir
  24. É só agora que tem gente caindo na real, antes na administração passada tudo era muito criticado, mas é isso mesmo só existe essas coisas lá nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  25. Pergunta pra nivaldo porque não houve licitação na data que estava prevista .

    ResponderExcluir