terça-feira, 26 de setembro de 2017

Em dia de ação em São Miguel do Gostoso, Primavera do Amor planta sementes de paz, amor e da harmonia



Por Emanuel Neri
Foi um acontecimento extraordinário para  São Miguel do Gostoso.
No último sábado, dia 23 de setembro, a cidade comemorou a abertura da primavera. A Primavera do Amor realizou, durante todo o dia, inúmeras  atividades que vão marcar São Miguel do Gostoso para sempre. A população local conviveu com ações e conceitos que significam paz, amor,  harmonia - enfim, um mundo melhor para todos.
Organizada pela Rede Eu Sou do Amor e pela Ong local Iasnin, a Primavera do Amor começou plantando centenas de mudas de Jasmim do Caribe (chamada de buquê de noiva) na entrada da cidade. Em atividade paralela, um enorme mural (foto acima), ao lado do supermercado Vital, começou a ser pintado por artistas da cidade.
Mas a Primavera do Amor teve muito mais do que isso. A banda de música de Rio do Fogo, município próximo a São Miguel do Gostoso, animou os voluntários que participavam da atividade. A banda caminhou da entrada da cidade até o Iasnin, no centro, tocando marchinhas e animando o público.
À tarde as atividades continuaram no Iasnin e em outros pontos da cidade. As 14h, foram homenageados dez idosos de São Miguel do Gostoso. Receberam flores, sementes e mudas de plantas. Foi um dos pontos altos da Primavera do Amor. Os idosos representavam ali a história de São Miguel do Gostoso.
Durante a homenagem aos idosos, dois momentos importantes. Um deles foi apresentação de Dulcinéia Viegas, que declamou poemas, alguns de sua autoria. O poeta popular Duda da Boneca brincou com o público, soltou piadas e declamou poesias que emocionaram os presentes. Ambos muito aplaudidos.
Outro ponto alto foi a apresentação de Glácia Marilac, fundadora da Rede Eu Sou do Amor, que já reúne mais de 600 seguidores em Natal. Glácia falou do amor, da importância de todos abraçarem ações que valorizem a vida e a paz. Glácia declamou poesia que faz parte de um livro que lançou recentemente.
Ainda no Iasnin houve oficina, para crianças, de origami - técnica japonesa de trabalhar com papel. Outra atividade para crianças foi a leitura de histórias infantis. Integrantes da Primavera do Amor trouxeram livros para as chamadas “Gelatecas”, geladeiras que servem de bibliotecas, do Iasnin.  
Por volta das 16h, cerca de cem ciclistas seguiram em suas bicicletas para visitarem alguns pontos da cidade. Passaram pela igreja de Santa Luzia e pela rua da feira. Em seguida foram para a praia da Xepa, onde formaram um imenso coração de bikes e ciclistas. Tudo filmado por drone. Belo momento.
Ainda houve meditação coletiva e dança nas dunas da praia da Xepa. À noite, houve festa para os participantes da Primavera do Amor, no Espaço Girassol, na rua das Ostras. Dois grupos musicais animaram a festa. O primeiro a tocar foi o Substância Zero, grupo local. Depois se apresentou a DJ Mônica Tagliari.
Poucas vezes a população de São Miguel do Gostoso abraçou uma causa com tanta simpatia e dedicação. A Primavera do Amor contou com muitos voluntários locais, além de centenas de pessoas que vieram de Natal e de outras cidades. O evento chamou a atenção da mídia e teve grande repercussão.
Durante os dias que antecederam a Primavera do Amor, a InterTV Cabugi, do grupo Globo, fez reportagens e entrevistas com Glácia Marilac, organizadora do evento.  Na segunda (dia 25), vários noticiários daquela TV fizeram reportagens e mostraram belas imagens do evento, como o coração de bikes.
Com suas ideias e conceitos para uma vida de mais amor e harmonia, a Primavera do Amor veio para ficar. O evento será integrado ao calendário de São Miguel do Gostoso. A Prefeitura do município apoiou com entusiasmo a iniciativa. Carros pipa da prefeitura regavam as mudas que foram plantadas.
A Primavera do Amor plantou sementes de convivência com um mundo melhor em São Miguel do Gostoso. E vai ter desdobramentos com outras iniciativas  que estão sendo programadas para a cidade.
Veja, nos links abaixo, reportagens de TVs e jornais sobre a Primavera do Amor em São Miguel do Gostoso. Veja também o belíssimo vídeo feito, com o uso de drone, por Rennan Castro, que é de São Miguel do Gostoso.


24 comentários:

  1. Parabéns a todos pelo evento maravilhoso que vai deixar nossa cidade mais bonita. Porém não podem deixar de colocar água nas plantas espero que o prefeito encaminhe um jardineiro para manter essas plantas regadas .

    ResponderExcluir
  2. Acho muito difícil o prefeito contratar um jardineiro por que esse Renato já provou com a derrubada dos coqueiros que a natureza não tem nenhum sentido pra ele portanto não vamos esperar uma atitude dele contratar um jardineiro por que isso ele não vai fazer até porque essa idéia não foi dele .a prova disso é que ele nem a primeira dama não participaram do evento o que ficou muito feio .por que um evento como esse era pra ter vários vereadores e o prefeito Renato mas como já é de se esperar a ignorância do cidadão que se tornou prefeito ele não valoriza eventos desse tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este blog vai sair em defesa do prefeito Renato de Doquinha. É fato que o prefeito não compareceu às atividades da Primavera do Amor. Mas muitos dos seus secretários (Administração, Educação, entre outros) estavam presentes ao evento. Também estavam presentes funcionários da Prefeitura, como o engenheiro Fernando Castro, do setor de Obras do município, e a ex-vereadora Francisca Pinheiro, a Nenê de Lala, que é responsável pela limpeza urbana da cidade. Além disso, a Prefeitura disponibilizou veículos para ajudarem na logística de evento, como o transporte de água para o consumo dos voluntários, e enviou também carros-pipa para aguar as mudas que estavam sendo plantadas. Devido a muitos compromissos que o cargo exige, nem sempre a presença do prefeito é possível em determinados eventos realizados na cidade. Não é por este motivo que a Primavera do Amor vai deixar de reconhecer o apoio dado pela atual gestão municipal para a realização das atividades realizadas na cidade no último dia 23 de setembro. A Primavera do Amor reconhece e agradece o apoio da Prefeitura, na gestão de Renato de Doquinha,a este importante evento ocorrido em São Miguel do Gostoso.

      Excluir
  3. O noBalacobaco recebeu comentário falando da atual e das ultimas administrações de São Miguel do Gostoso. No entnato, parte do comentário fazia acusações a um ex-prefeito. Por este motivo, este blog excluiu esta parte do texto. A seguir, o restante do comentário:
    "Moro em São Miguel do Gostoso as 22 anos estive presente a todas as gestões e cada uma delas foi possível ver os pontos positivos e negativos e devo dizer que cada um desses gestores fizeram coisas boas pra Gostoso. O primeiro prefeito foi joao wilson: fez uma boa gestão teve um desenvolvimento muito grande no turismo mudou de verdade a cara da cidade. Mas ao final da gestão não cumpriu com o que todos esperavam (parte do texto excluido. Depois tivemos Miguel: muito bom administrador por que teve respeito com os professores e todos os funcionários da prefeitura pois pagava um salário justo e sabia ser justo com o trabalhador pagando sempre em dia ao funcionalismo mas tinha um grande defeito gostava de manter funcionários... (trecho excluido). Depois tivemos Fafa pessoa muito boa mas como administradora não teve pulso entregou a prefeitura ao marido deixou que ele fosse o prefeito (parte do texto excluido)".


    ResponderExcluir
  4. A homenagem a um grupo de idosos de São Miguel do Gostoso foi um dos mais importantes momentos da Primavera do Amor. Ao todo, 12 idosos foram convidados. Mas alguns deles não puderam comparecer ao Iasnin, local da homenagem, devido a dificuldades de mobilidade. Então a homenagem se limitou a oito idosos, a maioria deles nasceu em São Miguel do Gostoso - outros escolheram esta cidade para morar. Veja o nome dos idosos homenageados.
    Zulmira Tertulino da Silva.
    Paulina Martins da silva.
    Maria da Glória dos Santos.
    Leonardo Godoy de Vasconcelos
    Isabel Teixeira Neri
    Francisco (Chico) Neri.
    José Marciano Gomes.
    Otoniel Baracho.

    ResponderExcluir
  5. Ainda falando sobre o trânsito aqui em gostoso devemos exigir do poder público municipal que não permitam crianças pilotarem motos quadriciclo e ate dirigir carros .

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo acima, o que aconteceu foi totalmente diferente o Ex.Prefeito Miguel esse sim pagou o pior salário dos funcionários do Município, quem não lembra?, deixou tudo um caos em nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel Teixeira foi o único prefeito que pagou o piso salarial aos professores concursados e contratados . Isso é fato verdadeiro.

      Excluir
  7. O que passou já foi。 A época era outra. O povo agora sabe que o seu dinheiro é que está na prefeitura. O que é um gestor? Ela pega o dinheiro público que é o dinheiro do povo e administra inclusive tira o seu salário. Portanto minha gente vamos nos concentrar no presente e dar crédito ao prefeito que se ele fizer alguma coisa errada a gente mostra para ele que estamos de olho e dizemos para ele o que não gostamos o que ele fez com nosso dinheiro. Vamos ver como ele usa nosso dinheiro.
    Jonathan

    ResponderExcluir
  8. Que calçamento mal feito é esse na rua lírios do mar ? Que buraqueira é essa ? Essa obra tem mestre de obras tem engenheiro? Que porcaria fizeram lá? Só espero não fazerem nas outras ruas. Esse povo estão fazendo remendo. Coisa mal feita .

    ResponderExcluir
  9. Ao anônimo acima,o ex Prefeito nunca deu um aumento ao funcionário, Professores sabe muito bem disso, pessoas de mente curta.

    ResponderExcluir
  10. E a rua da creche que ficou pela metade? Você vai muito bem e derrepente cai na terra com poeira e quando chove é triste. Porque a rua está assim? Mais de ano que parou a abra. Era melhor não ter começado

    ResponderExcluir
  11. Espero que não mandem essa equipe fazer esse calçamento mal feito nas outras ruas que ainda vão fazer o saneamento

    ResponderExcluir
  12. Se não agoar as mudas, o trabalho foi envao. Do que adianta uma "ação" tão bonita, se não irão da continuidade??

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de parabenizar aos organizadores do auto que houve na praia esse fds. Mesmo sem a colaboração da prefeitura, ficou perfeito. Parabéns para todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  14. Período de muitos ventos em São Miguel do Gostoso. Temos muita poeira e muitas crianças gripadas e pra piorar a situação o Piçarro colocado nas ruas tem muito barro provocando uma imensa poeira nas ruas acho que o poder público poderia amenizar essa situação que está deixando muita gente com problemas de saúde doando um carro pipa para passar nessas ruas qye foram feito o saneamento.

    ResponderExcluir
  15. Se a prefeitura não fizer a continuação do projeto do ISNIN não adiantou nada todo esforço das pessoas que vieram fazer esse plantio de árvores com flores brancas. Para que a cidade fique mais bonita.

    ResponderExcluir
  16. Eita que a coisa está fervendo. Prefeito Renato de Doquinha aos poucos está demitindo todo o grupo de fafa e agora ??? Isso é sinal que ele já está sabendo que a família Neri vai lançar um candidato mas próximas eleições e pode ficar certo que com essa gestão horrorosa que Renato está fazendo se joao wilson voltar ele ganha bonito .esse é o pagamento do apoio que fafa deu pra Renato e todo o grupo agora Renato só demite o povo do grupo de fafa .e os familiares??? E o nepotismo?????ou prefeito sem noção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aindiginda pq apoie ele por pedido de Fafá. Agora foi esse pagamento que ele deu. A família dele ainda tá todinha.

      Excluir
  17. O comércio em Gostoso está cada dia pior até os supermercados que vivam cheios agora estão vazios tudo isso se deu por vários motivos: falta de banco ou caixa eletrônico, preços de mercadorias muito acima do normal levando as pessoas a irem comprar em supermercados em Natal onde se compra mais barato .aqui infelizmente os nativos pagamento o preço do turista e isso não faz bem ao comércio por que nem sempre temos turistas na cidade

    ResponderExcluir
  18. Várias pessoas foram demitidas na semana passada. Porém nenhum parente do prefeito como mandou a justiça isso prova a falta de cumprimento da lei.

    ResponderExcluir
  19. O pior de tudo e que a família dele não tem o mínimo de preparo para exercer os cargos que os foram confiados. Já sei que o vice tá mancumunado com jw. E Renato vai dançar lindinho. Começando na campanha de governo próximo ano. Eu quero que ele vênia na minha casa.

    ResponderExcluir
  20. Joao wilson pode começar a trabalhar que ganha de novo isso eu sei por que soube fazer Gostoso crescer tinha um bom secretariado era trabalhador só fez besteira no final. Mas as portas da casa dele eram abertas para quem quisesse entrar .se ele voltar voto nele com certeza. Por que sabe ser trabalhador e mudar Gostoso

    ResponderExcluir
  21. Eu aprovo esse candidato voto nele mas não vou aceitar que ele coloque funcionários fantasma

    ResponderExcluir